Sucessão na Venezuela: Itamaraty adota cautela e espera solução “doméstica”

18

Chavez e Assad

vinheta-clipping-forte1 A posição do Itamaraty em relação à sucessão na Venezuela é de cautela. Diplomatas brasileiros veem a situação como excepcional e esperam uma saída “tranquila” e “interna” para o impasse.

Por ora, a atitude demonstrada por representantes do Ministério das Relações Exteriores é diversa da anunciada pelo assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, que anteontem defendeu o adiamento da posse de Chávez por até seis meses.

Garcia diz que a Constituição venezuelana prevê o adiamento por 90 dias renováveis por mais 90 em caso de afastamento temporário, como o de Chávez.

Para integrantes do Itamaraty ouvidos pela Folha, o texto constitucional dá margem a diferentes interpretações em relação ao período máximo do afastamento temporário, antes da convocação de novas eleições.

Não que o ministério seja necessariamente a favor de novo pleito no curto prazo, até porque o presidente foi eleito e seu afastamento é temporário.

Internamente, o Brasil espera uma saída negociada e “doméstica”, que não implique ruptura democrática.

Nos bastidores do governo, há muita preocupação com a saúde de Chávez e com os desdobramentos políticos do adiamento de sua posse.

FONTE: Folha de São Paulo, via resenha do EB

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Darkman
Darkman
11 anos atrás

Nosso Chapolin está com problemas sérios, pq o Zé Maria está rondando seriamente sua pessoa.
Fico imaginando se realmente acontecer a passagem do Hugo Chávez para o outro lado da vida, como vai ficar a Venezuela.

Drcockroach
Drcockroach
11 anos atrás

Evidentemente nao desejo mal a ninguem, mas seria fantastico que o chavismo/bolivariano tomasse um pontapeh no traseiro nas proximas eleicoes e a Venezuela, entao, participasse ativamente do Mercosul, para desespero do sujeito de excelente nivel, “top top Garcia”, que gosta de dar pitacos sobre os outros paises companheiros…

[]s!

Vader
11 anos atrás

Legenda da foto:

“Dois vermes aguardando na fila para encontrar Baal Zebul” 🙂

Observador
11 anos atrás

Acho engraçado é a atitude do Itamaraty.

No caso do Paraguai, quando expulsaram o Ludo, consideraram um golpe, mesmo obedecendo a Constituição.

Naquele momento, ninguém no Itamatary considerou que haviam “diferentes interpretações”.

Agora, no caso da Venezuela, os nossos ilustres diplomatas, mesmo diante dos malabarismos políticos que estão fazendo para não convocar novas eleições, deixando no comando do país o vice, que sequer é escolhido pelo povo, se acha tudo normal.

É este bando sem-caráter que defende os interesses do nosso país.

rodrigo
rodrigo
11 anos atrás

eu acho que o chapolim morreu, só estao esperando as coisas normalizarem na venefavela.

GIORDANI
GIORDANI
11 anos atrás

No brazil, lula se faz de morto para voltar a presidência…
Em cuba, “esteban” se faz de vivo para continuar presidente…

Êh cumpañerada!

MAD DOG
MAD DOG
11 anos atrás

Ora, ora, ora!!!

Como vai ficar agora o molusco (Pink), preste a perder um de seus sócios!!! (Cérebro)… Como vão poder unificar parte do continente em seus devaneios de conquista o Mundo, ops, quero dizer América do Sul!!! … e se perpetuarem no poder!!! … Cada um com seu engodo, lá o Bolivarismo, aqui um projeto democrático, com a compra de votos institucionalizada por meio de um programa social de bolsa família.

Já perderam o Paraguai… rsrs

Não contavam que um SER maior realmente existe e é infinitamente BONDOSO E JUSTO!

Vader
11 anos atrás

Observador disse:
10 de janeiro de 2013 às 12:21

Amigo, de todas as áreas do governo brasileiro uma que precisava ser encerrada e refundada após o governo do PT é a diplomacia. O Rio Branco tinha que ser fechado, todos os diplomatas demitidos, e começar-se tudo do zero.

AM
AM
11 anos atrás

Este blog deveria levar outro nome. Ao invés de “Forças Terrestres” deveria ser algo tipo “Reacionários Unidos” ou “Puxa-sacos do Tio Sam”, algo que realmente o identificasse como panfletim anti-PT que é.

De Força Terrestre aqui não tem nada. É só propaganda ideológica!

ivanpqdt
ivanpqdt
11 anos atrás

Concordo com a opinião do Observador! É triste perceber que a Política Externa Brasileira está subordinada à posição de um Partido Político!
Sds

Cicero
Cicero
11 anos atrás

Observando o comportamento político do Brasil, será que realmente existe uma solução para nós? A cada momento nos afastamos do ideal democrático e estamos demonstrando ao mundo o tipo de relações que apoiamos (Venezuela, Irã, Cuba, Bolívia, China), nenhum destes pode-se dizer que é um exemplo democrático. Para onde estamos caminhando? Será que o caminho que estamos indo nos levará a dissolução do país como conhecemos?

Christiano
Christiano
11 anos atrás

Como sempre a PeTralhada fica em cima do muro,esse itamaraty é uma vergonha mesmo. Rui Barbosa deve estar se “remexendo” no túmulo…

Requena
Requena
11 anos atrás

Esses dias comentei a mesma cisa que o Vader escreveu.

Tem que fechar o Itamaraty, demitir TODO MUNDO lá de dentro e começar tudo de novo.

Almeida
Almeida
11 anos atrás

O problema não é o Itamaraty, é a ideologia do Foro de SP que foi enfiada goela abaixo dos nossos diplomatas pelo governo petista.

Observador
Observador
11 anos atrás

AM disse:
10 de janeiro de 2013 às 14:19

Sujeito, gente como você, raivosa e antrolhada, verdadeiras viúvas do comunismo, é faz a ruína deste país.

Se não gostou daqui,sugiro que vá comentar em blogs de sindicatos, de ONGs fajutas e de jornalistas chapa-branca, todos mantidos com dinheiro público.

Lá você poderá debater com outros petistas e baba-ovos do Lula, pessoas tão inteligentes quanto você.

É só abrir comentários a todo mundo que começa a aparecer a “fauna”…

giltiger
giltiger
11 anos atrás

A política externa de um país está SEMPRE ligada ao partido que o governa. Por exemplo atualmente a política EXTERNA americana é ditada pelo partido Democrata. No Brasil é ditada pelo Partido dos Trabalhadores entidade política vinculada aos três últimos presidentes da República eleitos nesta nação sul-americana. Morro de rir dos analistas d Globo e da Globo News vociferando ilegalidades e dando passagem a protesto da oposição venezuelana quando deveriam ter uma MÍNIMA COMPOSTURA HISTÓRICA. Pelo menos quem CO-patrocinou a ruptura HISTÓRICA de dar posse “legal” a um Vice-Presidente (José Sarney) eleito num Colégio Eleitoral Indireto enquanto o presidente realmente… Read more »

Giordani
Giordani
11 anos atrás

giltiger disse:
11 de janeiro de 2013 às 4:04

Como sempre o cidadão reescreve os fatos sob a óptica do absurdo. O que tu colocas no chimas, índio velho???

Cara! Está na constituição da venezuela! Constituição feita sob inspiração do atual governo de “esteban”! Assim como foi com a posse do $arney! A constituição venezuela, a sua carta magna, foi ras-ga-da…

Quando o Paraguay usou sua constituição, foi taxado de golpista. A venezuela rasga sua constituição e taxada de legalista????? Maldito sejam os Maias que trolaram a humanidade!!!

Observador
Observador
11 anos atrás

giltiger disse: 11 de janeiro de 2013 às 4:04 O cidadão vem aqui defender a linha diplomática absurda determinada pelo partidinho que está no poder, desenterrando um um episódio de quase trinta anos atrás. Primeiro: o Brasil daquela época, graças a Deus, era outro: instituições fracas e incipientes, pouca democracia. Países que baseiam a sua liderança em pessoas e não em instituições sofrem com isto, como o Brasil daquela época e a Venezuela de hoje. Do jeito que você fala, também seria legítimo o GF decretar o calote da dívida externa, num ato absurdo, político e completamente desnecessário (o Brasil… Read more »