O desaquecimento da economia provoca redução na arrecadação de impostos e, com isso, afeta as contas do governo, gerando a necessidade de cortes de gastos. Nada disso impede um movimento no Congresso para acabar com o teto aos salários de funcionários públicos, apoiado pelas corporações sindicais. É, em suma, um tapa na cara dos contribuintes.

O brasileiro já trabalha mais de quatro meses por ano apenas para pagar impostos – e recebe em troca um serviço sofrível. Os gastos com o funcionalismo tiveram uma forte expansão nos últimos anos, inchando ainda mais a máquina administrativa. Foi uma festa na gestão Lula. Dezenas de bilhões são gastos apenas para cobrir os rombos deixados pela aposentadoria dos funcionários público, muito maior do que a dos aposentados normais.

Por trás desse tapa na cara, há uma questão educacional. O brasileiro, em geral, não acompanha questões orçamentárias. Nem entende os mecanismos de pressão nos cofres públicos. Ganha quem é mais organizado.

Estudos de orçamento público deveriam ser obrigatório no currículo escolar.

FONTE: Boainformacao.com.br

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando
Fernando
11 anos atrás

Infelizmente, o brasileiro está anesteziado com tanta robalheira que existe no meio governamental. Brasileiro bate palma pra político ladrão. Enquanto os políticos estão engordando os bolsos com o NOSSO dinheiro, estamos aonde? Debatendo assuntos mais interessantes como COPA DO MUNDO, QUEM VAI GANHAR A LIBERTADORES, NOVELA. Mas fazer oque? como melhorar o sistema político? Pelo que vejo é tudo farinha do mesmo saco. O governo é uma máquina doente. Esta máquina funciona sozinha, você pode até ser contra a corrupção, mas quando se está la dentro, ou você trabalha com a máquina ou você e expulso do partido. Precisamos logo… Read more »

J.Patherson
J.Patherson
11 anos atrás

Fernando acho que uma opção seriqa criar um site de lei da transparencia fiscal , pra mostrar quanto do dinheiro foi gasto e pra onde vai , gasto com servidores parlamentares e por ai vai ,um site bem organizado que limita a “liberdade pra roubar” mas no brasil isso seria sonhar demais , todos sabemso que corrupção tem em todo lugar , porém aqui ela tem se tornado em todos setores e partidos além do maximo do maximo de aceitavél , aa copa do mundo ia ficar em 6 bilhões , já esta em 28 bilhões e aumentando …