Grupo diz ter criado 1ª arma feita inteiramente com impressora 3D

19

Desenhos em 3D da arma foram disponibilizados na internet. Arma foi testada pelo grupo nos Estados Unidos com sucesso.

 

vinheta-clipping-forte1Um grupo dos Estados Unidos criou a primeira arma feita inteiramente em uma impressora 3D, segundo reportagem da “BBC”. No domingo (5), o grupo, chamado “Defense Distributed”, começou a disponibilizar na internet os desenhos em 3D da arma, que foi testada com sucesso no sábado (4) na cidade de Austin, no Texas (veja o vídeo abaixo).

“Muitas pessoas não esperavam que isso poderia ser feito”, disse Cody Wilson, de 25 anos, líder do grupo, que passou um ano tentando criar a arma de fogo.

As impressoras 3D usam fios de plásticos para construir objetos camada sobre camada. Segundo a “BBC”, quando essa tecnologia se tornar mais barata, em vez de comprar os produtos nas lojas, os consumidores serão capazes de baixar os desenhos em 3D na internet e imprimi-los em casa.

Chamada “Liberator”, a arma foi feita em uma impressora 3D de US$ 8 mil e montada por meio de 16 peças de plástico ABS impressas separadamente – alguns itens, como o prego, é de metal. A arma é capaz de disparar cartuchos convencionais de pistola.

Perigos

Em entrevista à “BBC”, Wilson disse que existe uma demanda muito grande por armas de fogo. “Eu vejo um mundo onde a tecnologia diz que você será capaz de ter o que quiser. Não cabe mais aos políticos”. Perguntado se ele sente qualquer responsabilidade sobre onde essas armas podem chegar, ele disse: “Eu reconheço que a arma pode ser usada para prejudicar outras pessoas, já que é uma arma de fogo. Mas eu não acho que isso seja motivo para não fazê-la”, completou.

Para fazer a arma, Wilson recebeu uma licença de fabricação e de venda da Agência Federal de Explosivos e Armas dos EUA, a ATF. Donna Sellers, da ATF, disse à BBC que a arma feita pela impressora 3D era legal nos EUA. “Nos EUA, uma pessoa pode fabricar uma arma de fogo para uso próprio. Porém, se ela começar a fabricar armas para a venda, pode precisar de uma licença”, disse.
A Europol, polícia europeia, afirmou que atualmente os criminosos ainda buscam armas de fogo por meio dos caminhos tradicionais. “Mas, com o passar do tempo e com a tecnologia se tornando mais amigável e rentável, é possível que os riscos surjam”, disse Victoria Baines, da Europol.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fallschirmjäger
Fallschirmjäger
10 anos atrás

Se realmente for inteiramente de plástico, deve conseguir dar uns 20 tiros antes de tudo explodir.
Nesse vídeo eu vi apenas um tiro com uma coisa feia parecendo um revolver. Assim fica difícil acreditar no secesso dessa arma.

Se nem as melhores fabricantes de armas do mundo conseguem fazer uma arma inteiramente de plástico de alto impacto e que realmente funcione como uma convencional, o que um bando de muleques yankees de fundo de garagem conseguiriam fazer?

Isso ainda vai dar problema nos EUA.

CAIO
10 anos atrás

Concerteza os primeiros a usarem essa tecnologia serão as mulheres dos presidiarios. Nosso presidios estarao cheias dessas armas. A forma do transporte nós já sabemos. kkk

L.D.K.
10 anos atrás

Fico curioso quanto a durabilidade,pois com toda a certeza haverá um desgaste rápido, o que levanta um conjunto de questões: 1º- Sabendo que a arma é feita de um polímero plástico e que ela se torna de difícil detecção, sabendo também que ela utiliza componentes de metal que não são difíceis de adquirir, como ter um controle deste tipo de arma já que ela pode ser feita por qualquer um que possua uma impressora 3D e claro os desenhos das peças em 3D para utilizar? 2º- No caso de crimes feitos atrvés do uso deste tipo de arma como periciar… Read more »

Marcos
Marcos
10 anos atrás

É isso ai que a FAB tá precisando: uma impressora 3-D em grandes dimensões para “imprimir” um lote de caças de última geração.

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Desde que você possa manusear materiais adequados, no futuro poder-se-á imprimir até um motor à jato. Obviamente o fará peça por peça, pois existe a parte elétrica, que também poderá ser impressa usando outros materiais.

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Já imaginou imprimindo um porta-aviões inteiro?

Hélio
10 anos atrás

muito bom seu comentário marcos parabéns

Bruno
Bruno
10 anos atrás

Bom, como toda nova tecnologia, esta está em pleno desenvolvimento, e um dia será possível fabricar armas com boa durabilidade e poder de fogo, porém esta tecnologia possibilita a crianção de casas por exemplo, esta sem dúvidas é uma das maiores invenções desde ano…

Kassia Danielle
Kassia Danielle
10 anos atrás

Sera que daqui alguns tempos essas impressoras vão imprimir coisa metálicas também.

Paulo Costa
Paulo Costa
10 anos atrás

Se conseguirem usar a munição tipo foguete da antiga Gyrojet,aí a coisa complica,porque a pressão na arma
vai ser menor,escrvam no google,gyrojet e assistam.

Rodrigo DS
Rodrigo DS
10 anos atrás

No JN passou que um grupo imprimiu uma AR-15 e até fez alguns disparos até ela travar, mas esse campo das impressoras 3D apenas estão no começo e não vai demorar muito até estar disponível impressoras comerciais que imprimem não apenas plástico, mas metais, tecidos humanos…. Abaixo tem uns links interessantes!!! Manto da invisibilidade é fabricado por impressora 3D http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=manto-invisibilidade-fabricado-impressora-3d&id=010160130507 Orelha biônica impressa em 3D consegue ouvir rádio http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=orelha-bionica-impressa-3d&id=010160130503 Ossos artificiais são feitos em impressora 3D http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=ossos-artificiais-impressora-3d&id=010160111206 Vasos sanguíneos artificiais feitos por impressora 3D http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=vasos-sanguineos-artificiais-impressora-3d&id=010160110918 Impressora 3D constrói peças de poeira lunar http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=impressora-3d-constroi-pecas-poeira-lunar&id=010170121212 Base na Lua poderá ser construída com… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
10 anos atrás

Do jeito que está avançando essa tecnologia não vai 5 anos e logo vão estar sendo produzidas armas em quantidades absurdas em tudo que é lugar…..seria bom todos os governos já irem se antecipando em relação ao assunto e pensando em meios de proibir/restringir o uso dessas impressoras.

Não que eu seja contra esse tipo de tecnologia, mas sei que aqui no Brasil (principalmente) a população ainda não está preparada para fazer uso dela.

Marcio
10 anos atrás

Por que esses moleques desocupados não imprimiram a Megan Fox em 3-D, ao invés de ficar criando risco para si e para outrem?

L.D.K.
10 anos atrás

Paulo Costa, não havia sido este tipo de munição abandonado, exatamente por ter problemas com umidade e em alguns casos por má queima do propelente, nem atingido o alvo?
Mas mesmo assim eu concordo que este tipo de munição se enquadra melhor neste tipo de arma descartável! Quem sabe com a tecnologia atual, essas mazelas que prejudicaram este tipo de munição, sejam a solução para que se possa utilizar nesta arma de polímero plástico, uma munição realmente mais efetiva!

Mon Cherry
Mon Cherry
10 anos atrás

O conceito dessa arma é o mesmo da Liberator da SGM, pistola monotiro, principalmente usadas pra assassinatos e defesa imediata. Creio que isso faça parte de um projeto muito maior. E Sim, é uma arma puramente descartável: usou, quebra e joga fora. Acho que o Us. Govt não deve tá muito preocupado com isso porque vai ser, senão já o é, um dos maiores utilizadores disso.
Mas que é uma boa iniciativa, isso é.

luiz
luiz
10 anos atrás

ja existem impressoras 3d para metais sao usadas mas na parte industrial, a arma feita de plastico não é para dura é mas uma arma descartavel tipo uso jg fora pois oque é caro é a impressora plastico vc compra de kg , a unica coisa de ferro na arma é o pino que aciona a espoleta

Hiky
Hiky
10 anos atrás

O grande perigo dessas armas de plástico é que não são detectáveis nos sensores magnéticos de segurança dos bancos e aeroportos que não dispõe de câmeras de raio X ou infravermelho.

Alan RC
Alan RC
10 anos atrás

Pra quem conhece armas, sabe que é uma máquina que sofre o maior problema de um artefato mecânico. Gerar calor, neste caso, muito calor. Suficiente para derreter o equipamento. Desde a criação das armas, o principal aperfeiçoamento é reduzir a massa e aumentar a eficiência. São dados que não tem nexo algum. Quanto a aparência, já existem réplicas convincentes, mas funcionar perfeitamente, ainda não é possível.

Sleps
Sleps
10 anos atrás

Não tem como proibir esse tipo de tecnologia. Em alguns anos boa parte da manufatura moderna vai utilizar esse método para produção em escala. Já existe o uso em certos setores, mas limitado. Como foi comentado, leis precisam ser alteradas para essa nova realidade. Acredito que o controle maior recaia sobre as balas.