OTAN_468

O plano de cooperação militar entre a Otan e a Rússia prevê vários exercícios conjuntos e treinamento em 2013, disse na última quarta-feira (16) o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas russas, coronel general Valerii Gerassimov.

“O objetivo será elaborar as questões da cooperação prática em logística e combate ao terrorismo, bem como resgate no mar. Em especial, está previsto o treinamento ‘Logístico Capaz’, planejado para ser realizado neste verão na Eslováquia, onde será praticada a forma de se assegurar combustível, alimentos e outros recursos para os contingentes militares”, disse Gerassimov na conclusão da reunião do Conselho entre Rússia e Otan, que ocorreu em Bruxelas.

Ele também informou que a Rússia irá participar de exercícios Céu Vigilante, programado para o segundo semestre do ano.

“Nos treinamentos serão praticadas tarefas de combate ao terrorismo no transporte aéreo”, disse Gerassimov.

Gerassimov informou que um plano de cooperação militar para o ano de 2013 foi adotado durante a reunião da quarta-feira.

“Continuaremos a cooperar em áreas como o combate ao terrorismo, pirataria, salvamento no mar, logística e no intercâmbio acadêmico e militar”, disse.

Gerassimov também informou que a Rússia está disposta a discutir as perspectivas de cooperação com a OTAN sobre defesa antimíssil.

“Estamos prontos para futuras conversações, incluindo também a preparação dentro do Conselho Rússia-OTAN de análise conjunta das condições da estrutura de uma possível cooperação na área de defesa antimísseis na Europa.”

“Esperamos que a aliança tome medidas para eliminá-las. Falamos abertamente sobre tudo isso aos nossos colegas”, informou o general.

Defesa antimísseis

Gerassimov disse ainda que a situação em torno das questões de defesa antimísseis  continua a ser complexa e ainda não foi possível chegar a soluções mutuamente aceitáveis para eliminar o sistema potencial anti-russo.

“Dissemos isso francamente para os nossos parceiros. Tentamos não só explicar, mas também mostrar, usando modelagem no computador, onde estão fundamentadas as nossas preocupações”, disse.

“Não temos a intenção de limitar a Otan na criação de um escudo antimísseis contra ameaças de mísseis do Oriente Médio. Mas temos o direito de esperar que a segurança dos países da Otan não será atendida em detrimento da segurança da Rússia.”

Ele observou que “é complicado construir uma relação de confiança se nossos meios de impedimento estão na mira dos meios de defesa de antimíssil da Otan”.

“Concordamos hoje em prosseguir o diálogo para procurarmos em conjunto uma maneira de sair dessa situação difícil”, completou o general.
Publicado originalmente pela agência RIA Nóvosti

FONTE: Gazeta Russa (adaptação do Forças Terrestres)

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Requena
Requena
11 anos atrás

Conheço gente que chora ao ler uma notícia dessas.
E vocês sabem de quem eu tô falando… 😀

Vader
11 anos atrás

Se a Rússia se comportar direitinho por uns anos talvez um dia a deixem entrar na OTAN.