sábado, julho 31, 2021

Saab RBS 70NG

No Senado, Amorim pede mais recursos para Defesa

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

DÉBORA ÁLVARES
Agência Estado

vinheta-clipping-forte1O ministro da Defesa, Celso Amorim, fez um apelo ao Congresso Nacional ao pedir a aprovação de um projeto que aumente os recursos destinados às Forças Armadas. Segundo ele, o ideal seria ter não 1% do Produto Interno Bruto (PIB) para o setor, mas 2%. “Isso demonstraria a crescente consciência da importância da Defesa”, disse durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado na manhã desta quinta-feira.

Amorim voltou a ressaltar que o País está pronto para atuar nos grandes eventos que receberá a partir do próximo mês – entre 15 e 30 de junho o Brasil sediará a Copa das Confederações e, de 23 a 28 de julho, a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, que contará com a presença do Papa Francisco. A segurança será coordenada pelo Ministério da Defesa, em parceria com o da Justiça e outros órgãos do governo.

O ministro destacou que um efetivo de 20 mil militares das Forças Armadas deve ser deslocado para atuar na Copa das Confederações e oito mil, na visita do Papa ao País. “Isso entre aqueles que estarão diretamente atuando e outros que estarão de contingência para eventualidades de uma ação maior. Sem falar dos policiais militares e da Polícia Federal.”

Nos grandes eventos, conforme ressaltou o ministro, as Forças Armadas atuarão não só em relação a ações tipicamente suas, como controle do espaço aéreo, marítimo, contra terrorismo, defesa cibernética ou contra eventuais incidentes químicos, biológicos, mas “com força de contingência para qualquer motivo que venha a gerar falência dos órgãos de segurança”.

As parcerias com os Estados Unidos para medidas contra o terrorismo também foram destacadas por Amorim durante a audiência. Ele explicou que as Forças Armadas passam por treinamento para atuar nessa área e contam, inclusive, com uma unidade contra terrorismo para ação em questões como uso de armas químicas.

FONTE: O Estado de S. Paulo (Território Eldorado)

- Advertisement -

10 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joaca
Joaca
8 anos atrás

Corte o número de oficiais superiores, diminua o tamanho das forças, feche bases e principalmente, administre de maneira eficaz, assim, vc verá que não falta grana!

Emmanuel
Emmanuel
8 anos atrás

Amorim disse isso mesmo???
Sério?????
Acho q vi e li coisas estranhas….dorgas….

Alex Nogueira
Alex Nogueira
8 anos atrás

O Brasil precisa em primeiro lugar de um ministro de Defesa que entenda de defesa….. Não adianta colocar pessoas em cargos de “confiança” e de grande importancia, que não entendem nada do assunto referido….

É ridículo a 6º maior economia do mundo, lider absoluta de taxas e impostos ficar alegando que não tem dinheiro para nada…Saúde, Educação, DEFESA…..

Pelo amor de Deus!!!! acorda população!!!!!!

colombelli
colombelli
8 anos atrás

Mas é muita cara de pau. Pedinchar recursos dando a impressão de que é isso o principal entrave, enquanto os chefes dele ( o mensaleiro e sua assecla), por pura falta de vontade política e ideologia, ja postergam o FX a dez anos. Se tem alguem culpado não é o Congresso, o furo esta em outro local do plano piloto.

DENYS
DENYS
8 anos atrás

não adianta mais os americanos já colocaram os pés na amazonia peruana. agora eles vão invadir ESTADO DO ACRE depois ele vão turma resto da amazonia

colombelli
colombelli
8 anos atrás

Dennys, não viaja, se eles quisessem invadir ja o teriam feito a muito tempo e não não teriamos a China e URSS perto pra fornecer suporte como tiveram os vietnamitas, fora que a Amazónia e muito maior. Tomariam, se quisessem fácil, fácil uma área lá do tamhanho que escolhesem, tanto mais quando temos somente 25.000, e abase seria a Guiana inglesa, não o Peru. Nosso maior inimigo potencial hoje para uma invasão é antes a China, que profliga a sua ideologia, do que os EUA. Pense com lógica e princípios de estratégia militar e não com ideologia, tanto mais uma… Read more »

Vader
8 anos atrás

DENYS disse:
9 de maio de 2013 às 15:19

Sério mesmo que “usamericanu” vão tomar-nos o Acre???

Jura????

Excelente notícia!!! 🙂

PS: manda eles darem o cavalo para o Evil Morales agora… 🙂

Vader
8 anos atrás

No tópico:

A obrigação número 1 de um Estado é a defesa externa.

Mas no Bravfil-PuTênfia as prioridades dos donos do estado são bem outras…

jairo
jairo
8 anos atrás

Denys
KKKK – esta de tomar o Acre foi demais!

Luiz Paulo
Luiz Paulo
8 anos atrás

Na boa… Ou o Denys é um fake e tá só brincando com o pessoal. Ou o Denys é um troll ‘level 100’. Ou o Denys sofreu/sofre de algum tipo de anencefalia. Façam suas apostas…rs. Quanto ao Amorim, mais blá blá blá. Penso ser só uma média para com as FA’s, uma vez que não existe lugar no pensamento dele para mais nada além da ideologia. No mérito, talvez sirva sim, para acordar alguns deputados, quem sabe suscitar algum debate, mas nada planejado ou deliberado por ele. Nada de intenções nobres, nunca por parte dele com as FA’s. A História… Read more »

Últimas Notícias

Rússia e China realizarão treinamento conjunto no exercício Zapad/Interaction 2021

A Rússia deve se juntar a um exercício militar no noroeste da China em agosto com o tema de...
- Advertisement -
- Advertisement -