Home Armas Nucleares EUA e China acertam pacto para desnuclearizar Coreia do Norte

EUA e China acertam pacto para desnuclearizar Coreia do Norte

156
10

Secr Estado EUA John Kerry e pres China Xi Jinping - foto AP

vinheta-clipping-forte1O secretário de Estado americano John Kerry chegou neste sábado a Pequim para tentar convencer as autoridades chinesas a erguer o tom contra a Coreia do Norte e defender uma aproximação entre Seul e Pyongyang. Segundo a agência Reuters, Estados Unidos e China acertaram um pacto para a desnuclearização da Península Coreana.

Depois de uma escala em Seul, onde reafirmou o apoio de Washington à Coreia do Seul, Kerry viajou para a capital chinesa, onde se reuniu com o chefe da diplomacia Wang Yi e com o presidente Xi Jinping. “Obviamente, devemos fazer frente a enormes desafios, e estou desejoso de ter esta conversa”, afirmou Kerry seu colega chinês.

Ao ser recebido pelo presidente Xi no Grande Salão do Povo de Pequim, o secretário de Estado americano afirmou que a situação na Península Coreana atravessa atualmente “um momento crítico”.

“Senhor presidente, trata-se claramente de um momento crítico com algumas questões que constituem grandes desafios”, afirmou Kerry. “Questões relativas à Península Coreana, ao desafio do Irã e das armas nucleares, Síria e Oriente Médio, e as economias no mundo que precisam ser reativadas”, acrescentou.

A China é o único aliado importante da Coreia do Norte e seu fornecedor-chave de ajuda e comércio. As autoridades chinesas são as únicas que têm influência sobre o governo de Kim Jong-Un, que ameaçou em várias oportunidades com uma guerra nuclear. Xi não se referiu à Península Coreana em suas primeiras declarações durante a reunião, limitando-se a dizer que a relação entre os Estados Unidos e a China “se encontram numa nova etapa histórica e teve um bom começo”.

No entanto, segundo diplomatas de ambos os países ouvidos pela Reuters, os dois países concordam que a Península Coreana deve ser desnuclearizada. Kerry e o principal diplomata da China, o conselheiro de Estado Yang Jiechi, fizeram os comentários após reuniões entre os dois países em Pequim.

“Tratar adequadamente o problema nuclear coreano serve ao interesse comum de todas as partes”, afirmou o conselheiro Jiechi, prometendo que Pequim trabalhará com todas as partes, incluindo os Estados Unidos. “China e Estados Unidos devem tomar medidas para alcançar o objetivos de desnuclearização na península coreana”, afirmou, por sua parte, John Kerry.

Nem Yang nem Kerry deram detalhes sobre medidas concretas, mas o chanceler americano disse que outras discussões serão mantidas para saber como cumprir com este objetivo.

EUA diz concordar com China em solução pacífica para Coreia do Norte

Os Estados Unidos disseram neste sábado que a China concordou em trabalhar conjuntamente para livrar a Coreia do Norte de sua capacidade nuclear por meios pacíficos, mas Pequim não fez nenhum compromisso público específico para pressionar seu aliado de longa data a mudar seus modos.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e o principal diplomata da China, o Conselheiro de Estado Yang Jiechi, disseram que ambos os países apoiam o objetivo de desnuclearização da península coreana.

“Somos capazes, os Estados Unidos e a China, de destacar o nosso compromisso conjunto para a desnuclearização da península coreana de forma pacífica”, disse Kerry a repórteres, sentado ao lado de Yang em um alojamento estatal no oeste de Pequim.

“Nós mantemos que a questão deve ser tratada e resolvida de forma pacífica, através do diálogo e da consulta. Resolver adequadamente a questão nuclear da Coreia serve aos interesses comuns de todas as partes. Também é a responsabilidade compartilhada de todas as partes envolvidas”, disse Yang, falando através de um intérprete.

Kerry se recusou a comentar o que especificamente a China pode fazer para pressionar por uma solução pacífica a respeito da Coreia do Norte, dizendo apenas que eles tinham discutido todas as possibilidades.

FONTES / FOTO: Terra e Reuters (com foto AFP)

10
Deixe um comentário

avatar
10 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
8 Comment authors
SERGIO GOVEAaldoghisolfiRequenaIvanVader Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
carvalhomtts
Visitante
carvalhomtts

quem copiou quem ai no figurino,os dois estão completamentes alinhados em materia de figurino.

Marcos
Visitante
Marcos

carvalhomtts

Cores tem seu significado: as gravatas de ambos sao azuis, ou sejam estao “light“.

ci_pin_ha
Visitante
ci_pin_ha

Para a China não é interessante essa escalada nuclear, pois quanto mais a Coréia do Norte cria pressão com duas “armas nucleares”, mais força a Coréia do Sul a deter armas nucleares e principalmente o Japão, onde alguns políticos já começam a pressionar nessa direção (o que não é do interesse chinês)

Vader
Membro
Active Member

Se a China insistir em ajudar os Ping Pong o que vai acontecer é que em breve Japão e Coréia do Sul acabarão por ter de criar seus próprios arsenais nucleares. Simples assim.

Ivan
Membro
Ivan

Vader, Esta é a verdadeira ameaça que Pequim pretende evitar a todo custo, pois deixaria a China cercado por vizinhos nucleares por todo os lados. Hoje, na fronteira, além da Rússia que construiu armas nucleares antes da China, Paquistão, Índia e Coreia do Norte já possuem armas nucleares. Destes apenas a Índia é adversária, mas é um Estado democrático e estável. Já seus dois aliados, Paquistão e Coreia do Norte, possuem uma estabilidade forçada por regimes menos democráticos, com riscos reais. Demetrio Magnolli apresentou este ponto, a nuclearização das forças armadas nipônicas e sul coreanas, em um Globonews do começo… Read more »

Marcos
Visitante
Marcos

Os chineses não são burros.
O pior de tudo nessas alturas é uma guerra na região, que levaria a economia deles para o buraco. A única coisa comunista por lá é o Partido, porque de resto eles são é muito capitalistas. Aliás, praticam o pior que há no capitalismo, que é a exploração do capital humano ao seu grau máximo.
Só por aqui é que continuam a existir uns idiotas que sonham com essa bobagem.

Requena
Visitante
Requena

Só faltou combinar com o gordinho maluco… 🙂

aldoghisolfi
Visitante
Member
aldoghisolfi

Como sempre, corretas as excelentes argumentações, que gosto muito de ler; SE SIM, tudo bem, mas, e SE NÃO?…

SERÁ que o gordinho coreano vai concordar? Seus generais vão deixar?

SERGIO GOVEA
Visitante
SERGIO GOVEA

E se a Coréia do Norte fizesse gestão internacional, solicitando a desnuclearização da América do Norte ? Por que será que os americanos entendem que os outros povos são passíveis de aceitação da sua projeção de poder ? POr que será que os americanos não solicitam internacionalmente a desnuclearização do Oriente Médio ? Por que será que os americanos entendem que outros povos devem acatar cegamente as suas doutrinas (que só fazem bem a eles mesmos e amis ninguém), como se bem e mal não fossem duas partes de uma mesma moeda ? Por que será que os americanos não… Read more »

SERGIO GOVEA
Visitante
SERGIO GOVEA

E a primeira vez que venho a este site e gostaria de registrar que compartilho com o bordão que diz que só a educação liberta. A democratizaçlão do senso crítico é necessária. Parabéns. (Fugi do tema, porque acheio oportuno. Peço vênia aos administradores).