Exército argentino apresenta formalmente os UAV Lipan M3 e o simulador de tiro SITARAN II

0

Recentemente foram apresentados ao Ministério da Defesa argentino os projtos do UAV Lipán M3 e do Simulador de Tiro para Artilharia Antiaérea SITARAN II. Ambos os sistemas devem ser operacionais a partir de 2012.

O Lipán M3 é considerado o primeiro do seu tipo a ser desenvolvido na América Latina, como o resultado de um acordo assinado em 1998 entre a Escola Superior Técnica do Exército, o INVAP — que específicamente desenvolveu o seu software de controle — e algumas empresas privadas. Possui uma autonomía de cinco horas e básicamente é utilizado para receber sinais de video de alta resolução e telemetria de radio a alcance próximo a 40 Km. Constituído de fibra de carbono e vidro, pesa 60kg, e possui envergadura de 4.60 m, o seu motor de 156cc levando-o a até 180km/h em uma altitude de 1.800m. Seu equipamento de vigilância é integrado por duas câmeras fixas e uma giratória, num ângulo de 360°. O Lipan decola e aterrisa manualmente, a seguir acompanhando uma rota com pontos de referência. O arteafato voou pela primeira vez dez anos após de iniciado o seu desenvolvimento.

Já o SITARAN II compõe-se do canhão Oerlikon 20mm BO, interface canhão/computador, e subsistemas de pontaria e de áudio. Pretende-se estender esse sistema sobre outras peças de AAA futuramente, de modo a melhorar a operacionalidade de todo o complexo de defesa antiaérea daquele país.

FONTE: M. Borches (infodefensa.com)

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments