quarta-feira, dezembro 1, 2021

Saab RBS 70NG

Mudanças Geopolíticas: Paquistão/Índia, Israel/Síria

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

1. PAQUISTÃO/ÍNDIA: Pela primeira vez em 11 anos, o Exército do Paquistão modificou o “Livro Verde” que encapsula sua doutrina militar fundamental. Entre outras alterações, a nova edição do “Livro Verde” estabelece que a mais grave ameaça à segurança nacional do Paquistão é representada pela militância islamista doméstica, e não mais pelo anterior principal inimigo externo do país, a Índia. O documento contém capítulo inteiramente novo, dedicado ao tratamento das chamadas “formas subconvencionais da guerra”, o qual descreve as ameaças representadas por indivíduos e organizações envolvidos em ações de terrorismo e guerrilha contra o Estado paquistanês. Do contingente ativo das forças terrestres, de 550 mil homens, 65% estão no patrulhamento da fronteira oriental (indiana) do país; em contraste, apenas 20% das tropas encontram-se dedicadas à proteção da faixa de fronteira noroeste (afegã), onde se situam os principais santuários dos movimentos jihadistas atuantes na Ásia Central e Meridional. A redistribuição física do poder terrestre paquistanês poderia desdramatizar as tensões militares entre Islamabad e Nova Délhi e facilitar a reconciliação bilateral.

2. ISRAEL/SÍRIA Netanyahu anunciou que Israel construirá uma cerca nas Colinas de Golã, nos mesmos moldes da que está sendo finalizada na fronteira do Sinai. Segundo ele, a nova cerca tornou-se necessária uma vez que, do lado da Síria, “o exército sírio afastou-se e, no seu lugar, forças da Jihad Global avançaram”. Netanyahu voltou a comentar a grande instabilidade do regime sírio e sua preocupação com a questão das armas químicas naquele país. Ressaltou que Israel se está coordenando com os EUA e outros países, para preparar-se “para qualquer cenário e possibilidade que venha a ocorrer”.

FONTE: Ex-Blog do Cesar Maia

- Advertisement -

2 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
rodrigo
rodrigo
8 anos atrás

A regiao de Latakia e Tartus será o ultimo bastiao do governo de Assad.

Ali, a Russia vai garantir a independencia de um novo país.

Luciano
Luciano
8 anos atrás

A continuar assim, Israel será o 1º país 100% murado e cercado do mundo.

Últimas Notícias

EDEX 2021: GIDS do Paquistão revela o SHAHPAR-II, drone armado de média altitude e longa duração

O conglomerado de defesa do Paquistão, Global Defense and Industrial Solutions (GIDS), revelou uma versão armada de seu drone...
- Advertisement -
- Advertisement -