Lançada campanha de descriminalização das drogas

34

Uma campanha pela descriminalização das drogas foi lançada hoje (9), na capital fluminense, pela Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia (CBDD), o Viva Rio, a Associação Nacional dos Defensores Públicos e órgãos do setor de saúde como a Secretaria Estadual de Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz). A campanha Lei de Drogas: É Preciso Mudar, de âmbito nacional, será veiculada nos meios de comunicação.

Tendo como mote “Uma Lei Mais Justa e Eficaz”, a iniciativa tem como objetivo mudar a Lei de Drogas, substituindo-a pela adoção de uma política mais eficaz e justa na forma de se combater o problema das drogas no Brasil.

“A nossa campanha parte da constatação de que, apesar de todos os esforços que vêm sendo feito no Brasil, sobretudo pelas policiais de todo o país, poucos resultados foram obtidos em termos de redução do padrão de consumo e da criminalidade. A quantidade de prisões aumenta de forma intensa e a gente não vê avanços na política que vem sendo implementada”, disse à Agência Brasil, o diretor da organização não governamental (ONG) Viva Rio, Rubem César Fernandes.

Fernandes disse que uma primeira etapa a campanha vai procurar mostrar uma série de injustiças que são cometidas a pretexto de se combater o consumo de drogas entre a população. “A nossa proposta é mudar a lei e adotar uma política mais eficaz e mais justa. Em uma primeira etapa nós vamos, por meio da campanha, procurar mostrar uma série de injustiça resultante da lei atual, seguido da pergunta: ‘É justo isto?’”, declarou.

Em sua segunda fase, que deverá ter início em agosto, a campanha – que terá prazo de duração de quase um ano – adotará uma postura mais propositiva. “estaremos encaminhando várias propostas sobre o problema das drogas para que os diversos setores da sociedade ligados ao tema possam debater a questão”, informou.

Na terceira etapa, quando os responsáveis pela campanha acreditam que já tenham recolhido 1 milhão de assinaturas, será encaminhada ao Congresso um projeto para mudar a atual Lei de Drogas, descriminalizando-a.

“A lei atual que trata das drogas tem suas falhas. Ela não define, não esclarece, por exemplo, a diferença entre o traficante e o usuário. Portanto, entre o criminoso e o usuário. É um problema [as drogas] que em todo o mundo está ligado diretamente a toda uma cultura jovem [que envolve também os novos filhos e netos] e, por ser considerada crime, acaba criando dificuldade de se lidar com o problema”, disse.

FONTE: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz
Clésio Luiz
11 anos atrás

Me desculpe, mas ficar passando a mão na cabeça do viciado não resolve problema nenhum, como não resolve o papai que passa a mão na cabeça do filhinho que fez algo errado. As pessoas que acham que podem fazer o que quiserem com suas vidas, não estão nem aí para com os outros. Tudo o que fazemos tem consequências, e se drogar traz consequências não só para o usuário, mas para seus parentes e amigos, até para quem nunca viu o tal indivíduo, mas é atropelado numa parada de ônibus pelo motorista drogado ou é atingido por uma bala perdida… Read more »

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
11 anos atrás

É hora de acabar com essa hipocrisia moralista conservadora! As cadeias brasileiras estão superlotadas de usuários, cada vez mais de classes A e B, e nós que pagamos por isso, enquanto que o traficante criminoso se esconde no morro, armado e organizado. É hora de separar o usuário do traficante, regulamentar o auto-cultivo e investir em prevenção. Esse papinho de “consequências não só para o usuário, mas para seus parentes e amigos”… Limitem-se a cuidar das suas próprias familias. Nenhum entorpecente será legalizado e sim regulamentados, isto é, seu consumo controlado, limitado a maiores de 18 anos, em local privado,… Read more »

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
11 anos atrás

Em outras palavras, maconheiro quer fumar sua maconha, que plante suas proprias plantes e fume na sua propria casa, longe dos meus filhos.

Luis
Luis
11 anos atrás

Faço minhas as palavras do Clésio. O Viva rio só defende o que não presta.

E o que dá mais dinheiro ao tráfico não é a maconha e sim a cocaína. Os usuário presos é que deveriam trabalhar dentro das cadeias para pagar a estadia.
Usuário e traficante tem uma relação de simbiose: um depende do outro, portanto os dois devem ser combatidos!

giordani1974
giordani1974
11 anos atrás

Tá bom. Os fashions querem liberar. Beleza. Mas não venham depois querer usar o já cambaleante SUS para tratar a m…de voces! Isso é tipo o cigarro. O indivíduo fuma a vida inteira, consegue um cancêr e vai lá superlotar o SUS e quando não morre é aposentado por invalidez e Eu que não fumo tenho de pagar a pensãozinha dele… Isso de liberar aqui, liberar ali, faz parte de um grande esquema de perpetuação no Poder da esquerdoPaTia-bolivariana que assola o continente. Primeiro, fazem acordo até com Satanás. Iniciam o revanchismo. Depois, desarmam a população. Depois, pão e circo… Read more »

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
11 anos atrás

Arrecadar dinheiro não é o que fazem todos os bancos, empresas e governos?

Hoje vc gasta com o SUS, com seu plano de saude e também paga o sustento do presidiário.

Deixem de hipocrisia.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
11 anos atrás

Hipocrisia é essa atitude de achar que pode-se fazer o que quiser. Se magicamente alguém pudesse fumar maconha e não interferir na vida dos outros, ótimo. Mas na vida real não é isso que acontece. E não é só a maconha não, cigarro e bebidas alcoólicas são outra praga que assola a população. Eu não falo isso por preconceito. Eu falo porque vi pessoas saudáveis se transformarem por causa das drogas. Esse pessoal que defende a legalização só fala do lado bom, mas esquece o que vem depois. Eu vi uma criança virar flanelinha na rua para ter o que… Read more »

Augusto
Augusto
11 anos atrás

“’A nossa campanha parte da constatação de que, apesar de todos os esforços que vêm sendo feito no Brasil, sobretudo pelas policiais de todo o país, poucos resultados foram obtidos em termos de redução do padrão de consumo e da criminalidade. A quantidade de prisões aumenta de forma intensa e a gente não vê avanços na política que vem sendo implementada’, disse à Agência Brasil, o diretor da organização não governamental (ONG) Viva Rio, Rubem César Fernandes.” Uai, se o argumento para a descriminalização das drogas é o aumento de prisões e de usuários, o homicídio também tem que ser… Read more »

Luis
Luis
11 anos atrás

Arrecadar $$ é uma coisa, mas depois será o SUS, que já tá uma porcaria, que terá que tratar de viciados. Aí é dose pra leão. São muito machos para entrar, mas depois para poder sair pedem penico. Vão reclamar que não recebem ajuda nem existem clínicas de desintoxicação. Aí vão reclamar seus direitos na justiça. E ninguém nasce viciado, usam porque quer.

No que depender de mim vão ficar _________. [2]

EDITADO

juizes
juizes
11 anos atrás

Descriminalizar o uso de drogas também é descriminalizar outros delitos, como os roubos, furtos etc.

Luis
Luis
11 anos atrás

A maconha vem, principalmente, do paraguai, a cocaína, da Bolívia e Colômbia, a heroína e o ópio, do Afeganistão. As operações de repressão e combate tem que ser nesses lugares.

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
11 anos atrás

Me desculpem. Não sei se é hipocrisia ou apenas ignorancia, mas ja está na hora de mudar esse papinho fascista tendencioso.

É hora de mudar, pq continuar assim ja está mais do que provado que não funcionou!

Clésio Luiz
Clésio Luiz
11 anos atrás

___________, pois por mais fatos que mostrem sobre as consequências das drogas, você não quer enxergar…

EDITADO

Luis
Luis
11 anos atrás

Não funcionou porque não foram na raiz do problema e as fronteiras do brasil não ajudam.

MSG
MSG
11 anos atrás

É um assunto polêmico… Clésio Luiz, todos temos casos de amigos/conhecidos/parentes com problemas com álcool e/ou drogas, no entanto elas continuam “glamourizadas”. Isso é um dos problemas. O homem sempre consumiu drogas, seja para fins recreativos, religiosos ou de saúde. Sabemos, hoje, cientificamente, como cada uma interfere no organismo humano e seu poder de criar dependência. Sabemos também (ou pretendemos saber) o impacto do uso de drogas na nossa sociedade com a legislação atual. Muitos acidentes no trânsito, leitos hospitalares ocupados e violência pública, tudo associada às drogas. Então, o debate é ótimo porque O ATUAL MODELO NÃO SE MOSTRA… Read more »

MSG
MSG
11 anos atrás

Não estou falando de ninguém aqui, mas se quisermos falar sobre drogas, temos que eliminar alguns preconceitos.
Ofensas pessoais não contribuem, na verdade encerram a discussão.

Vader
11 anos atrás

Eu não tenho opinião formada sobre o assunto. O que eu sei é que eu tô de saco cheio de trabalhar que nem um camelo pra ficar bancando presídio pra traficante vagabundo se drogar e planejar crime. Pra mim viciado tinha é que ir lavrar a terra em algum fim de mundo por aí. E traficante tinha é que ir pra vala. Mas de fato, ficar metendo na cadeia ou abrindo processo-crime e gastando com polícia, juiz, promotor e um exército de servidores, por causa de nóinha preso com cachimbo e meia dúzia de pedra não dá. De fato é… Read more »

Clésio Luiz
Clésio Luiz
11 anos atrás

Sabem porque os viciados não recebem um verdadeiro tratamento de desintoxicação? Porque quem detém o poder nesse país não quer ver seus filhos em “colônias de desintoxicação”, sofrendo e pagando por seus erros. Muitos pais fazem vista grossa aos erros de seus filhos. É obvio que eles seriam contra esse modo de botar os viciados nos eixos. Afinal, “não quero ver meu filhinho sofrer”. É por esses e outros motivos que temos essas leis ridículas para adolescentes. Os políticos pensaram em tirar os seus filhinhos debaixo do longo braço da lei, mas acabaram abrindo as comportas para o aumento da… Read more »

Requena
Requena
11 anos atrás

Sou favorável a pena de morte para traficantes.
Acabava com essa indústria do tráfico rapidinho!

E Blind Man’s Bluff: Pode chamar quem você quiser de fascista. Ninguém se ofende com isso, todos sabem que é “mimimi” dos vermelhos. Mas se chamar alguém de Comunista, os maiores assassinos da história. a escória da humanidade, ai você arruma briga com todo mundo aqui.

Requena
Requena
11 anos atrás

Sou favorável a pena de morte para traficantes.
Acabava com essa indústria do tráfico rapidinho!
E Blind Man’s Bluff: Pode chamar quem você quiser de fascista. Ninguém se ofende com isso, todos sabem que é “mimimi” dos vermelhos. Mas se chamar alguém de Comunista, os maiores assassinos da história. a escória da humanidade, ai você arruma briga com todo mundo aqui.

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
11 anos atrás

Fascistas = Comunistas = Nazistas = Extremistas

Observador
Observador
11 anos atrás

Blind Man’s Bluff: Fascistas são os playboys, os filhilhos-de-papai, as dondocas, os pseudo-intelectuais, artistas-cabeças-oca e os políticos oportunistas que querem impor ao país a descriminalização das drogas. Cada um pelo seu motivo sórdido: uns para poderem se drogar a qualquer hora e lugar; outros para livrar a cara dos filhos, outros porque acham bonito ser do contra ou mesmo porque acham que podem se eleger desta forma. Aqui não é a Europa, o povo não é rico, não é educado; vamos perder o (pouco) controle, vamos virar um Afeganistão, onde a juventude tem se perdido na heroína. Sim, porque todo… Read more »

Observador
Observador
11 anos atrás

Em tempo: Aos que são ingênuos a ponto de acreditar que a descriminação das drogas vai adiantar algo, que vai diminuir a criminalidade e o diabo, na verdade o que acontecerá é o seguinte: vai ter a droga vendida na farmácia para o playboy não ter mais que subir o morro; e lá no morro vai ter o mesmo traficante, vendendo a mesma droga de sempre para a patuléia. Vai ser igual o comércio de DVD, de cigarro, de roupas: vai ter o legítimo e o “pirata”. Para quem tiver dinheiro para pagar pelos tributos que incidirão sobre a droga,… Read more »

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
11 anos atrás

Só para se ter uma ideia do que é uma plantação com fins comerciais, essa é a plantaçao de maconha da Novartis na Suiça:
http://www.belowthelion.co.za/wp-content/uploads/sativex-grow-factory.jpg

abs

Luiz Paulo
Luiz Paulo
11 anos atrás

Observador disse: 10 de julho de 2012 às 23:34 Resumiu muito bem. Palmas! As desculpas pra liberação são as mais variadas e as pessoas que lutam por isso são essas ai mesmo. Blind Man’s Bluff disse: 11 de julho de 2012 às 9:43 Cara faz o seguinte, se vc tem um filho de 10 a 18 anos que viva a suas expenças, deixa ele ir com os colegas de colégio fumar só pra ‘fins terapeuticos’, só de brincadeira. Depois, continue deixando ele viver na sua casa durante 2 anos e pronto! Eis o mundo maravilhoso e saudável que vc tanto… Read more »

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
11 anos atrás

É como eu disse antes: Hipocrisia conservadora moralista de direita, legado da ditadura.

Luiz Paulo
Luiz Paulo
11 anos atrás

O mais legal é que a turma adora usar frases de efeito ou ‘palavras-gatilho’ como se isso fosse uma grande contra argumentação. É como se do alto da humilde sapiciência deles, falassem: ‘nossa, isso que argumentou é tão fútil que não vale nem a pena perder tempo’. De fato, não tendo como provar o que falam de acordo com a realidade da vida, e vendo um debate ou uma argumentação um pouco mais séria resta esse este tipo de frase, uma saida ‘a francesa’ que progressitas adoram usar. É uma boa técnica pra animação pras massas idiotizadas pelada ideologia. Não… Read more »

Luiz Paulo
Luiz Paulo
11 anos atrás

*É uma boa técnica pra animação das massas idiotizadas pela ideologia…

Observador
Observador
11 anos atrás

Blind Man’s Bluff disse: 11 de julho de 2012 às 13:31 Hipócrita é o sujeito que acha que puxar o seu fuminho não nem problema, que não quer nem saber de onde veio a erva ou para onde foi o dinheiro que usou para comprar. Sim, porque se desse a mínima para isto não usava, ao invés de tentar legalizar para tirar o dele da reta. Junto com o drogado, vem toda a rafoagem que descrevi acima, gente que se acha liberal, moderna, sem preconceitos. Coincidentemente, em geral são todos “viúvas do comunismo”, gente com o grande sonho de tornar… Read more »

ROTAnaRUA
ROTAnaRUA
11 anos atrás

Vejo que algumas opiniões estão equivocadas. De início, cabe esclarecer que o usuário de drogas não pode ser preso. Pelos incisos da art. 28 da Lei nº 11.343/2006 (Lei de Drogas), o usuário fica sujeito às seguintes penas: advertência sobre os efeitos da droga, prestação de serviços à comunidade e medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo. Deste modo, a informação de que as cadeias estão cheias de usuários de droga não procede. Como alguns aqui já afirmaram, a descriminalização do uso de um entorpecente não colocará fim aos crimes ligados ao mesmo. Tomemos como exemplo o cigarro,… Read more »

Augusto
Augusto
11 anos atrás

ROTAnaRUA disse:
11 de julho de 2012 às 23:40

Ninguém disse que usuário de drogas pode ser preso. A discussão é sobre a descriminalização. Uso continua sendo infração penal, em que pese ser crime de menor potencial ofensivo nos termos da lei 9.099.

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
11 anos atrás

“Se estamos perdendo a guerra contra as drogas, é porque até hoje não entramos nela para vencer.”

Que absurdo isso Galante!
Quanto ja foi gasto nessa guerra?

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
11 anos atrás

Pra quem se interessar, aqui está o link do audio que gravei durante a sessão da comissão de juristas para o Novo Codigo Penal.

http://www.4shared.com/mp3/dVrDHlDI/2012-05-28.html

ROTAnaRUA
ROTAnaRUA
11 anos atrás

Augusto disse:
12 de julho de 2012 às 3:14

Há comentários dizendo que as cadeias estão lotadas de usuários, isso não é dizer que o usuário de drogas pode ser preso?

Blind Man’s Bluff disse:
12 de julho de 2012 às 10:30

A quantidade de investimento não significa que o combate às drogas esteja sendo feito de maneira adequada. Pode-se investir bilhões e mais bilhões em estratégias ruins e não resolver o problema.

Ao meu ver, a questão da descriminalização das drogas é muito séria, de modo que não consigo resumir meus argumentos para aqui expor.