A Índia completou com sucesso hoje um teste de seu míssil balístico terra-ar Agni 1, com capacidade nuclear, em uma base militar na ilha Wheeler, no estado oriental de Orisha, destacam fontes oficiais.

A Organização para Pesquisa e Desenvolvimento da Defesa comunicou à imprensa que “o ensaio do míssil com alcance de 700 quilômetros foi um sucesso ao atingir seu objetivo”.

Esse foguete foi lançado desde uma plataforma móvel no campo de provas na ilha de Wheeler, situada em frente à costa oriental, no Golfo de Bengala, reportou o diário The India Times.

Agni-1 tem um sistema de navegação especializado que garante atingir o alvo com um alto grau de precisão e pesa 12 toneladas, mede 15 metros e pode transportar peso de até mil quilogramas.

O foguete faz parte de uma família de versões com diferentes alcances: o Agni I está concebido para a defesa, enquanto o Agni II e o Agni III têm capacidade para viajar mais de dois mil quilômetros.

As autoridades de Defesa indianas provaram com sucesso em novembro de 2011 a versão IV do míssil, com um alcance de três mil quilômetros, e lançaram em abril o V, sua primeira aposta no largo alcance de cinco mil quilômetros.

FONTE: The India Times, via Prensa Latina

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco Jr
Bosco Jr
11 anos atrás

“Míssil balístico terra-ar”
“O Agni I está concebido para defesa”
Há! Tá bom!

Bosco Jr
Bosco Jr
11 anos atrás

Ops!
“Ah” e não “Há”.