quarta-feira, agosto 4, 2021

Saab RBS 70NG

Para que servem os amigos?

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.forte.jor.br
Editor da Revista Forças de Defesa

Segundo jornal norte-americano, diesel venezuelano abastece repressão síria

 

Para que servem os amigos? O presidente da Venezuela Hugo Chavez e a estatal petrolífera venezuelana Petroleos de Venezuela S.A. (PdVSA) estão fornecendo a energia essencial para o regime sírio do presidente Bashar al-Assad, um movimento contrário às sanções impostas pelos EUA e pela Comunidade Europeia, segundo documentos obtidos pelo jornal The Wall Street Journal.

De acordo com os documentos a PdVSA já enviou quatro carregamentos de diesel para a Síria nos últimos oito meses. O diesel é essencial para mover os carros de combate e outros veículos blindados do Exército Sírio. Assad está trocando óleo cru sírio por diesel, eliminando o pagamentos com moeda estrangeira em um época em que as reservas sírias de moeda estrangeira estão baixando.

A Síria costumava comprar diesel da Europa, mas o fornecimento foi cortado quando o governo de Assad elevou o tom de repressão contra os opositores do seu regime.

Ainda de acordo com o jornal, a Venezuela também está auxiliando a Síria a contornar as sanções impostas pelos países Ocidentais comprando produtos sírios e negociando com duas empresas sírias, o Banco Comercial da Síria e a Companhia Estatal de Petróleo da Síria.

As duas companhias estão na lista negra de Washington e os EUA estão de olho nos acordos bilaterais entre a Síria e a Venezuela, mas não podem tomar ações legais para cortar a ajuda do regime venezuelano à Síria.

FONTE: http://www.ynetnews.com

- Advertisement -

4 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
e.farias
e.farias
9 anos atrás

Engracado. Qual a porcentagem da producao de petroleo produzida pelo chavinho que e’ comprada pelos EUA? Parar de comprar dele os EUA nao para, ne?

Observador
Observador
9 anos atrás

Caro E. Farias, Primeiro: com exceção, de poucos países (como a Noruega) os demais países exportadores de petróleo são ditaduras ou democracias de fachada. Quer uma lista? Vamos lá. Rússia, Irã, Arábia Saudita, Kuwait, Nigéria, Angola, Líbia, Sudão, Azerbaijão, Equador, Argélia, Catar, Emirados Árabes Unidos, Cazaquistão, Turcomenistão… Ah, claro, não podemos esquecer da Venezuela. Segundo, do lado dos compradores, não dá para comparar os EUA com uma ditadura sanguinária como a da Síria, que mata civis indefesos, sem poupar mulheres e crianças. Mas para o caudilho venezuelano, pouco importa se o aliado é o diabo ou o coisa-ruim. O que… Read more »

giordani1974
giordani1974
9 anos atrás

Fora do tópico(mas nem tanto): A OEA concluiu que o impeachmeant do Padreco foi…totalmente legal! E agora? O uruguay foi o primeiro a tirar o corpo fora, dizendo que só fez o que fez por pressão do itamaraty…

joubertfreire
joubertfreire
9 anos atrás

Podem escolher : É o Diabo x E o Coisa Ruim , rsss

Últimas Notícias

Assessor de segurança nacional dos EUA viaja ao Brasil

Esta semana, o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, viajará para o Brasil e Argentina, acompanhado...
- Advertisement -
- Advertisement -