Curso de Extensão em João Pessoa leva debate sobre Defesa ao meio acadêmico

0

Brasília, 21/05/2012 – Com o objetivo de estimular a reflexão e aproximar os meios militar e acadêmico, o Ministério da Defesa (MD) promoveu, de 14 a 18 de maio, em João Pessoa (PB), a quarta edição do Curso de Extensão em Defesa Nacional. O evento foi realizado no auditório do Fórum Cível da cidade, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Realizado duas vezes por ano, o curso de extensão do MD integra o rol de atividades do Programa Defesa Nacional em Debate, coordenado pela Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd).

Esta é a segunda vez em que o evento é realizado no Nordeste. Na avaliação do Departamento de Pessoal, Ensino e Cooperação (Depec) do ministério, órgão que promove o curso, as regiões Norte e Nordeste do país são vistas com mais atenção, já que nelas o tema defesa é menos presente. Fora dali, já existem centros de estudos estratégicos em que o assunto faz parte da grade curricular, a exemplo de universidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

O curso

Com o Curso de Extensão em Defesa Nacional, o MD busca fomentar a criação e o desenvolvimento de polos acadêmicos de estudos sobre o tema. Para tanto, investe no debate como forma de aproximar o público e despertar o interesse para pesquisas mais aprofundadas.

Em João Pessoa, durante toda a semana, os alunos tiveram a oportunidade de mergulhar sobre “defesa”. Após cada palestra, realizada por professores especializados no assunto, um debate se formava para o aprofundamento em temas como “Sinergia entre Defesa e Sociedade”, “Relações Civis-Militares na América Latina” e “Cooperação Regional em Assuntos de Segurança e Defesa”.

Na visão de um dos palestrantes, o professor de História Contemporânea Francisco Carlos Teixeira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a iniciativa do MD é importante para promover a discussão. “Durante muito tempo, imaginou-se que os assuntos de defesa fossem monopólio da instituição militar. Isso fez a população se sentir incluída no debate”, disse. Para ele, aproximar a temática do meio acadêmico foi algo “extremamente positivo”.

A visão é compartilhada pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general-de-exército José Carlos De Nardi, a quem coube encerrar o evento. Em suas considerações finais, De Nardi disse que o curso é realizado num cenário de “reposicionamento nacional em relação à área de defesa, que só terá importância a partir do envolvimento de todo o povo brasileiro”.

De Nardi encerrou os trabalhos com a entrega de certificados aos alunos participantes. Mayanna Sabiá, estudante do 7º semestre de Relações Internacionais da UEPB, destacou o valor do curso. “Muitas vezes, as instituições de ensino não tem esse aporte de informações para ensinar sobre defesa nacional. Na minha opinião, o curso esclareceu muito o meio acadêmico.”

A próxima edição do Curso de Extensão em Defesa está prevista para ser realizada em novembro deste ano, em alguma cidade da região Norte, a ser posteriormente definida.

FONTE: Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments