Mídia chinesa culpa excessos militares dos EUA por crise

2

PEQUIM (Reuters) – A mídia estatal da China disse nesta segunda-feira que os enormes gastos militares dos Estados Unidos são os culpados pela crise que levou ao rebaixamento do rating do país.
A agência de notícias Xinhua advertiu os EUA para não tentar estimular as exportações por meio do enfraquecimento do dólar, algo que teria impacto dramático sobre a China, já que cerca de 70 por cento das reservas internacionais chinesas estão investidas em ativos denominados na moeda norte-americana.

A China também tem um gasto pesado com suas forças armadas de 2,3 milhões de pessoas, voltando a um aumento de dois dígitos neste ano. Isso gera desconforto entre os vizinhos e nos EUA.

Em cerca de 93,5 bilhões de dólares para 2011, o orçamento chinês de defesa ainda é pequeno em relação ao dos EUA. Em fevereiro, o Pentágono cedeu um orçamento de 553 bilhões de dólares para o ano fiscal de 2012, embora o governo de Barack Obama esteja procurando reduzir os gastos militares.

“Precisa ser compreendido que se os EUA, a Europa e outras economias avançadas não conseguirem arcar com sua responsabilidade e continuarem com sua confusão incessante em torno de interesses egoístas, isso seriamente impedirá o desenvolvimento estável da economia global”, dizia um artigo do jornal People’s Daily, porta-voz principal do Partido Comunista chinês.

FONTE: Reuters/Brasil Online

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diego
Diego
12 anos atrás

Não deixa de ser verdade, duas guerras duradouras em uma decada com mais de 1 trilhão de dolares gastos quebra qualquer um, até mesmo os EUA.

Marine
12 anos atrás

Nada a ver! $1 trilhao em dez anos nao chega a 1% do PIB americano!

Obama gastou duas vezes isso em 2 anos de mandato e o Congresso acaba de aprovar $1 trilhao em cortes em dez anos, com mais $1.5 vindo ate o final do ano.

Essa desculpa de que as guerras sao a grande cula pela crise do deficit e conversa pra boi dormir de progressista americano e pseudo-aliados (chineses). A real culpa sao a arrecadacao que diminui, e os recem gastos dos ultimos 3 anos.

Sds!