Home Diplomacia Obama: Coreia do Norte ‘fracassou mais uma vez’

Obama: Coreia do Norte ‘fracassou mais uma vez’

144
5

628x471

vinheta-clipping-forte1O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira que a Coreia do Norte já não é mais capaz de criar uma crise internacional com suas provocações e assegurou que tanto os EUA quanto a Coreia do Sul são plenamente capazes de se defenderem. Segundo Obama, o fato de hoje ele ter recebido na Casa Branca a nova presidente sul-coreana, Park Geun-hye, é uma prova de que a Coreia do Norte “fracassou mais uma vez”.

“Os dias nos quais a Coreia do Norte conseguia criar uma crise e obter concessões acabaram”, disse Obama a repórteres reunidos na Casa Branca depois de uma reunião com Park no Salão Oval. Esta é a primeira viagem de Park ao exterior depois que foi eleita. A visita a Obama marca os 60 anos da aliança entre Washington e Seul.

Segundo Obama, a Coreia do Norte não conseguiu, com suas ameaças, provocar divisão entre EUA e Coreia do Sul nem obter respeito internacional.

Antes da reunião entre Obama e Park, fontes norte-americanas disseram que a Coreia do Norte deu um passo atrás em sua recente escalada de ameaças ao remover de uma plataforma de lançamento os mísseis balísticos de médico alcance que vinham sendo preparados para um teste.

Nas últimas semanas, a Coreia do Norte manteve dois mísseis Musudan em preparação para um teste, mas ambos foram removidos nos últimos dias, disseram as fontes sob a condição de anonimato O motivo do recuo não está claro, já que não houve pronunciamento oficial norte-coreano sobre o assunto.

O secretário de Imprensa do Pentágono, George Little, chegou a comentar ontem que houve uma “pausa” nas provocações da Coreia do Norte, mas não mencionou a retirada dos mísseis. As informações são da Associated Press.

FONTE: O Estado de S. Paulo

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Olama
Olama
7 anos atrás

A Coréia do Norte ganhou o que queria, por isso recuou..

Vader
7 anos atrás

Ganhou o que? Mais sanções?

Obama está certíssimo, por mais que me doa dizer isso. Não se pode conceder nada a esses regimes comunistas escroques. Comunistas são implacáveis: você dá o dedo, ele quer a mão, você dá a mão, ele quer o braço. E eles nunca desistem. Não aprendem nada. Não esquecem nada.

Não se negocia com essa espécie de criatura…

CAIO
7 anos atrás

Quando seu inimigo esta a beira do abismo, voce nao deve estender a mao pra ele. Voce deve empurra-lo. Ja passou da hora de empurra-los penhasco abaixo.

Marcio
7 anos atrás

Se houver intervenção na Coréia do Norte, o infeliz interventor vai ter que alimentar toda aquela gente famélica. Por isso, tudo fica como está. Quem sai perdendo, sempre, é o povo norte-coreano. Para todos os demais, a vida segue, com espasmos de tensão de tempos em tempos.

DENYS
DENYS
7 anos atrás

os americanos tão guardando bala para invadir amazonia a aqui tem muito petróleo