Militares da reserva enviaram um ofício ao comandante do Exército, general Enzo Peri, pedindo a cassação da Medalha do Pacificador concedida ao ex-presidente do PT José Genoíno, condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha no julgamento do mensalão. Genoíno recebeu a condecoração em 2003. Oito anos depois, ganhou a Medalha da Vitória do então ministro da defesa, Nelson Jobim, de quem era assessor. O decreto que regulamenta a concessão da honraria dada prevê que perderá o premio quem tiver sido condenado por crime contra soberania nacional ou contra o Érario – caso dos condenados do mensalão. A decisão é exclusiva do general Enzo, que ainda não se manifestou.

FONTE/FOTO: Veja, via Notimp/O Globo

VEJA TAMBÉM:

 

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa
Ozawa
11 anos atrás

Duvido que revogue a concessão.

Giordani
Giordani
11 anos atrás

E agora “reneral”???

Marcos
Marcos
11 anos atrás

A outra solução é que todos os outros que receberam a medalha as devolvam, já que nada mais representam.

Daglian
Daglian
11 anos atrás

Eaí General? Vai “vender” a honra do EB e não revogar a medalha? Ou vai peitar Genoino e sua gangue??

Essa será a prova definitiva do tipo de general que comanda nosso Exército.

tpivatto
tpivatto
11 anos atrás

POGGIO: eu não quero defender A ou B, nem gostaria de politizar o debate. Mas não posso deixar de perquerir do porquê desse post ter sido publicado dessa forma, uma vez que eu JÁ TINHA FEITO um comentário SOBRE A QUESTÃO, em resposta à mesma notícia, referida em um comentário do Marcos, em item anterior, e que não encontrei mais no site ( – será que foi propositadamente apagado?). Como já referido pelo Marcos anteriormente, a perda da melhada, segundo a legislação pertinente, é condicionada ao TRÂNSITO EM JULGADO de uma condenação penal (para os leigos, esclareço que trânsito em… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
11 anos atrás

tpivatto, vou responder no lugar do Poggio, que ultimamente anda ainda mais ocupado que eu. Não precisa levantar essa teoria da conspiração toda sobre onde foi parar seu comentário, sobre uma discussão anterior não ter sido levada em conta, essa desconfiança de terem apagado seu comentário de propósito etc. Nem precisa escrever tantas palavras em maiúsculas ou lembrar que contribui com a compra da revista – todos os que comentam fazem isso, e somos muito agradecidos pela preferência a todos, por igual. É simples, o comentário está nesse outro post cujo link coloquei abaixo. É o segundo de cima para… Read more »

tpivatto
tpivatto
11 anos atrás

Nunão: Tenho por esclarecido a questão referente ao meu comentário anterior. Por óbvio, se posso me logar para comentar, seria desnecessário referir que compro a revista. Igualmente, tenho ciência que a utilização de palavras maiúsculas significa o equivalente a gritar, embora meu intuito tenha sido, apenas, de destacar certos trechos do meu comentário. Não obstante, e com o devido respeito, eu não sugeri que meu comentário foi apagado “só para publicar esse clipping agora”. Creio que vc tbm não me compreendeu perfeitamente. Igualmente menos, por favor. O que me causou espécie, no particular, foi o fato de referido post não… Read more »

Vader
11 anos atrás

1. O trânsito em julgado da decisão em si importa pouco. Ele virá, ainda que em meados do ano que vem. 2. A movimentação dos ex-militares deveria ter sido feita após esse trânsito em julgado. Como está, o governo pode simplesmente mudar o decreto que regulamenta a matéria, para retirar o crime contra o erário como causa de devolução da medalha. 3. Excetuados os militares, essa medalha para os civis não vale de nada. Já há até bandidos renomados agraciados com isso aí. Muitos deles ligados aos PeTralhas. Na boa, se todos os bandidos agraciados tiverem que começar a devolver… Read more »

tpivatto
tpivatto
11 anos atrás

POGGIO: pensei que tinha sido suficientemente claro no meu comentário anterior, mas tua resposta me deixou na dúvida se me fiz entender, então, expunguindo qualquer obscuridade, esclareço: 1. em relação à alegada “teoria conspiratória”, como já referi alhures, tenho por esclarecida a questão alusiva ao meu comentário anterior, não localizado por mim. Minha indagação surgiu, porque SIMPLESMENTE não o encontrei. Como bem destacado pelo Nunão, isso se deveu ao fato dele ter sido feito “numa matéria que não tem absolutamente nada a ver com o assunto, sendo uma resposta a um ‘off-topic’ de outro leitor”. 2. Estou ciente da dinâmica… Read more »

Vader
11 anos atrás

tpivatto disse:
30 de outubro de 2012 às 19:12

Prezado, só pra constar, quando disse que para os civis a medalhinha não vale nada, é porque para os militares ela conta no currículo, possivelmente até se convertendo (indiretamente) em $$$. Para os civis isso não acontece (a princípio).

Sds.

aldoghisolfi
aldoghisolfi
11 anos atrás

É o que dá entregar a medalha sem maiores critérios do que o afago político.* Os que a mereceram e a carregaram com honra, orgulho e distinção, realmente estão com a honraria aviltada.

*puxasaquismo, porque, convenhamos, será que as autoridades militares não sabiam que José era esse?