Exército Brasileiro recebe simulador de Guerra Cibernética

1

Brasília – No dia 22 de novembro, no Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (CIGE), o Exército recebeu o Simulador de Operações de Guerra Cibernética (SIMOC) da empresa Decatron. O software provê suporte para especialização de recursos humanos em análise de vulnerabilidades de redes, permitindo a execução de ações, em ambiente controlado, de proteção cibernética e defesa ativa, além do treinamento baseado em cenários reais de catástrofes e comprometimentos de infraestruturas críticas nacionais.

O SIMOC foi idealizado pelo CIGE e desenvolvido pela Decatron, empresa 100% brasileira, seguindo as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa. É uma solução pioneira na América Latina, de uso dual e que integra componentes reais e ativos de rede virtuais, utiliza prioritariamente software livre e permite o acompanhamento e a avaliação de todas as atividades executadas pelos alunos em tempo real, otimizando o resultado dos treinamentos. O Exército, com essa iniciativa, promoveu a geração de emprego e de renda no Brasil, com os recursos orçamentários do Ministério da Defesa.

Na mesma oportunidade, foram apresentadas as possibilidades do SIMOC e demonstrado o seu emprego durante o exercício conduzido no CIGE, como coroamento do Curso de Guerra Cibernética, primeira atividade de ensino dessa natureza realizada no âmbito das Forças Armadas.

O Curso contou com alunos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica e teve como objetivo habilitar os militares para empregar técnicas e ferramentas de Guerra Cibernética, visando à preservação do sigilo das informações transmitidas ou armazenadas em meios que utilizam a tecnologia da informação.

As atividades caracterizaram a importância dada pelo Exército à defesa de seus ativos na área de tecnologia da informação, à capacitação de seus recursos humanos nesse complexo domínio do conhecimento e à parceria com o setor privado na importante e inovadora produção do SIMOC.

O evento foi prestigiado pelo Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Exército Sinclair James Mayer, e por autoridades do Ministério da Defesa, da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

FONTE: EB

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments