Controles impostos pelo governo argentino derrubam exportações do Brasil

3

(La Nacion, 03) Os controles impostos pelo governo argentino ao comercio exterior, causaram um forte impacto no intercâmbio com os vizinhos e sócios do Mercosul. Em abril as importações argentinas desde o Brasil caíram 23% e as do Uruguai 19,65%. Nos 4 primeiros meses de 2012, a Argentina comprou do Brasil 5 bilhões e 912 milhões de dólares, uma redução de 9,4%. A participação argentina nas exportações totais do Brasil caiu de 8,7% em 2011 para 6,9% em 2012.

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
fabioCrescenti
fabioCrescenti
11 anos atrás

Essa é a Unasul que tantos pregam como a grande Aliança do Sul…..

manda os caras pro inferno.

Corsario137
Corsario137
11 anos atrás

No entanto temos que ponderar que… O Brasil não está levando bola nas costas. Se daqui pra lá os produtos não estão entrando, de lá pra cá muito menos, ou seja, a Argentina está vendendo menos também. O problema da Argentina (como só fosse um, mas nesse caso especificamente) é que as relações de comércio entre os dois países são assimétricas do ponto de vista da participação de cada um nas exportações do outro. Basta dizer que a Argentina é apenas um parceiro comercial do Brasil enquanto o mesmo Brasil é O PRINCIPAL parceiro comercial da Argentina. Nossas exportações estão… Read more »

cristiano.gr
cristiano.gr
11 anos atrás

Isso tudo é uma tentativa, que está por dar certo, da Argentina (precisamente de Cristina Kirchner) de levar as indústrias brasileiras das quais eles importam para seu país. Sistematicamente a Argentina tem interposto tarifas, novas legislações e exigências e mais tributos, além de muita demora nos trâmites alfandegários, chegando muitas vezes os camioneiros que chegam a Passo de Los Libres a terem de deixar o caminhão na fronteira nos pátios das alandegas de Uruguaiana ou Libres e voltarem para suas casas em outros estados porque sabem da demora que levará para ser liberada a carga que carregam. No RS já… Read more »