Home Aviação do Exército (AvEx) 25 anos da Aviação do Exército: 1° BAvEX

25 anos da Aviação do Exército: 1° BAvEX

665
6

1° Batalhão de Aviação do Exército (Batalhão Falcão)

 

Pioneira das unidades aéreas da Força Terrestre, o 1º BAvEx (1° Batalhão de Aviação do Exército), foi criado em 03 de setembro de 1986 e começou a se organizar em Taubaté/SP, em janeiro de 1988, fazendo assim com que a Aviação do Exército ressurgisse, após um longo tempo de desativação.

Em 21 de abril de 1989, recebeu o primeiro helicóptero da AvEx, o HA-1 Esquilo EB 1001 e iniciou suas operações aéreas.

Em 1990 e 1993, sofreu transformações organizacionais e mudanças de denominação, proporcionando condições para a criação das demais OM da AvEx, passando inicialmente a ser o 1º Batalhão de Helicópteros e no início de 2005 voltou a sua denominação original: 1º Batalhão de Aviação do Exército.

Hoje, dotado de sete aeronaves HA-1 Fennec armadas com lançadores de foguetes de setenta milímetros e com metralhadoras axiais de calibre .50 (12, 7 mm), destas sete, duas possuem imageador térmico (FLIR) e cinco estão configuradas para utilizar OVN (óculos de visão noturna), onze aeronaves HM-1 Pantera armadas com metralhadoras laterais  mantém-se em constante adestramento para cumprir missões de combate, apoio ao combate e apoio logístico.

O 1° BAvEx recebeu este ano a primeira aeronave HM-4 Super Cougar EB-5001 (Jaguar), criando a 2ª Esquadrilha de Helicópetros de Emprego Geral (2ª EHEG), ampliando assim a capacidade de transporte e de raio de ação do Falcão.

Com os seus meios orgânicos atuais, está em excelentes condições para executar o ataque, o reconhecimento, a segurança, incursão, infiltração e exfiltração aeromóveis.

De forma regular, mensalmente presta apoio aéreo a várias unidades (batalhões e regimentos), em todo o território nacional, destacando frações para executarem todas as operações aeromóveis, particularmente as missões de reconhecimento, transporte de pessoal, evacuação médica, condição dos tiros de artilharia e treinamento de tropa em técnicas aeromóveis.

Além dos exercícios anuais para o adestramento das próprias tripulações e equipes de terra, tem participado de várias manobras de vulto executadas pelo Exército desde 1990.

Além das missões já descritas, o Batalhão FALCÃO prestou e presta apoio a outros órgãos públicos, aos governos estaduais e municipais nos casos de calamidades públicas e quando da visita do Papa Bento XVI ao Brasil, que contou com o apoio de uma aeronave HA-1 Fennec com FLIR, conhecida na AvEx como “Olho da Águia”.

Como integrante das Forças de Ação Rápida (FAR), o 1° BAvEx está em condições de ser empregado, a qualquer momento e em qualquer lugar do país, valendo-se para isso, de suas tripulações e equipes de terra altamente capacitadas e constantemente adestradas para o exercício de sua funções.

Este é o 1º Batalhão de Aviação do Exército, ágil e profissional, sempre pronto a cumprir suas missões, em defesa da Pátria e da Nação brasileira.

Seu atual Comandante é o Cel Antonio Paulo da Silva Júnior.
 

 

“Reconhece! Ataca!”

 

 

6
Deixe um comentário

avatar
6 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
AugustoWiltgenrsbacchi Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
rsbacchi
Membro
Member
rsbacchi

Não é um comentário, é uma pergunta: em um certo periodo os batalhões de aviação do exército (batalhões de helicopteros) não foram designados como: esquadrões?

Bacchi

Wiltgen
Visitante

Bacchi,

Foram sim!
Todos eram denominados como Esquadrões, porém com a reorganização da AvEx, foram designados como Batalhões, permanecendo assim até o presente momento.
Abraços,

rsbacchi
Membro
Member
rsbacchi

Wiltgen, muito obrigado.

Eu acho interessante que este fato foi expurgado da historia oficial.

Não encontrei este fato registrado no sitio do exército!

Bacchi

Wiltgen
Visitante

Bacchi,

Não tem mesmo muitas informações sobre esta alteração, que ocorreu em 01.01.2005, quando os Esquadrões de Aviação passaram a ser denominados Batalhões de Aviação.
Abraços,

Augusto
Visitante
Member
Augusto

O FLIR do EC725 ainda não foi instalado. Alguém está por dentro de se e/ou quando isso será feito?

Wiltgen
Visitante

Augusto,

Ainda não foram instalados em nenhuma das três aeronaves entregues (MB, EB e FAB).
Temos a informação de que todos receberão o FLIR, porém ainda não temos a confirmação da data.
Abraços,