Um atentado com explosivos na manhã de hoje contra a sede dos serviços de segurança sírios, na capital do país, Damasco, deixou várias autoridades feridas. A TV estatal síria informou que o ministro da Defesa, general Daoud Rajha, morreu no ataque, além do cunhado do presidente.

O atentado-suicida foi realizado por um kamikaze, munido de um cinto com explosivos. Segundo a agência Reuters, o kamikaze seria um guarda-costas, próximo ao líder sírio. Daoud Rajha, ministro da Defesa foi morto na explosão, além do seu vice-ministro e cunhado do presidente Bachar al-Assad, Assef Shawkat. Ele estava no ministério desde 2005. O ministro do Interior, Mohammad Ibrahim al-Chaar, e o general Hicham Ikhtiar, que dirige a Segurança Nacional, também feridos na explosão, foram levados para o hospital.

Esse atentado significa que os rebeldes começam a atacar o prinicipal centro de resistência do regime de Bachar al-Assad. A batalha pela liberação de Damasco, lançada no último domingo pelos rebeldes, se intensifica no centro da capital. O Exército da Síria utiliza helicópteros para atacar posições rebeldes na capital.

De acordo com a televisão estatal, outros ministros e responsáveis do alto escalão da segurança da Síria foram feridos no ataque. O ministro da Defesa, Daoud Rajha e outras autoridades estavam reunidos no prédio da Segurança Nacional da cidade, considerado de segurança máxima e situado no bairro de Rawda, centro da capital.

A Segurança Nacional da Síria é dirigida pelo general Hicham Ikhtiar, conhecido como o homem-chave da repressão. A televisão estatal ainda não informou se Hicham Ikitar estava no prédio no momento do ataque. Ele faz parte das pessoas sancionadas pela União Européia e já tinha sido visado por um outro atentado em maio de 2011.

FONTE/FOTO: RFI  /AFP

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments