‘Falta rebeldia para gerarmos um modelo de desenvolvimento na América Latina’

2

(Entrevista Mangabeira Unger – El Tiempo – 31/03)

vinheta-clipping-forte11. Rebeldia intelectual a serviço da inovação institucional. Os países de renda média, estão sofrendo uma dupla pressão: dos países de trabalho barato, por um lado, e dos países de alta produtividade, por outro. E para isso é necessário superar o atual modelo industrial existente. Para isso existem duas tarefas fundamentais. A mais simples é acelerar nos grandes centros industriais a mudança para uma economia inovadora, baseada no conhecimento e no valor agregado. Fora dos centros industriais, a tarefa é mais difícil. Você tem que associar o Estado com as pequenas e médias empresas dentro de um novo marco institucional.

2. Não basta escolher entre um modelo americano que regula as empresas à distância e um modelo asiático de política industrial e comercial de unidade, imposta de cima pela burocracia. Nós precisamos de uma forma de coordenação estratégica entre o Estado e as empresas, que seja descentralizada, pluralista, participativa e experimental. Na agricultura, temos que superar o contraste ideológico entre agricultura empresarial e agricultura familiar.

3. Esta é a grande tarefa que temos diante de nós, e requer outro conjunto de ações a serem tomadas. Primeiro, impor o capitalismo aos capitalistas, ou seja, radicalizar a concorrência, quebrando os oligopólios. Segundo, superar o dualismo no mercado de trabalho: atualmente a metade da população no Brasil trabalha na economia informal, uma calamidade. Terceiro, colocar o sistema financeiro a serviço da economia real, criando canais para mobilizar a poupança de longo prazo para investimentos produtivos de longo prazo. E em quarto lugar, transformar a educação pública. Passar para um sistema de ensino analítico, problemático, dialético e cooperativo. E não o que temos hoje: um sistema dogmático, informativo, enciclopédico.

FONTE: Ex-Blog do Cesar Maia

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
10 anos atrás

Esse ai era Ministro do quê mesmo?

Esse pessoal de esquerda quer sempre inventar algo novo para resolver um problema velho.

Falta é vergonha na cara. Só!!!

Vader
10 anos atrás

Esse trôlha desse Mangabeira Unger participou do governo passado e tudo que conseguiu parir, em conúbio com o deprimente Palhaço Veste-Fardas (NJ), foi a lástima da (The) END, que nem acabar com o serviço militar obrigatório, esse câncer das Forças Armadas, acabou.

E vem falar em ousadia?

Ora, seu Unger, vá lavar suas meias…