terça-feira, dezembro 7, 2021

Saab RBS 70NG

Mais sucesso do Carl Gustaf

Destaques

O Multi-Role Anti-Armor Anti-Personnel Weapon System, também chamado de M3 Carl Gustaf, está se tornando bastante popular entre as forças convencionais no Afeganistão. Os pedidos estão aumentando. Os AT-4 estavam se mostrando inefetivos contra alvos a longa distancia enquanto o Carl Gustaf tinha alcance de mil metros.

O USSOCOM usa o Carl Gustaf desde 1991. Os Seals usaram no Iraque com sucesso. Após uma equipe do Pelotão Charlie do Seal Team 3 ter seu avanço barrado em Ramadi por insurgentes escondidos em um prédio, lembraram que estavam levando o Carl Gustaf e resolveram usar. Ao atingir o prédio os projéteis destruíram as paredes facilmente. Depois os membros da equipe passaram a brigar para ver quem ficaria com a arma. Era levada para enfrentar blindados, mas era ótima contra construções. A munição airburst podia ser usada contra alvos atrás de proteção.

- Advertisement -

3 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader
Vader(@fbmenegazzo)
9 anos atrás

Trata-se de uma excelente arma (já tive oportunidade de acompanhar uma missão de tiro dele). Curioso o emprego dado pelo Seal.

Bosco Jr
Bosco Jr(@joseboscojr)
9 anos atrás

Duas armas que ao meu ver são ainda válidas em combates assimétricos são os velhos canhões sem recuo de 106 mm (M40) e os lançadores múltiplos de foguetes de pequeno alcance/calibre, tais como os de 70 mm (https://www.army-guide.com/images/LM_70_dfksldk1.jpg) ou o Type 63 (https://www.army-guide.com/images/107mm3a.jpg)

Bosco Jr
Bosco Jr(@joseboscojr)
9 anos atrás

O volume de fogo sustentado dos morteiros é maior que o volume de fogo de um lançador múltiplo de foguetes, daí ele não ser tão apreciado no ocidente, mas em alguns cenários acho que este último tem algum valor. Quanto ao M-40, poderia ser instalado em uma grande variedade (e quantidade) de veículos no campo de batalha, aumentando a quantidade de bocas de fogo disponíveis. Muito provavelmente o Carl Gustav tem desempenho semelhante pesando muito menos. Em sendo isso verdade, muito me admira não estar sendo distribuído em grande número e inclusive com opção de ser instalado em VBTP, Humvees,… Read more »

Últimas Notícias

Saab apresenta soluções inovadoras em defesa e segurança na 6ª Mostra BID

Entre os dias 7 e 9 de dezembro, a Saab participa da 6ª Mostra BID, no Centro de Convenções...
- Advertisement -
- Advertisement -