sexta-feira, outubro 15, 2021

Saab RBS 70NG

Obama não dá à viagem de Dilma o status de ‘Visita de Estado’

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

(Andrés Oppenheimer-La Nacion, 20) 1. As autoridades brasileiras estão ofendidas porque, apesar da ascensão do Brasil como potência global emergente, a Casa Branca não concedeu a viagem de Dilma Rousseff status de “Visita de Estado”, a distinção diplomática de mais alto nível. As visitas de Estado geralmente incluem um jantar black-tie na Casa Branca, um discurso formal do líder visitante perante o Congresso e uma série de eventos culturais de alto nível. A explicação da Casa Branca foi que, como este é um ano eleitoral nos Estados Unidos, Obama não está concedendo visitas de Estado. Mas a imprensa brasileira rapidamente lembrou que o primeiro-ministro britânico David Cameron faria uma visita de Estado aos Estados Unidos duas semanas antes da viagem de Dilma Rousseff.

2. Um recente artigo o jornal O Estado de S. Paulo (intitulado “Dilma será recebida por Obama sem as honras de uma visita de Estado”) observou que o presidente chinês Hu Jintao e o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, fizeram “Visitas de Estado” a Washington em 2011 e 2009, respectivamente. E o presidente do México, Felipe Calderón, fez a sua em 2010. “Cerca de 95% do conteúdo das relações internacionais é simbólica, e as “Visitas de Estado” são importantes”, disse Peter Hakim, do Instituto de Pesquisas Inter American Dialogue, em uma conferência realizada em 12 de março no Woodrow Wilson Center em Washington DC. “O Brasil queria que essa fosse uma visita de Estado, e sentiu-se ofendido”.

FONTE: La Nacion

- Advertisement -

4 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
aldoghisolfi
aldoghisolfi
9 anos atrás

Ofendido? Faz-me rir o amadorismo e a soberbia. Distinção entre Estados é um caminho de mão dupla e as amizades distinguidas pelo atual Brasil deles é somente com elementos rechaçados pelo Estado americano.

Marcos
Marcos
9 anos atrás

O ideal seria fazerem toda comitiva, inclusive a Presidenta, a tirarem o sapato antes da entrada nos EUA.

Eu ia cair na gargalhada por um mês.

giordani1974
giordani1974
9 anos atrás

Hahahahahahaahahaha…na boa, essa PeTralhada tem o quê na cabeça? Apoiam golpe de estado em Honduras, criticam a base de Guantánamo, mas se abraçam com fidel, fazem juras de amor ao irão dentre outras coisas mais e aí querem ser recebidos com pompas? Sejam sérios e serão tratados com seriedade…

É bem nessas, tem que fazer todo mundo tirar os sapatos!

Requena
Requena
9 anos atrás

Toda ação tem uma ração. Isso ai é só o começo, vai piorar.

Últimas Notícias

ESPECIAL: Apresentação das capacidades do Exército Francês

Por Jean François Auran* Colaborador especial do Forças Terrestres/Forças de Defesa Parece às autoridades militares francesas que o mundo está se...
- Advertisement -
- Advertisement -