Pracinhas

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto
Augusto
10 anos atrás

Muito tem se falado sobre os reais feitos de nossa forca expedicionaria, mas se não bastassem os relatos de heroísmos, a simples capacidade de na década de 40 organizar e enviar uma forca expedicionária , por si só já teria sido um grande feito. Estive este ano na regiao da Itália onde ocorreram as batalhas. E mesmo hoje , 60 anos depois , tem-se a plena convicção de que operar uma forca militar em solo estrangeiro, com neve e montanha , atacando posições de defesa, já seria também uma epopeia. parabéns aos sobreviventes e meu muito obrigado pela bravura.Saudações a… Read more »

StadeuR
StadeuR
10 anos atrás

Foi bom falar nisso, o Brasil fez parte do time dos aliados capitaneados pela Inglaterra e EUA, nossos aliados estratégicos, dizem. Na verdade mesmo nós é que fomos aliados deles, deixamos sangue brasileiro na Europa ajudando a libertar o mundo de Hitler. Agora o que recebemos de volta : nada. Agora o que recebemos de volta da Alemanha e Itália, é isso mesmo, os países do Eixo. Da Alemanha recebemos tecnologia suficiente para manipular a energia nuclear e projetar reatores e se necessário até a bomba. E com a Itália nós aprendemos a fazer aviões desde o projeto- cite-se Xavante… Read more »

L.D.K.
10 anos atrás

Pena eu não lembrar o nome do pracinha que conheci em Caxias do Sul aqui no RS para poder homenageá-lo devidamente, mas mesmo assim congratulo a todos que voltaram e a aqueles que perderam suas vidas lutando pela liberdade na Europa!

Rodrigo DS
Rodrigo DS
10 anos atrás

Em minha cidade natal conheci dois ex-combatentes que visitaram a minha escola, na época estava na 6ª série, é impressionante os relatos de bravura e coragem e também a certa malandragem e jeitinho brasileiro para superar as dificuldades que não eram poucas.

Lembro que fiz uma pergunta sobre como fizeram para sobreviver num ambiente tão hostil, o sr. de cabelos brancos sorriu e disse: “Sorte”, não estar no lugar errado na hora errada!!! O outro sr. completou com semblante bem sério: Matar pra não morrer!!!

DENYS
DENYS
10 anos atrás

dia da vitória é dos russos. seu baba ovo de americano

Max
Max
10 anos atrás

concordo com o Denys, o dia da vitória é da Mãe Russa.

Vader
10 anos atrás

DENYS disse:
9 de maio de 2013 às 8:31

LIXO!

Emmanuel
Emmanuel
10 anos atrás

O fico me perguntando o q nós ganhamos de verdade indo lutar na Europa????

LC
LC
10 anos atrás

A nós, resta o agradecimento a estes brasileiros. E que não esqueçamos seus feitos e façamos o possível para manter viva a história.

LC
LC
10 anos atrás

DENYS disse:

9 de maio de 2013 às 8:31

2X lixo.

Apparatchik,
Deixe de lado este discursinho adolescente de centro acadêmico e vá estudar.

Bernardo R.
10 anos atrás

DENYS disse: 9 de maio de 2013 às 8:31 Você tem toda razão meu amigo!! Afinal, os russos enfrentaram sozinhos a Alemanha. A rota de Murmansk a custo de perdas de 7 ou 8 digítos de tonelagem por parte dos EUA, Canadá e UK, para enviar armas e alimentos aos soviéticos não ajudou em nada. Os sucessos no norte da África, retendo importantes esforços alemães também não. A guerra na penísula itálica que pouco evoluiu a favor dos aliados por 23 meses também não reteve provisões regimentos. Os Balcãs, aquele eterno vespeiro, juntamente com a Grécia foi só uma distraçãozinha.… Read more »

Jorge Tadeu
Jorge Tadeu
10 anos atrás

Falar que os russos ganharam a guerra sozinhos, é uma tremendo desconhecimento histórico… Não fossem os americanos e sua imensa remessa de equipamentos e provisões aos demais aliados, incluindo a URSS, a guerra teria durado muito mais, muitas outras vidas teriam sido perdidas e, o resultado seria incerto.

Diego Képler
Diego Képler
10 anos atrás

Bernado R. comunismo não existe, é utopia, existe apenas socialismo. E muitos aqui são de extrema direita e ficam tentando alienar quem vem ao blog, parem com isso, nenhum sistema é melhor do que o outro, todos tem seus méritos e defeitos. Parabéns à FEB!

Ricardo Cascaldi
Ricardo Cascaldi
10 anos atrás

DENYS disse:
9 de maio de 2013 às 8:31

Mas o que?
O Vader já disse o que to pensando.

Tem gente que faz a gente ficar cansado mesmo tendo acabado de acordar.

Abraço aos que tem cérebro.

Vader
10 anos atrás

Diego Képler disse:
9 de maio de 2013 às 12:30

Já que nós aqui somos todos assim, defina “extrema direita” então gênio.

No aguardo.

L.D.K.
10 anos atrás

Aqueles que começam dizendo foi a ” mãe Russia “que ganhou a guerra tudo bem podem falar, pois foram os russos a chegar em Berlin primeiro sendo isso um fato incontestvel, mas isso em hipótese alguma tira os méritos daqueles que lutaram e se sacrificaram pelo que hoje chamamos de ” LIBERDADE “, independente das suas origens e digo mais, de forma afirmativa, se os países aliados não estive-sem lutando no outro fronte, a Russia não teria resistido as investidas dos alemães pela grande diferença de doutrina e material bélico disponível a ambos os lados! Por essa razão não acho… Read more »

Emmanuel
Emmanuel
10 anos atrás

Quem venceu ou quem ganhou não importa… o que ganhamos com isso tudo além das lembranças dos nossos pracinhas e do resto de produção dos países vencedores????
A Alemanha se reconstruiu e se reinventou…o Japão, idem…a Itália…marrom menos… e nós?
O que conquistamos com vencedores?

Templário
Templário
10 anos atrás

A “Mãe Russia” só ganhou por que contou com a logística dos aliados. SE, e se somente se (sss, como escrevia meu antigo professor de matemática, Mestre Nilson Cunha Mello) os americanos não tivessem entrado na guerra, o máximo que os russos poderiam ter levado a Guerra a se prolongar por mais alguns anos, mas jamais teriam alcansado Berlim, teriam no máximo libertado a Ucrânia (ou nem isso!).
Aos nossos verdadeiros heróis do passado, meu respeito, minha admiração e gratidão. Graças ao sangue, suor e lágrimas de várias gerações eu e minha família nascemos e vivemos em uma Democracia.

colombelli
colombelli
10 anos atrás

Emmanuel, boa a sua pergunta acerca do que ganhamos. Na verdade a participação brasileira foi em parte motivada pela necessidade de acesso a equipamentos militares mais modernos, que nos foram fornecidos pelos EUA logo apos, a começar por caças. Isso ocorreu devido ao fato de estudos levados a efeito em fins da década de 30 e início dos anos 40 pelo estado maior do exercito terem indicado que a superiordade militar argentina há época os permitiria conquistar metade do RS em menos de 06 semanas. É emblemático a corroborar este fator o fato de o governo Vargas ter manifestado inicialmente… Read more »

Emmanuel
Emmanuel
10 anos atrás

valeu colombelli….

DENYS
DENYS
10 anos atrás

Vader você cresceu assistindo sessão da tarde o filme do rambo. foi baba ovo de americano

colombelli
colombelli
10 anos atrás

Gostaria so de apontar uma curiosidade sobre a imagem acima.Historicamente ela apresenta um equívoco. A cartucheira é realmente a utilizada à época (tive oportunidade de encontrar uma em um sótão do 29 BIB certa feita, original), assim como o capacete M-1, todavia, os mais atentos verão que o cano do mauser 98k não é o original. A mira modificada, com alça à retaguarda (como o fal) e a massa maior, indicam tratar-se de um “mosquefal”, modificação introduzida depois de 1970 nos mausers aqui usados para que pudessem disparar o calibre 7,62x51mm,c om adição de um cano de fal, pois o… Read more »

DENYS
DENYS
10 anos atrás

Jorge Tadeu pq você não vai morar no USA eles tão precisando de faxineiro

DENYS
DENYS
10 anos atrás

o brasil na segunda guerra foi um piada

Templário
Templário
10 anos atrás

Complementando…
…Pode não ser perfeita, mas ainda é uma Democracia – espero que os “cumpanheiros ispertos” não a transforme numa outra piada bolivariana.

colombelli
colombelli
10 anos atrás

Dennys. A participação brasileira de fato foi módica se comparada a soviéticos, norte-amercianos e ingleses. Todavia quem quer que tenha subido uma encosta sob fogo de uma MG-42 merece respeito. Quem ja participou de um exercício de ataque coordenado ladeira acima sabe do que estou falando, e isso que nem se tem fogo real. Se há exagero em fazer solenidades polpudas pela tomada de um grupo pequeno de encostas enquanto outros exercitos fizeram muito mais, nem por isso devemos desrespeitar quem, convocado pelo seu país, foi arriscar a vida em terra alienígena. Guerra nunca é piada, salvo pra quem pensa… Read more »

Toleman Picoli
Toleman Picoli
10 anos atrás

DENYS Acredito que você nunca ouviu falar do programa Lend-Lease. Alguns dados: Programa em que o Estados Unidos da América forneceu por empréstimo ao Reino Unido, a União Soviética, China, França Livre, e outras nações aliadas armas e outros suprimentos entre 1941 e 1945. Um total de $ 50,1 bilhões (equivalente a 647 bilião dólares de hoje) no valor de suprimentos foram enviados: 31,4 bilhões dólares à Grã-Bretanha, 11,3 bilhões dólares para a União Soviética,2 $ 3,2 bilhões para a França, e US $ 1,6 bilhões para a China. A URSS era altamente dependente do transporte ferroviário, mas a guerra… Read more »

virgilio
virgilio
10 anos atrás

Ok
alguém pode dizer o porque que os países do Eixo hoje estão ricos e noiisss aqui no Bresil que lutamos contra eles estamos na M…?

Vader
10 anos atrás

virgilio disse: 9 de maio de 2013 às 15:41 Exatamente porque eles foram derrotados e tiveram que reconstruir seu mundo do zero. Sem preconceitos e sem idéias pré-concebidas. Se esforçaram. E hoje estão onde estão. E não foram só eles não: a China, a Coréia, a Tailândia, a Malásia, Cingapura, todos eles foram países ocupados pelos japoneses, e estão onde estão hoje. O Brasil só pode culpar a si mesmo por estar do jeito que está. Quer um exemplo? Quando a FEB desembarcou no Brasil, Getúlio Vargas mandou desmobilizá-la no mesmo instante, alegando que ela “não era necessária”. Com uma… Read more »

Vader
10 anos atrás

DENYS disse:
9 de maio de 2013 às 14:59

LIXO!

Corsario137
Corsario137
10 anos atrás

Parabéns a FEB, eles merecem todas as glórias. No entanto sou daqueles que defende que o Brasil não tinha nada que ter se metido nisso. Não ganhamos nada, só a morte e o sofrimento. Como o Vader bem pontuou, não se traduziu em nada a expertise alcançada. Glória é tudo o que temos, mas a que preço. Não que o Brasil não deveria colaborar, poderíamos sim, através do envio de mantimentos e recursos necessários aos países aliados. Agora entrar numa guerra que já estava no fim? Serviu apenas para derramar sangue brasileiro e termos o que comemorar. Na boa, sou… Read more »

Observador
Observador
10 anos atrás

Senhores, Infelizmente mesmo aqui a PaTrulha começa a aparecer, com seus argumentos pueris de grêmio estudantil, querendo rebaixar todo mundo ao mesmo nível deles. Se não podem ganhar na argumentação, o negócio é ganhar no grito e na agressão verbal. Poderia recomendar que estudassem, mas minha época nos bancos escolares me ensinou – com base nos meus colegas da época que se declaravam comunistas – que quem defende estas idéias burras não gosta de estudar e muito menos de trabalhar. Tanto é que todos viraram barnabés do serviço público. Então, vou falar aos menos antrolhados. Se fala que o Brasil… Read more »

Observador
Observador
10 anos atrás

Senhores, Infelizmente mesmo aqui a PaTrulha começa a aparecer, com seus argumentos pueris de grêmio estudantil, querendo rebaixar todo mundo ao mesmo nível deles. Se não podem ganhar na argumentação, o negócio é ganhar no grito e na agressão verbal. Poderia recomendar que estudassem, mas minha época nos bancos escolares me ensinou – com base nos meus colegas da época que se declaravam comunistas – que quem defende estas idéias burras não gosta de estudar e muito menos de trabalhar. Tanto é que todos viraram barnabés do serviço público. Então, vou falar aos menos antrolhados. Se fala que o Brasil… Read more »