Avere CBRN: novo veículo desenvolvido pela Indra visando ameaças NRBQe

0

INDRA - CBRN Advanced Reconnaissance Vehicle - AVERE - foto INDRA

Indra completa desenvolvimento de veículo de reconhecimento de ameaças do tipo Nuclear Radiológico Biológico Químico e de explosivos improvisados (NRBQe), de última geração

Logo_Indra_CMYKA Indra completou o desenvolvimento de um veículo de reconhecimento de ameaças do tipo Nuclear Radiológico Biológico Químico e de explosivos improvisados (NRBQe).

O sistema permite às equipes especializadas deslocarem-se à zona contaminada para realizarem trabalhos de detecção e identificação de possíveis agentes contaminantes em condições de segurança. Este projeto de P&D contou com o apoio do CDTI (Centro de Desenvolvimento Tecnológico Industrial da Espanha).

Utilizando como plataforma um furgão comercial, a Indra habilitou um espaço seguro de trabalho para os operadores, um chefe de operação e um condutor. O veículo está pressurizado e, no caso de acidente que afete sua habilidade, um sistema de máscaras acoplado ao equipamento de filtragem permite respirar ar limpo.

Os operadores contam com um sistema de medição e espectrometria gama e de amostragem de partículas em suspensão para detecção de materiais nucleares e radiológicos. Para acoplar o sistema ao veículo foi realizado um desenho ad hoc. Por outro lado, para sua segurança, os técnicos portam um dosímetro individual, que os alerta em caso de que os níveis de radiação possam supor algum perigo.

O veículo também conta com um sistema de detecção e identificação de compostos químicos locais e outro de detecção remota de nuvens contaminantes, que chegam a distâncias de até cinco quilômetros. Está preparado também com uma equipe de identificação química por espectrometria de massas.

Com relação à análise biológica, a plataforma dispõe de um sistema de detecção e de amostragem. E no âmbito da detecção de explosivos, incorpora um sistema portátil de espectrometria LIBS, tecnologia que emprega um laser de alta energia para detectar resíduos de explosivos em traços de uns poucos nanogramas.

Análise e envio de informação

Todos os dados que recolhem os distintos equipamentos são centralizados em um sistema de gestão de informação (LIMS) que porta o veículo e que se enviam ao centro de controle mediante um link mais conveniente (Satcom, Tetra, etc).

Além disto, o veículo conta com uma aplicação para monitorizar em tempo real e georreferenciar os agentes contaminantes. Para isto, fusiona a informação recolhida com dados que facilitam a unidade meteorológica que porta. Este sistema permite realizar uma primeira estimativa de até onde e com que rapidez se estenderá a contaminação.

Os operadores contam com um sistema de respiração autônoma e trajes de proteção (nível A) para realizar atuações fora do veículo. Podem assim recolher amostras a pé e sinalizar a zona contaminada. Todas estas utilizações tornam o veículo em um dos mais avançados sistemas que podem se encontrar no mercado civil. Pode, além disto, ser adaptado para que as Forças Armadas de qualquer país possam empregá-lo, realizando simplesmente algumas adaptações nas características do veículo.

Uma solução prioritária

A segurança NRBQ e a detecção de explosivos improvisados são duas das áreas em que os Ministérios de Defesa estão destinando maiores esforços nos últimos anos. A Indra é uma companhia pioneira neste âmbito, com mais de 20 anos de experiência. Conta com sistemas de desenvolvimento próprio, que cobrem todas as fases de uma ameaça: detecção e alerta, identificação da ameaça, proteção das infraestruturas críticas e a descontaminação.

Uma das recentes soluções desenvolvidas pela companhia é o monitor de radiação Janus. Trata-se de um sistema passivo e, portanto, totalmente inócuo, capaz de detectar radiação gama ou nêutrons em pessoas ou veículos. Aplica-se ao controle de resíduos e materiais que entram e saem de zonas industriais, para assegurar que não estejam contaminados radiologicamente e evitar sua propagação acidental. Também está sendo empregado em fronteiras, zonas portuárias e aeroportos, para evitar que o transporte não autorizado de substâncias radiativas.

A tudo isto se soma a experiência na aplicação de distintas tecnologias para enfrentar ataques com artefatos explosivos improvisados (IED). A companhia forneceu à Agência Europeia de Defesa (EDA) um laboratório de transportável que está sendo utilizado no Afeganistão. Também é pioneira no desenvolvimento de centros de comando e controle de emergências, que monitoram e coordenam a atuação perante emergências de qualquer tipo.

Indra

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de consultoria e tecnologia do país. Conta atualmente com uma equipe de mais de 7.000 profissionais e uma ampla cobertura geográfica através de escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros. A multinacional possui uma oferta diferenciada de soluções e serviços de alto valor agregado que atendem os setores financeiro, energia e utilities, telecomunicações, administração pública e saúde, indústria, transporte e tráfego e segurança e defesa.

A Indra é uma das principais multinacionais de consultoria e tecnologia, líder na Europa e América Latina e em plena expansão em outras regiões de economias emergentes. A inovação é a base de seu negócio, altamente focado no cliente e na sustentabilidade. A multinacional é uma das principais companhias européias de seu setor por investimentos em P&D e conta com 42.000 profissionais e com clientes em 128 países.

DIVULGAÇÃO: Indra / CDN Comunicação Corporativa

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments