Não acredite em tudo o que os seus sensores IR veem

5


A BAE Systems, com o apoio do Swedish Defense Materirel Administration, está trabalhando em um sistema de ocultamento e descaracterização de veículos militares conhecido como ADAPTIV.

Os militares suecos chegaram à conclusão de que sensores e armas que trabalham no espectro infravermelho (IR) são as principais ameaças no campo de batalha agora e nos anos próximos. Ludibriá-los seria a melhor estratégia de defesa.

O ADATIV na verdade é composto por uma série de placas hexagonais metálicas com 2 a 3 cm de espessura que cobrem boa parte da superfície do veículo. As placas possuem circuitos eletrônicos abastecidos pela energia gerada pelo próprio veículo e estes regulam a assinatura termal do mesmo.

Funcionando como se fossem “pixels”, estas placas transformam o veículo em uma TV infravermelha gigante, que pode exibir praticamente qualquer coisa. Os operadores dos sensores a bordo do veículo podem mimetizá-lo (como se fosse um camaleão) com o seu entorno ou simular a assinatura IR de um veículo civil ou até mesmo de um animal.

O veículo não se tornará invisível, podendo ser muito bem visto a olho nú, mas o objetivo dos estudos é dificultar a detecção por sensores IR e, ao mesmo tempo, confundir projéteis guiados por IR.

Na verdade somente a introdução dos hexágonos não torna um veículo invisível. É necessário que o veículo possua outras adaptações necessárias como um sistema de exaustão com trocador de calor e arquitetura eletrônica compatível.

Os testes prosseguem com um carro de combate CV90 sueco (foto acima), mas o ADAPTIV poderia sem empregado em aeronaves ou navios.

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto
Augusto
11 anos atrás

Sensacional!

Black Hawk
Black Hawk
11 anos atrás

eita blindado lindo e esse CV90 em!!!
to louco!!!
e lindao mesmo!!!
bom e bonito…
pena nao ser pro nosso bico!!!

ReturnOfTheKing
ReturnOfTheKing
11 anos atrás

Atire em tudo que ver kkkkkkkkkkkkk

leejunior22
leejunior22
11 anos atrás

Vocês não reconheceram a OPV no final do vídeo?

É a Amazonas!

O vídeo é da BAe que produziu a Amazonas. Nesta época ela era da própria BAe esperando alguém comprá-la, tendo em vista a ausência de matrícula de casco.

Será que no futuro a MB pode adquirir o Adaptiv?

Grande abraço.

trackback
11 anos atrás

[…] Não acredite em tudo o que os seus sensores IR veem […]