Entre 21 a 25 de novembro, foi realizada a Operação Poço Preto nos municípios de Salesópolis e Biritiba Mirim, a 100 km da capital de São Paulo, um  exercício com o foco voltado para o adestramento da tropa em ações de Garantia da Lei e da Ordem em ambiente rural. Com efetivo total de cerca de mil militares, o exercício foi conduzido pela 12ª Brigada de Infantaria Leve – Aeromóvel (OM baseada em Caçapava/SP), e coordenado pela 2ª Divisão de Exército, contando com a participação de outras Grandes Unidades das Forças Estratégicas de Ação Rápida do Exército: 11ª Brigada de Infantaria Leve – GLO (Garantia da Lei e da Ordem), Brigada de Infantaria Pára-quedista, Brigada de Operações Especiais, além do apoio da Aviação do Exército.

Nesse treinamento militar, foram desencadeadas missões como postos de bloqueio e controle de estradas, vasculhamentos, patrulhas de reconhecimento e combate, infiltrações por meios terrestres, aquáticos e aéreos, emboscadas e neutralização e destruição da força adversa.



A Operação Poço Preto teve como principais objetivos: desenvolver a capacidade de liderança militar e exercitar a ação de comando em todos os níveis, assim como consolidar o caráter coletivo, ampliar a experiência operacional em ambiente rural e cooperar na integração das tropas estratégicas do Exército Brasileiro em operações.


O Exercício demonstrou na prática a interação das Forças Estratégicas de Ação Rápida do Exército, garantindo o pronto emprego da tropa em qualquer localidade do território nacional.

FONTE: EB

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments