Gustavo Viana, da Paraíba, consegue simplificar questões de matemática avançada ao explicar os conteúdos para os seguidores. ‘Reencarnação de Pitágoras’, brincam os fãs

Por Luiza Tenente – G1

Qual é a fórmula do sucesso para um adolescente viralizar no TikTok? Dancinhas dos hits do momento? Esquetes de humor? Para Gustavo Viana, de 14 anos, é algo como V = λ. f ou E = d.V.g.

Em um quartinho improvisado em Araçagi, município com 17 mil habitantes no interior da Paraíba, o menino grava vídeos com resoluções de problemas de exatas. Monta a lousa branca, prepara a câmera do celular e pronto, mostra como responder a uma pergunta do vestibular mais difícil do país, o do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

“Você entraria em desespero vendo essa questão? Mas é facinho, ‘vapo’! Vou te mostrar, fica até o final”, diz Gustavo, no início de um vídeo que já passou de 3,5 milhões de visualizações.

E é assim, com gírias entre uma expressão algébrica e outra, que as Dicas do Guga viralizaram nas redes sociais no início de fevereiro. Os seguidores ficam impressionados com a habilidade que o jovem tem de simplificar amontoados de números e incógnitas.

Nos comentários dos posts, não faltam fãs: os que agradecem aos céus pela existência de Gustavo (“você é um divo, obrigada!!”), os que choram por não terem conhecido o menino antes (“se esse garoto tivesse sido meu professor, eu estaria na Nasa hoje!”) e os que ficam chocados de ver um adolescente de 14 anos resolvendo logaritmos (“esse menino nasceu ensinando log para o médico”; “reencarnação de Pitágoras”).

A inspiração de Guga é sua mãe, que faleceu em 2022 — ela também postava vídeos com dicas de estudo, só que na área de língua portuguesa. “Foi quem me estimulou. Aprendi a ver a educação como uma arma poderosa para o meu futuro”, conta o menino, que atualmente mora com a avó.

Mas como um adolescente de 14 anos sabe conteúdos avançados de exatas?

Aluno do 1º ano do ensino médio da rede privada, Gustavo conta que sempre teve facilidade na escola:

  • tirou nota 10 de média em todas as disciplinas no último boletim;
  • foi medalhista da Olimpíada Brasileira de Astronomia em 2023;
  • e é monitor de estudos dos colegas da turma em matemática, ciências, história, inglês e geografia.

Aos poucos, ele foi se interessando por conteúdos mais avançados de exatas, ensinados apenas na universidade.

“Passei a estudar por fora, porque quero seguir o caminho da engenharia, e as matérias que ensinam na escola não caem nos concursos em que quero passar. No colégio, é como se fosse sempre o básico do básico”, diz.

Ele, então, vê videoaulas e resoluções de questões mais difíceis na internet, para entender o conteúdo e conseguir explicá-lo aos seguidores de maneira simplificada.

“Meu hobby é estudar. Quando estou focado, estudo sem pausas das 6h às 11h e fico pensando em como vou abordar os temas no meu canal”, diz.

“Olho para a prova do ITA e penso: não é impossível para mim. É complexo, não vou mentir, mas, se eu tiver bons professores e bons materiais, vai dar certo de estudar engenharia lá.”

Enquanto o vestibular não chega, Guga brinca de construir miniaturas de parques. A partir de materiais recicláveis, como palito de picolé e fios descartados, ele monta projetos e faz maquetes funcionais. E não pense que são simples, viu? Elas têm até barco viking motorizado.

“É um trabalho árduo, porque produzo toda a estrutura. Algumas [miniaturas] levam um mês para ficarem prontas”, diz. “Vou me aprimorar, porque quero seguir nessa área de projeção e de mecânica. Estudando no ITA, vejo a chance de produzir foguetes no futuro.”

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emmanuel
Emmanuel
2 meses atrás

Eu com 14 anos estava vendo TV Colosso.

BVR
BVR
Reply to  Emmanuel
2 meses atrás

🤣🤣🤣🤣Emmanuel, bom humor é fundamental!!!

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  BVR
2 meses atrás

kkkkkkkkkk

Dworkin
Dworkin
Reply to  Emmanuel
2 meses atrás

Com 14 estava estudando pra EPCAR e fazendo questões igual esse menino ai. Mlk brabo.

Guacamole
Guacamole
2 meses atrás

Infelizmente, esse tipo de mente não é valorizada no Brasil.
Provavelmente vai ganhar alguma bolsa e ir lá pra fora.

O pior é que não o culparia se o fizesse.

A C
A C
2 meses atrás

Apesar de nao ter correlacao direta com o assunto de Defesa ou Forcas Terrestres, recebo essa noticia efusivamente. Sendo o pais do carnaval e futebol, parabens ao ForTe por divulgar tao honrosa e valorosa noticia, algo cada vez mais raro nos dias de hoje. Desejo que o Gustavo inspire a sua geracao (e outras tambem) a apreciar a matematica/ciencia e o Portugues.

*texto sem acentuacao, teclado ingles.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  A C
2 meses atrás

Isso é ciência! E ciência & tecnologia tem à tudo à ver com o tema Defesa. Um garoto como esse pode muito facilmente ser um cientista no futuro…

BK117
BK117
2 meses atrás

Lembro de ter visto que há uma diferença bizarra no TikTok (e apps correlatos). Os conteúdos orientais (pelo menos os que aparecem aqui) são geralmente alguém fazendo algo bacana de cunho científico, de engenharia, ou uma gambiarra bem útil pelo menos, enquanto por aqui (acho que em grande parte do ocidente) predominam conteúdos bem fúteis. Bom ver que isso está mudando. Eu não conhecia (até por que não uso TikTok), mas me dá uma alegria tremenda ver esse garoto ganhando essa popularidade. Não só o moleque é um gênio e ensina bem, como vai ajudar e incentivar outros jovens a… Read more »

Last edited 2 meses atrás by BK117
Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  BK117
2 meses atrás

Saiu uma pesquisa recente indicando que a maioria dos alunos, mesmo de escolas particulates, nāo sabem o básico de matemática.

A educaçāo brasileira é perdida, infelizmente esse garoto é só a exceçāo da exceçāo.

Werner
Werner
Reply to  Allan Lemos
2 meses atrás

_______

COMENTÁRIO APAGADO.

5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Heinz
Heinz
Reply to  Werner
2 meses atrás

_____

COMENTÁRIO APAGADO.

5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Allan Lemos
Allan Lemos
2 meses atrás

Eu fujo de matemática como o diabo foge da cruz.

DanielJr
DanielJr
2 meses atrás

Tomara que o algoritmo do aplicativo não enterre o canal dele.

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  DanielJr
2 meses atrás

Ele tem 3 mil inscritos. Felipe Neto 46 milhões.
O brasileiro é estranho.

juarez
juarez
2 meses atrás

Sensacional, que garoto incrível.

Eu sou ele no mundo inverso… Sou um zero a esquerda na matemática

Sergio
Sergio
2 meses atrás

Um gênio, espírito privilegiado. Reencarnou assim.

Nada, nenhum esforço pessoal, nenhum apoio governamental, por mais hercúleo que seja, transformará alguém no rapazinho da matéria.

Alguns vem inteligentes, outros presos a mentes limitadas, outros com grande capacidade de trabalho e outros mal conseguem carregar caixas de fruta sem fazer algo errado.

Outros vem belos, outrem fazem enorme sucesso sexual com as mulheres enquanto alguns beiram a meia idade virgens ou quase e por aí vai…

Jovens como esse nos servem de reflexão.

Quem somos? Temos realmente algum controle sobre nosso papel nessa comédia?

Jagder
Jagder
2 meses atrás

Coitado, nasceu no Brazil.

Kommander
Kommander
Reply to  Jagder
2 meses atrás

Óculos grande, cara de nerdão… O garoto já nasceu esperto. Único erro dele foi nascer no BraZil mesmo.

Parabéns ao ForTer pela matéria, esse garoto tem um futuro brilhante pela frente! É esse tipo de talento que a gente tem que valorizar, e não quem fica balançando o rabo.

Last edited 2 meses atrás by Kommander
Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Kommander
2 meses atrás

Não sabia que se dava para escolher onde nasce kkkk

Henrique
Henrique
Reply to  Orivaldo
2 meses atrás

infelizmente não da pra escolher, mas da pra escolher não morar no país

Orivaldo
Orivaldo
2 meses atrás

Tinha que ter escolas específicas para essas crianças com a mente elevada. E olha eu vou te dizer que no Brasil tem muitas

Last edited 2 meses atrás by Orivaldo
RODES
RODES
2 meses atrás

The Logical Song

Diogo de Araujo
Diogo de Araujo
2 meses atrás

Algum país rico vai levar ele embora para que possa produzir loucamente em um laboratório qualquer, ficar rico e não levar crédito nenhum, pois o chefe das pesquisas é sempre um local.

Um Simples Brasileiro
Um Simples Brasileiro
2 meses atrás

Milagre! Longe de ser o que costumam ver no TikTok…