Aconteceu na manhã de hoje, 12 de setembro, a apresentação do equipamento tablet que irá equipar todas as viaturas da Polícia Militar no estado de São Paulo até o final deste ano. Tablets são computadores de mão com tela sensível ao toque que permitirão aos patrulheiros realizar diversos tipos de pesquisa criminal e de logradouros, o que tornará o serviço muito mais ágil.

A apresentação do novo equipamento contou com a presença do governador do Estado Geraldo Alckmin e do secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, que estiveram na sede do Comando Geral da PM, no bairro da Luz, para anunciar a novidade.

Inicialmente quatro mil tablets equipam desde já as viaturas da PM na capital e região metropolitana. Até o fim do ano serão todas as 11 mil viaturas do Estado com o equipamento instalado. A nova tecnologia auxilia a consulta nos bancos de dados criminais, registros de boletins de ocorrência, anotações, relatórios e enviam informações ao comando on line com a tecnologia 3G.

O tablet conta com GPS integrado ao sistema e localizador automático de viatura (AVL), que localiza o local onde a viatura está e aciona a que estiver mais próxima da ocorrência. A ocorrência policial será transmitida para a viatura por meio do tablet, passando as informações preliminares do fato aos policiais. Após assumir o atendimento, na tela do tablet, o GPS irá gerar uma rota e todo o deslocamento do policial será monitorado, auxiliando a gestão da tropa de policias e dos recursos materiais.

Não é possível colocar um policial em cada quarteirão do Estado. Por isso, precisamos investir em tecnologia, comentou o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Álvaro Batista Camilo.

Durante o evento foram assinados os editais para aquisição de 200 novas bases comunitárias móveis, 729 motos para a ROCAM, 274 utilitários esportivos, para as equipes de Força Tática, 200 viaturas novas para Ronda Escolar, 570 viaturas para o policiamento, além da entrega de 59 motos com 250 cilindradas doadas pelo governo federal pelo sistema da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

FONTE: PMSP

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
andre.dadys
andre.dadys
12 anos atrás

Parabéns à PMSP.
Nosso país precisa mesmo de investimentos como esse para se preparar para os eventos de 2014 e 2016.
Que esta iniciativa seja copiada pelas polícias de outros estados.

rsbacchi
rsbacchi
12 anos atrás

Uma pergunta imbecil: eu leio e ouço a palavra viatura ser usada como sinonimo de veiculo policial e militar.

Eu acho que isto é uma deturpação da realidade: pelo que eu entendo os policiais e militares não usam a palavra veículo, usam: viatura.

Alguem pode confirmar (ou negar) minha afirmação?

Desculpem.

Bacchi

andre.dadys
andre.dadys
12 anos atrás

Bacchi, Pelo que entendo, no meio militar, o termo “Viatura” é usado para identificar o veículo de uso militar ou policial. Os demais são tratados apenas por “veículos”, pura e simplesmente. Sem querer ofender ninguém, entendo que o significado de “viatura” é mais amplo que o utilizado pelos militares / policiais. Algumas definições de “viatura” encontradas na NET: – Significado: designação genérica de qualquer veículo de transporte, de carga ou de passageiros; veículo oficial utilizado por órgão governamental. – nome feminino qualquer veículo para transporte de pessoas ou coisas, carro. (Do francês voiture, «veículo»); – Significado de Viatura s.f. Designação… Read more »

rsbacchi
rsbacchi
12 anos atrás

Resumindo: unos dicieron que sí, i otros dicieron que no!!!

Bacchi