CIGS no NYT

Centro de Instrução de Guerra na Selva no jornal New York Times. Para ver a galeria de fotos, clique aqui e para ler a matéria (em inglês) clique aqui.

CIGS no NYT 2

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Aldo Ghisolfi
10 anos atrás

“Amigo: foi bom você ter vindo nos visitar. Volte sempre. Grite SELVA! ao sair”.

SELVA!

Brandenburg
10 anos atrás

Excelente matéria e belas fotos que me remeteram ao COS B 80/2.Apenas nunca usamos capacete para nenhum tipo de instrução, aliás capacetes não faziam parte do equipamento em nenhuma unidade de selva.Selva!

Edcarlos
Edcarlos
10 anos atrás

Realmente companheiro Brandenburg! Nunca vi qualquer soldado ou oficial do Batalhão de Infantaria de Selva, localizado na cidade onde moro usar qualquer capacete. Nem em desfiles, ou no quartel, somem vejo utilizarem um chapéu ou boina.

SELVA!

colombelli
colombelli
10 anos atrás

O capacete não é das coberturas mais ideais pra selva, mas se justifica pelo exercício no helicóptero. Ao que se presume, as fotos foram feitas em uma sequencia, logo depois dele, dai que talvez este seja o motivo de estarem usando naquele momento capacete, tendo havido uma infiltração aeromóvel seguida de marcha forçada. Embora as unidades de selva não o utilizem ordinariamente, o capacete é de dotação comum dos elementos orgânicos de peças de morteiro e canhões AC, assim como é utilizado obrigatoriamente nas instruções de tiro, quaisquers que sejam, sempre.

Brandenburg
10 anos atrás

O capacete é absolutamente contraindicado para selva por ser pesado, incômodo, esquenta e faz um enorme barulho quando raspa nos galhos.Uma fração se deslocando vc escuta de longe.Em meus cinco anos servindo na Amazonia, inclusive 2 comandando um BIS, me atrevo a dizer que em NENHUMA oportunidade usamos capacete, seja em instrução de tiro individual, armas coletivas, adestramento em helicópteros, op reais, etc,simplesmente porque as unidades não os possuiam.No curso, idem, inclusive todo o adestramento em heli, como rapel, hellocash, macguire, salto de vtr em movimento, tiro instintivo diurno e noturno e por ai vai.Talvez hoje haja mais preocupação com… Read more »

Vader
10 anos atrás

Prezados, desculpem ir contra a corrente, mas é exatamente por conta de o capacete ser pesado, quente, incômodo, etc, que acho que o EB o põe em treinamento. Aquela história: suar na paz para não sangrar na guerra.

Nunca estive na selva, mas penso que o capacete é equipamento essencial a qualquer combate. Mesmo na selva há minas, estilhaços de granada, de detonação de petardo, etc., sem falar nas quedas e na proteção contra choques.

Na boa, posso até estar enganado, mas se fosse guerreiro de selva gostaria de poder contar com o capacete.

Sds.

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Eu so usei so o M-1, com o qual se chagava acostumar depois de uns dias, e quando a gente tirava até esquecia que tinha usado. Mas nos primeiros dias, doia o pescoço. Deixei o EB quando o de Kevlar estava começando a chegar, mas de fato não abriria mão de ter um capacete a mão, mesmo em ambiente de selva. Aliás, os norte-americanos lutaram uma guerra na selva com eles na cabeça e mesmo as forças do exercito regular do vietnan o usavam.

nunes neto
nunes neto
10 anos atrás

Tb nunca vi, ou fiquei sabendo que os batalhões de selva usam capacete. Vader, eu acho que as minas ficariam melhor nas estradas ,pois minas na selva, literalmente e perder material, mesmo por que vc não sabe quem vai passar lá ou se vai passar alguém, fora que tentar cavar nesse solo é florida, muitas raízes;realmente quadas existem (muitas raizes expostas, vivo dando topada,acostumei a andar olhando pra baixo ,que até na cidade ando assim,kkk),mas dificilmente vais bater a cabeça numa pedra!Quem já andou na selva amazônica fechada, sabe que o deslocamento é muito difícil mesmo, você não consegue andar… Read more »