Assis Moreira

O nome do ministro da Defesa, Celso Amorim, começou a circular imediatamente hoje em Genebra como um potencial candidato para substituir o chileno Juan Somavia na direção da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Somavi anunciou hoje que vai encurtar seu segundo mandato e abandonará o cargo em meados de 2012, em vez de ficar até março de 2014. Ele alegou “fortes razoes pessoais” e retornará ao Chile.

Amorim está informado da avenida que se abre para ele, com a saídad e Somavia. Ele foi presidente do Conselho de Administração da OIT e conhece bem a entidade. Além disso, o Brasil tem um papel de peso na organização e passou inclusive a contribuir financeiramente para alguns programmas em países mais pobres.

Existe uma prática nas Nações Unidas de rodízio geográfico entre os diretores das organizações internacionais. Oficialmente, porém, a regra básica é de a escolha ser pelo mérito, e não por região.

Neste ano, no espaço de três meses, o Brasil conseguiu eleger o diretor geral da Agência da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO), José G aziano da Silva, e o diretor da Organização Internacional do Café (OIC), Robério Silva.

FONTE: Valor

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cesar
Cesar
12 anos atrás

A cabeça dele está longe, sem foco no MD. Tem que sair logo, que coloquem um especialista no seu lugar, chega de aventureiros no MD.

andersonrodrigues1979
andersonrodrigues1979
12 anos atrás

Não precisa muito não para ser Ministro da Defesa, o unico requisito é ser patriota e amar a patria de verdade.

Vader
12 anos atrás

Vai Amorim, vai. Vai pro “Sindicato do Mundo” que é mais tua cara. Barbudinho de uma figa…

giordani1974
giordani1974
12 anos atrás

Cono diz o boy aqui da empresa:”Vaza…”dá o “wasari”…