Em 2 de outubro, o Exército Brasileiro comemora o Dia do Quadro Complementar de Oficiais (QCO).

Quadro mais recente na estrutura de formação de oficiais da Força, sua criação se deu em 1989 por meio da Lei 7.831, de 2 de outubro, data instituída como Dia do QCO. No ano anterior, em 5 de abril, havia sido criada a Escola de Administração do Exército (EsAEx) nas antigas instalações do Colégio Militar de Salvador, que se encontrava desativado. E assim, na capital baiana, em 1990, teve início o primeiro Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar.

Desde essa data significativa, 21 turmas de oficiais já foram formadas em variadas áreas do ensino superior de interesse do Exército, tais como Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Economia, Enfermagem, Estatística, Informática, Magistério, Pedagogia, Psicologia e Veterinária. Esses profissionais se tornaram importantes na estrutura de um Exército atento às mudanças impostas pela modernidade e ingressam no Quadro Complementar após sua graduação ou licenciatura em Universidades civis do Brasil mediante concorrido concurso público.

Dois anos após sua criação, o Quadro Complementar passou a receber também mulheres, em igualdade de condições com os homens, no concurso de admissão e no curso de formação, reintegrando ao Exército o segmento feminino, distante das atividades castrenses desde a Segunda Guerra Mundial. Recentemente, a Escola de Administração do Exército, berço de formação do oficial do Quadro Complementar, teve sua designação alterada para Escola de Formação Complementar do Exército, agregando a formação de oficiais do ensino militar da linha de saúde.

Como homenagem às mulheres que se reintegravam ao Exército, a terceira turma de formação de oficiais da EsAEx foi batizada de “Turma Maria Quitéria”, a heroína que, posteriormente, seria alçada à condição de Patrono do QCO. Essa personagem de nossa história, durante as Guerras de Independência, cortou os cabelos, vestiu-se de homem e alistou-se para poder combater pela independência e pela identidade nacional. Adotando o nome de “Soldado Medeiros”, participou de sangrentos combates na Bahia, destacando-se pela enorme coragem, fibra e por atos de bravura, reconhecidos nas muitas referências elogiosas de seus superiores e comandantes.

Nos dias de hoje, os oficiais do Quadro Complementar encontram-se prestando valioso assessoramento nas suas especialidades em praticamente todas as Unidades do Exército. Eles estão presentes nos grandes centros urbanos e na selva amazônica; nos Quartéis-Generais e nas Unidades de tropa; nos hospitais e nas escolas; nas ações do Exército em prol do povo brasileiro e também em missões do Brasil no exterior.

Assim, 22 anos após a sua criação, o Quadro Complementar de Oficiais vem demonstrando a sua importância na estrutura de um Exército moderno e voltado para o futuro, consciente de sua missão constitucional e de seu papel como parte indissolúvel da sociedade brasileira. Os níveis de especificidade da Força e o profissionalismo de seus integrantes têm sido fator fundamental para a garantia do poder de dissuasão do Exército Brasileiro, que tem em seus profissionais, em qualquer campo ou área da atividade militar, o mais precioso recurso de uma instituição com altos níveis de confiabilidade perante a sociedade a que serve.

O Exército, como instituição, necessita cada dia mais contar com o profissionalismo e a abnegação de militares que aliam conhecimentos adquiridos em diferentes instituições e em variados campos do conhecimento. Parabéns aos integrantes do Quadro Complementar de Oficiais pelo transcurso do Dia do QCO.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments