Estudo coloca o Brasil em penúltimo lugar em ranking de desempenho escolar

19

Finlândia e Coreia do Sul ficaram nas primeiras posições

 

RIO — O Brasil ficou na penúltima colocação de um ranking de educação que comparou as “habilidades cognitivas e de desempenho escolar” de 40 países. De acordo com o estudo “The Learning Curve” (A curva de aprendizagem), encomendado pela empresa Pearson, que fabrica sistemas de aprendizado, Finlândia e Coreia do Sul estão no topo desse universo. A pesquisa levou em consideração o resultado de testes de matemática, leitura e ciências para alunos dos últimos anos do ensino fundamental 1 e 2, assim como dados educacionais de cada país sobre alfabetização e taxas de conclusão de escolas e universidades.

Realizado pela Economist Intelligence Unit (EIU), o estudo completo, que forma um banco de dados sobre o desempenho educacional de 50 países, está no site thelearningcurve.pearson.com. Índices, vídeos, artigos, mapas, informações socioeconômicas e infográficos para download etc. também estarão disponíveis na plataforma, com acesso gratuito e ilimitado.

O objetivo da pesquisa é auxiliar a comunidade escolar a identificar os principais fatores que impulsionam melhorias educacionais e que podem servir de modelo para outras regiões.

— O estudo permite uma análise extremamente sofisticada do que de fato funciona em Educação. Mostra que não tem nenhuma mágica, requer atenção e ações de longa duração, coerência e foco para melhorar o desempenho — afirma Michael Barber, chefe de educação da Pearson.

O diretor superintendente de Educação Básica da Pearson no Brasil, Mekler Nunes, afirma que a busca por mudanças na educação brasileira já existe e é sólida:

— Os educadores buscam cada vez mais fazer a diferença e está claro para a Pearson que apoiá-los é a chave para esse processo.
Já para Laércio Dona, diretor para Ensino Superior e Idiomas da companhia, “contribuir com novos subsídios como essa pesquisa global faz parte do compromisso da Pearson em promover o desenvolvimento das pessoas e do país por meio da educação”.
Entre as conclusões apontadas pela pesquisa está a de que “Bons professores são essenciais e precisam ser respeitados”.

“Não há nada que substitua bons professores. O impacto vai além de resultados educacionais positivos, podem estar ligados a fatores sociais, como baixo nível de gravidez durante a adolescência e uma maior tendência a poupar dinheiro para aposentadoria. Ter bons professores é mais do que pagar bons salários, os países com melhores desempenhos atraem grandes talentos, dão treinamentos durante suas carreiras e permitem maior liberdade”, diz o estudo.

Veja abaixo o ranking do índice global de habilidades cognitivas e de desempenho escolar:
1. Finlândia
2. Coreia do Sul
3. Hong Kong
4. Japão
5. Cingapura
6. Grã-Bretanha
7. Holanda
8. Nova Zelândia
9. Suíça
10. Canadá
11. Irlanda
12. Dinamarca
13. Austrália
14. Polônia
15. Alemanha
16. Bélgica
17. Estados Unidos
18. Hungria
19. Eslováquia
20. Rússia
21. Suécia
22. República Tcheca
23. Áustria
24. Itália
25. França
26. Noruega
27. Portugal
28. Espanha
29. Israel
30. Bulgária
31. Grécia
32. Romênia
33. Chile
34. Turquia
35. Argentina
36. Colômbia
37. Tailândia
38. México
39. Brasil
40. Indonésia

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader
11 anos atrás

Mais importante que o ranking do PIB ou mesmo do IDH, esse sim é um índice que interessa.

Fico feliz ao vermos que já ultrapassamos a Indonésia… Mais um pouquinho e passávamos o México…

Daglian
Daglian
11 anos atrás

Brasil Potência! O Gigante acordou não é???

Também nem tem muita importância, afinal, agora temos o pré-sal.

aldoghisolfi
aldoghisolfi
11 anos atrás

Sem comentários, é uma vergonha. Mas qual é mesmo o índice de aprovação da DIlma? E o do Lula?

http://www.youtube.com/watch_popup?v=MKhSKE3FkDA

Giordani
Giordani
11 anos atrás

Cadê aquele “cidadão”, aquele que desinforma reescreve o texto descaradamente?

A nação gera muita, mas muita riqueza. O problema é que se gasta mal, muito, mas muito mal e um povo sem educação sempre será refém de uma casta de ignorantes…

A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.
– Sêneca –

Renato Oliveira
Renato Oliveira
11 anos atrás

uau. que surpresa. Quem está na área da educação sabe o tanto de besteira que o Brasil faz. O resultado é esse aí.

andersonrodrigues1979
andersonrodrigues1979
11 anos atrás

Engraçado esses dias as pessoas estavam soltando fogos para comemorar um acontecimento tão importante para o país, um titulo de futebol.
Quantos empregos devem tem gerado, quantos retorno vai trazer para nosso país.
Enquanto isso garoto que ganhou varias medalhas na areá do conhecimento não aparece em comercial nenhum outro que faz um gol que não ajuda ninguém ganha rios de dinheiro.

Groo
Groo
11 anos atrás

A posição do Brasil não me impressiona. Lembro de quando eu frequentava o colegial nos anos 90 as aulas de história e geografia eram só doutrinação política de esquerda e as outras matérias eram só decoreba.

Atualmente, pelo que eu vi nas provas do ENEM, essa doutrinação começa mais cedo e atinge até as aulas de matemática.

Uma coisa que chama atençāo é a posição da Finlândia, que possui um sistema educacional com pouca rigidez disciplinar – nāo confundir com baderna -, junto com países asiáticos em que a disciplina é praticamente militar.

Fiquei curioso com o sistema educacional Indonésio.

j.neto.bio
j.neto.bio
11 anos atrás

Educação é coisa séria,por exemplo quem fez o estudo não estudou geográfia,ou eu estou desatualizado, quando foi que Hong Kong virou país? Já avisaram para os Chineses,eles sabem disso? 🙂

Vader
11 anos atrás

j.neto.bio disse:
28 de novembro de 2012 às 23:49

Parceiro, Hong Kong era na prática um país independente até alguns anos atrás e, de qualquer maneira, seu sistema educacional é completamente diferente do da China vermelha. A pesquisa destaca essa diferença.

j.neto.bio
j.neto.bio
11 anos atrás

Vader, era um território cedido por 150 anos aos ingleses, só que o mesmo foi devolvido a China,se a pesquisa é sobre países então não vale colocar Hong Kong, concorda? Então tem que ser analisado a educação chinesa como um todo, pois se for assim vamos apresentar o estado com o melhor nível educacional do brasil nesta lista ai, e quem sabe dê para subrir uma posição 🙂

Vader
11 anos atrás

Sinto muito, não entendo dessa maneira.

Vader
11 anos atrás

Aliás, até entendo sua colocação, mas acho que o fato de ter-se colocado Hong Kong separadamente não desqualifica a pesquisa; pelo contrário.

j.neto.bio
j.neto.bio
11 anos atrás

Tudo bem, mas a um fato:“habilidades cognitivas e de desempenho escolar de 40 países”; Hong Kong não é um país e foi incluido entre 40 países ,erro primário de geografia numa pesquisa internacional, mesmo você não entendendo dessa maneira!

giltiger
giltiger
11 anos atrás

1) Os critérios deste estudos estrangeiros nós SEMPRE levamos ferro e não é culpa do PT; 2) nosso resultado ruim SEMPRE fica PIOR porque ao contrário de outros países nós nunca escondemos as nossas deficiências e MUITO pelo o contrário as exaltamos e destacamos sem qualquer tentativa de escondê-las (ruim para qualquer ranking de corrupção, educação ou competitividade ou qualquer outro que SEMPRE estamos na rabeira e a GLOBO destaca para ALIMENTAR nosso complexo de vira-lata. PRINCIPALMENTE se a informação do “estudo” não é oficial do governo e sim passada por alguma ONG política ou a própria imprensa PIG brasileira;… Read more »

Vader
11 anos atrás

giltiger disse:
1 de dezembro de 2012 às 16:49

“PRINCIPALMENTE se a informação do “estudo” não é oficial do governo”

É… o problema é quando a própria informação oficial do governo não é muito melhor…

Giordani
Giordani
11 anos atrás

Chupa indonésia!!!!