quarta-feira, março 3, 2021

Saab RBS 70NG

Exército e nação: estudos sobre a história do Exército Brasileiro

Destaques

Gastos da China em pesquisa e desenvolvimento atingem um recorde de US$ 378 bilhões

O Escritório Nacional de Estatísticas da China disse que os gastos com P&D, que visam desenvolver novos serviços...

Rafael conclui o desenvolvimento da versão superfície-ar do míssil I-Derby ER

A Rafael Advanced Defense Systems Ltd. concluiu o desenvolvimento da versão de defesa aérea baseada em solo do míssil...

Exército Russo recebe novo lote de tanques de batalha T-90M atualizados

O Exército Russo recebeu o novo lote do tanque de batalha principal T-90M Proryv-3 (Avanço), de acordo com um...
Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Resultado de pesquisas realizadas ao longo de duas décadas, esta obra reúne um conjunto de estudos sobre a história do Exército Brasileiro desde a instauração da República no Brasil até os dias de hoje.

Embora tenham sido escritos com objetivos variados e sejam independentes entre si, todos os capítulos podem ser lidos como variações sobre um tema comum: a preocupação constante, para os militares, de estabelecer ou recriar vínculos com a nação brasileira.

A luta pela implantação do serviço militar obrigatório no Brasil, os bastidores da comemoração da “Revolução” de 1964 e a defesa militar da Amazônia são alguns dos destaques desta obra que, além de revelar aspectos pouco conhecidos da história do Exército, ajuda a compreender a gênese de elementos ainda hoje presentes no imaginário desta instituição.

O autor -Diretor do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getulio Vargas (FGV), é doutor em antropologia social e autor de vários livros sobre os militares na sociedade brasileiras, entre eles O espírito militar (Zahar, 1990); Os militares e a República (Zahar, 1995); A invenção do Exército Brasileiro (Zahar, 2002); e Antropologia dos militares (FGV, 2009).

FONTE: Portal Fator Brasil

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Guerras Modernas

Armênia, Azerbaijão e Rússia fecham um acordo para acabar com o conflito de Nagorno-Karabakh

YEREVAN/BAKU (ARMENIA/AZERBAIJÃO) — Armênia, Azerbaijão e Rússia disseram que assinaram um acordo para encerrar o conflito militar na região...
- Advertisement -
- Advertisement -