Combates entre Exército e guerrilha curda deixam 26 mortos na Turquia

1

Istambul, 19 jun (EFE).- Pelo menos oito soldados turcos e 18 guerrilheiros do ilegal Partido de Trabalhadores do Curdistão (PKK) morreram nesta terça-feira em combates na província de Hakkari, no extremo sudeste da Turquia, confirmaram as autoridades.

Os guerrilheiros se infiltraram durante a madrugada desde o vizinho Iraque no município fronteiriço de Daglica e atacaram os uniformizados turcos em três diferentes pontos, informa a edição digital do jornal ‘Hürriyet’.

O governador de Hakkari, Orhan Alimoglu, confirmou hoje o número de oito mortos e 16 feridos no lado do Exército, além dos dez ‘terroristas’ abatidos, informa o rotativo turco, antes de acrescentar que os combates seguem ativos na zona.

Outros oito guerrilheiros morreram ao longo do dia em uma grande operação militar na qual quatro mil soldados, apoiados por helicópteros, chegaram a cercar 300 membros do PKK, de acordo com o jornal.

O chefe do Estado-Maior da Turquia, Necdet Özel, se transferiu à zona para dirigir os combates, informa a rede de televisão ‘CNNTürk’.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, comentou de Los Cabos (México), onde participa da cúpula do G20, que nunca negociará com ‘terroristas’ e que estes devem abandonar as armas.

Os montes de Daglica, com picos de até três mil metros de altura, foram cenário de graves combates nos anos 2007 e 2010, e a província de Hakkari, povoada quase integralmente por curdos, está entre as mais afetadas pela luta entre o PKK e as forças de segurança do Estado turco.

O PKK pegou em armas em 1984 para lutar pela autodeterminação dos aproximadamente 12 milhões de curdos na Turquia e, desde então, mais de 45 mil pessoas morreram nesta guerra não declarada.

FONTE: EFE

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner Castro
Wagner Castro
11 anos atrás

Ei senhores ! 22 de junho de 1941… Há 71 anos… Mercece um post…