4koreas

vinheta-clipping-forte1O Exército da Coreia do Sul disse que vai atacar a Coreia do Norte e mirar suas principais lideranças, se o governo norte-coreano lançar um ataque, como ameaçou fazer em resposta ao que diz ser exercícios militares “hostis” entre forças norte-americanas e sul-coreanas.

Um dos principais generais da Coreia do Norte, em uma rara aparição na televisão estatal na terça-feira, disse que o governo havia tornado sem efeito seu acordo de armistício com Washington e ameaçou uma ação militar contra os EUA e a Coreia do Sul se os treinos continuassem. Os exercícios militares começaram em 1o de março.

As tensões têm crescido em toda a península coreana desde que o Norte, sob a liderança do jovem Kim Jong-un, que assumiu o cargo há pouco mais de um ano depois da morte de seu pai, lançou um foguete de longo alcance em dezembro passado.

Após isto, o país realizou um terceiro teste nuclear em 12 de fevereiro, provocando a perspectiva de mais sanções da ONU, que devem ser anunciadas formalmente na quinta-feira depois de Estados Unidos e China, único grande aliado diplomático do Norte, fecharem um acordo para punir Pyongyang.

Ao mesmo tempo, a Coreia do Norte intensificou suas ameaças militares contra a Coreia do Sul e os Estados Unidos, provocando uma concisa advertência de Seul, na quarta-feira, de que não iria ficar de braços cruzados, caso seu território fosse atacado.

“Temos todos os preparativos prontos para um castigo forte e decisivo, não só contra a fonte da agressão e as suas forças de apoio, mas também o elemento de comando”, afirmou o major-general do Exército sul-coreano, Kim Yong-hyun, em uma entrevista coletiva em uma das mais clara ameaças que Seul fez.

A retórica belicosa da Coreia do Norte raramente vai além disso, apesar de em 2010 ter afundado um navio da Marinha sul-coreana, matando 46 marinheiros, além de bombardear uma ilha sul-coreana, matando civis, no mesmo ano.

A nova presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, comprometeu-se a se envolver com o Norte se este abandonar seus planos nucleares, mas agora enfrenta a perspectiva de um desafio hostil no início de seu mandato de 5 anos.

(Reportagem adicional de Michelle Nichols, na ONU, e Sui-Lee Wee, em Pequim)

FONTE: O Estado de S. Paulo

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
guilherme
11 anos atrás

coreia do sul sem o apoio do tio sam não derrota coreia do norte

Reginaldo Bacchi
Reginaldo Bacchi
11 anos atrás

Isto é o que chamo de “não noticia”!

Informa o obvio.

Bacchi

Vader
11 anos atrás

Esses mortos de fome norte-coreanos não duram uma semana de combate contra um exército moderno como o sul-coreano. Vai ser um maldito e sangrento massacre.

É duro, mas já passou da hora desse regime acabar. E agora até a China concorda com isso.

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
11 anos atrás

O Sul não derrota o Norte em q mundo ??

A Coréia do Norte não tem recursos para manter a sua população livre da fome e de outras necessidades básicas… imagina para manter uma campanha militar de larga escala !?!?!

Uma guerra não é feita somente de polvora e sangue…

Olha q eu nem citei o abismo tecnológico existente entre Norte e Sul…

Bravoone
Bravoone
11 anos atrás

Acho muito engraçado a atitude de certas pessoas aqui ao comentar notícias sobre Cuba, Coreia do Norte, Venezuela e etc, nota se uma certa hostilidade sem sentido, como se esses países fossem o “mal” do mundo, somente por que não se renderam ao padrão Norte-americano ou mesmo o padrão Eurocêntrico, todos acham muito bonito o Império Britânico, responsável pela Guerra do Ópio, feita para obrigar os Chineses a consumir narcóticos, pelo extermínio de povos nativos da Oceania, pela fome na Índia e na Irlanda e centenas de campanhas criminosas ao redor do mundo, isso é lindo né? e os Estados… Read more »

andre
andre
11 anos atrás

ja passou da hora da coreia do sul e seus amigos invadir a coreia do norte o tão esperando eles consegui uma arma atômica pra agir .

Bravoone
Bravoone
11 anos atrás

Caro Vader, não conheço o senhor, mas acho que deveria medir melhor suas palavras, pois demonstra uma certa insensibilidade com as milhões de pessoas que hoje passam fome no mundo, ainda mais quando tal situação é utilizada como termo “pejorativo” a uma determinada nação, creio que ninguém goste de passar por tal situação, e os coreanos não estariam assim se não fosse pelas sanções e outras mediocridades impostas pela ONU ao país, o que deve acabar é o regime norte-americano, pois quem não serve a eles só acaba ficando com essa saída, ficar isolado, cheio de sanções, e etc.

Lucas Mateus Andrade
Lucas Mateus Andrade
11 anos atrás

Agora é esperar a Coréia da Morte fazer a burrada.

Rafael Bastos
Rafael Bastos
11 anos atrás

Nada de novo, de novo…

Escuto essa conversa desde que me conheço por gente, ameça do norte e retaliação do sul…

Isso é de cansar, e infelizmente nada nunca acontece, não que eu ame guerras ou as deseje, elas devem ser evitadas a todo custo, mas não me conformo em ver o mundo permitindo um desgoverno que trata da pior maneira possível o seu povo.

Giordani
Giordani
11 anos atrás

guilherme disse: 6 de março de 2013 às 15:04 Penso que o amigo deva ler um pouco mais sobre a região. A CN sem o apoio chines não sobrevive a uma semana de guerra. É uma cuba atômica. E sem esse papinho ideoPaTa de que a CN é oprimida pelos USAmericanus malvados. Vai ver se a casta política dominante está passando necessidades. Eles tudo do bom e do melhor do mundo Ocidental! Se bobear, tem até mulatas cariocas por lá! Por um acaso tu achas que os irmãos castro e os seus passaram necessidades depois de tomarem o Poder? Quem… Read more »

milvorossarola
milvorossarola
11 anos atrás

Bravoone:

FInalmente uma opinião sensata.
Muitos criticam a “ditadura” em alguns países, mas quando falam na que tivemos aqui…
Não acredito (nem nunca acreditei), nessa história de “mocinhos” e “bandidos”.
Você pode ser defensor do capitalismo ou do socialismo. Optar por um dos dois não significa ser bonzinho ou malvado. Essa guerra fria já acabou faz tempo.

Vader
11 anos atrás

Bravoone disse: 6 de março de 2013 às 17:37 “como se esses países fossem o “mal” do mundo” Um país que detona uma arma nuclear atrás da outra, e ameaça atacar nuclearmente outro se a ONU impuser sanções econômicas, é essencialmente MAU. E não tem pílula que doure isso. Aliás, a própria China já perdeu a paciência com o regime norte-coreano. A CN é hoje a PIOR TIRANIA DO GLOBO, e se Deus quiser irá desaparecer em breve. “os cubanos malvados não tem uma criança passando fome em suas ruas” Ahahaha, ah tá bom… Cara, vai ver o consumo de… Read more »

Vader
11 anos atrás

Olha aqui que belezinha de país o sr. defende, sr. “bravouan”:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/03/coreia-do-norte-ameaca-eua-com-ataque-nuclear-preventivo73.html

jairo
jairo
11 anos atrás

Caros E devemos considerar, que na hipótese(horrível diga-se de passagem – mas infelizmente possível) de um confronto – o povo norte coreano, uma vez livre do aparato de repressão, irá com certeza apoiar os irmãos do sul, e se revoltar, ajudando a acabar com o regime infernal do norte! defender o regime do norte é coisa de insanos – ser anti-americano é uma coisa(que eu não concordo, mas respeito) – mas defender que a população do norte seja mantida escrava pelos “amados líderes” é coisa de loucos – como disse o Vader, sempre resta a hipotese de mudar para lá.… Read more »

Requena
Requena
11 anos atrás

Lord Vader sendo cruel como sempre hahahahaha

Marcos
Marcos
11 anos atrás

Off topic:

“Pyongyang ameaça os EUA com ‘ataque nuclear preventivo” (EFE)

O Ping-Pong não estaria fazendo toda essa bravata não tivesse a China por trás. Para o Mundo, a China “democrática” condena as ações da Coréia do Norte. Lá por trás, no Mundo real, a China Comunista não só apoia como incentiva essas bobagens do Ping-Pong. Ping-Pong não passa de outro Zé Mané, porque na hora que a coisa esquentar, é o dele que estará na reta.

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
11 anos atrás

“Vader disse:
7 de março de 2013 às 9:41

Se oriente meu amigo, o povo lá limpa o traseiro com folha de bananeira, porque até papel higiênico falta!”

Trabalhei com um cubano, na Souza Cruz… uma vez por ano, ele voltava a cuba com as malas cheias…
Ele levava escovas e pastas de dentes, sabonetes, como disse o Vader, uma mala socada de rolos de papel higiênico

Ivan
Ivan
11 anos atrás

A Veja fez um comparativo há alguns anos atrás entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. Algumas coisas mudaram, para pior no norte e para melhor no sul. Mas ainda é válido para perceber a disparidade entre as duas metades de uma nação. http://veja.abril.com.br/quem/coreia-norte-coreia-sul.shtml Com território mais ou menos equivalente, o norte é mais montanhoso e frio, enquanto o sul tem relevo mais suave, sendo que há planícies no leste de toda a península coreana, com as duas capitais, Pyongyang e Seoul, nestas planícies e na região central da Coreia, próximas da fronteira. São quase 24 (vinte… Read more »

Ivan
Ivan
11 anos atrás
GIFT
GIFT
11 anos atrás

Palmas para Vader……..

Marcos
Marcos
11 anos atrás

Pois é, caro Almirante Ivan, o pior é que esses produtos são fabricados na Coréia, por empresas coreanas. Enquanto isso, por aqui… nada! A única tentativa de se fabricar automóvel genuinamente nacional parou lá na Gurgel.

roberto bozzo
roberto bozzo
11 anos atrás

Isso é bravata pra conseguir algumas migalhas a mais … antes da CN tentar algo vai pedir permissão à China, pois é esta quem lhe dá mais sustento..
Mas os chineses não tem qualquer interesse em um ataque preventivo, uma porque a retaliação seria nuclear também e bem em suas fronteiras, portanto também seria atingida; e sem a CN fazendo o “cordão de isolamento” fronteiriço, as tropas americanas poderiam estacionar diretamente em suas fronteiras, abrindo um flanco perigoso.

Vader
11 anos atrás

E a coisa tá feia mesmo: agora a Coréia considerou cancelado o armistício de 1953:

http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/coreia-do-norte-diz-que-armisticio-com-seul-perdeu-validade

Vader
11 anos atrás

Correção: Coréia “Vermelha”

Átila
Átila
11 anos atrás

Salve Vader!
Parabéns pela intervenção.
Fico apenas preocupado com a proliferação de agentes esquerdistas tentando subverter todos os lugares por onde passam.
É uma luta difícil essa contra o maldito Gramscismo.