O Multi-Role Anti-Armor Anti-Personnel Weapon System, também chamado de M3 Carl Gustaf, está se tornando bastante popular entre as forças convencionais no Afeganistão. Os pedidos estão aumentando. Os AT-4 estavam se mostrando inefetivos contra alvos a longa distancia enquanto o Carl Gustaf tinha alcance de mil metros.

O USSOCOM usa o Carl Gustaf desde 1991. Os Seals usaram no Iraque com sucesso. Após uma equipe do Pelotão Charlie do Seal Team 3 ter seu avanço barrado em Ramadi por insurgentes escondidos em um prédio, lembraram que estavam levando o Carl Gustaf e resolveram usar. Ao atingir o prédio os projéteis destruíram as paredes facilmente. Depois os membros da equipe passaram a brigar para ver quem ficaria com a arma. Era levada para enfrentar blindados, mas era ótima contra construções. A munição airburst podia ser usada contra alvos atrás de proteção.

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader
12 anos atrás

Trata-se de uma excelente arma (já tive oportunidade de acompanhar uma missão de tiro dele). Curioso o emprego dado pelo Seal.

Bosco Jr
Bosco Jr
12 anos atrás

Duas armas que ao meu ver são ainda válidas em combates assimétricos são os velhos canhões sem recuo de 106 mm (M40) e os lançadores múltiplos de foguetes de pequeno alcance/calibre, tais como os de 70 mm (https://www.army-guide.com/images/LM_70_dfksldk1.jpg) ou o Type 63 (https://www.army-guide.com/images/107mm3a.jpg)

Bosco Jr
Bosco Jr
12 anos atrás

O volume de fogo sustentado dos morteiros é maior que o volume de fogo de um lançador múltiplo de foguetes, daí ele não ser tão apreciado no ocidente, mas em alguns cenários acho que este último tem algum valor. Quanto ao M-40, poderia ser instalado em uma grande variedade (e quantidade) de veículos no campo de batalha, aumentando a quantidade de bocas de fogo disponíveis. Muito provavelmente o Carl Gustav tem desempenho semelhante pesando muito menos. Em sendo isso verdade, muito me admira não estar sendo distribuído em grande número e inclusive com opção de ser instalado em VBTP, Humvees,… Read more »