Home Data Comemorativa Rússia faz demonstração de força para lembrar vitória na Segunda Guerra

Rússia faz demonstração de força para lembrar vitória na Segunda Guerra

261
19

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=lHMtyMoIuw4]
AFP

MOSCOU

 

vinheta-clipping-forte1A Rússia comemorou nesta quinta-feira a vitória sobre o regime nazista em 1945 com um desfile de 11 mil soldados na Praça Vermelha, em Moscou, e bombardeiros no céu, uma demonstração de força digna da antiga e poderosa União Soviética.

Caminhões militares transportando mísseis estratégicos e outras armas pesadas desfilaram pelo centro da capital russa para marcar o fim da Segunda Guerra Mundial, celebrada em 9 de maio na ex-URSS. A rendição alemã foi assinada durante a noite de 8 de maio em Berlim, mas 9 de maio no horário de Moscou.

Exatamente às 10h00 (03h00 no horário de Brasília) no relógio do Kremlin, um grande silêncio se instalou na Praça Vermelha repleta de militares, e na tribuna oficial o presidente Vladimir Putin e convidados, incluindo muitos ex-combatentes cheios de medalhas.

O desfile militar começou com a revisão das tropas pelo ministro da Defesa, Sergei Shoigu, que passou em uma descoberta limusine preta, acolhendo milhares de soldados e oficiais que gritavam em coro o seu tradicional “Hooray!”, sob um céu azul e uma temperatura de primavera.

“Vamos sempre lembrar que foi justamente a Rússia, a União Soviética, que frustrou os projetos hediondos, sangrentos, dos nazistas e que os impediu de controlar o mundo”, declarou Putin, em um breve discurso.

“Nossos soldados salvaram a liberdade e a independência ao defenderem abnegadamente sua pátria, libertando a Europa e conquistando uma vitória cuja grandeza será lembrada por séculos”, acrescentou.

“Nós faremos tudo para que pessoa alguma possa começar uma guerra em qualquer lugar. Nós nos esforçamos para melhorar a segurança do planeta”, disse Putin.

Após a queda do regime soviético em 1991, os desfiles militares foram reduzidos a uma dimensão mais histórica. Mas a Rússia recuperou a tradição das demonstrações de poder, algo caro a Vladimir Putin, que atingiu o apegou com o aniversário de 65 anos da vitória em 2011, quando as tropas da OTAN foram convidadas pela primeira vez.

Antes de seu retorno ao Kremlin há um ano para um terceiro mandato como presidente, depois dos de 2000-2008 e um interlúdio como primeiro-ministro em 2008-2012, Putin prometeu um rearmamento “sem precedentes” da Rússia frente os Estados Unidos, planejando gastar 23 trilhões de rublos (590 bilhões de euros) nesta década.

Desfiles militares, com a participação de cerca de 40 mil soldados ocorreram em 24 cidades da Rússia, de Vladivostok (Extremo Oriente) a São Petersburgo (noroeste), passando pela Sibéria.

Em Moscou, vários regimentos do Exército russo marcharam em passo cadenciado, seguidos por veículos transportando tropas 82A e rampas de lançamento do sofisticado míssil terra-ar S-400.

Estes veículos cruzaram o centro da capital, sob os olhos de muitos espectadores agrupados atrás de barreiras de metal ao longo do percurso fechado pela polícia.

No céu, 68 helicópteros e aviões, incluindo os bombardeiros Tu-160 e MiG-29 voaram sobre Moscou.

Mais de 25 milhões de russos morreram durante a Segunda Guerra Mundial. Autoridades russas acusam regularmente a historiografia ocidental de minimizar o papel da União Soviética na vitória.

As celebrações da “Grande Guerra Patriótica” na Rússia, que geralmente fazem pouco caso do desembarque dos aliados na Europa, são marcadas ao longo do dia por muitos eventos (concertos, exposições, filmes e queima de fogos).

FONTE: AFP via Resenha do Exército

VÍDEO: Russia Today

19
Deixe um comentário

avatar
19 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
13 Comment authors
edcarlos prudenteGIFTvirgilioLuisIvan Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
leonardo zene
Visitante
leonardo zene

e eu ainda não sei por que tem gente que fala que a russia não é mais poderosa.uma coisa é fato que a russia so não mais poderosa do que os EUA.mas o desfile russo é o melhor do dia da vitoria.

Vader
Membro
Trusted Member

Os russos sempre foram bons em desfile…

Em desfile…

Augusto
Visitante
Member
Augusto

Vader disse:
9 de maio de 2013 às 16:51

Os russos sempre foram bons também em desfile.

Marcos
Visitante
Member
Marcos

Muita conversa mole.
O minuto de silêncio foi para quê mesmo? Para lembrar os 30 mil oficiais poloneses que Stalin mandou fuzilar?
Negócio é o seguinte: EUA, Inglaterra e Rússia precisaram, em conjunto, de cinco anos para desmantelar a Alemanha. É pouco provável, acaso os russos estivessem sozinhos, que tivessem ganho a guerra.

joao.filho
Visitante
Member
joao.filho

E desfilão bonito mesmo, ein…

Vader
Membro
Trusted Member

Marcos disse: 9 de maio de 2013 às 17:19 A verdade é a seguinte amigo: Por um acaso muito peculiar dos destinos do mundo, calhou que Hitler odiava pessoalmente os socialistas, que considerava responsáveis pela balbúrdia alemã do pós-PGM e, por consequência, a URSS e Stálin. Porque a verdade é que o socialismo nacional alemão diferia bem pouco do socialismo soviético. Inclusive nos massacres perpetrados, dos quais o dos oficiais poloneses é um dos episódios mais sangrentos. Não fosse o ódio visceral de Hitler e muito provavelmente a Alemanha não teria invadido a URSS. Diga-se a propósito que os principais… Read more »

Marcos
Visitante
Member
Marcos

A Polônia pré Segunda Guerra é o exemplo claro do que não deve fazer: enquanto o Exército Alemão ia de blindados, os poloneses iam à cavalo.

Por aqui a coisa não é igual, porque nossos vizinhos também são uns bananas.

Corsario137
Visitante
Corsario137

Parabéns a Rússia,

Foi a pior guerra de todos os tempos e sim, não fosse o sacrifício deles sabe-se lá o que teria sido a 2GM.

E é verdade, a história os deixa a margem, vide o que aprendemos no colégio.

Corsario137
Visitante
Corsario137

Por outro lado isso também me faz pensar como a cultura de uma nação é o que determina sua condição.

Menos de 70 anos depois, a Alemanha é a economia mais forte da Europa, o maior exportador de produtos de alto valor agregado, um celeiro de pesquisadores e prêmios científicos.

Nem Hitler conseguiu derrubar o povo alemão.

Deutschland über alles!

Marcos
Visitante
Member
Marcos

Corsario:

De fato!
A Alemanha foi posta abaixo, cidade por cidade, ficou com indenizações à pagar por tudo quanto é canto, incluso ai a da Primeira Guerra Mundial, que aliás, a última parcela desta à França foi paga em 2009. Apesar disso é hoje a maior potência econômica da Europa.

A verdade é que a Alemanha já era uma potência econômica e, após solapada, voltou a fazer o que sabia, com muito trabalho e muitas mentes.

aldoghisolfi
Visitante
Member
aldoghisolfi

A Rússia fica meio à parte no Dia da Vitória; de nós ninguém se lembra, salvo aquela bela cidadezinha italiana da Toscana e nós mesmos…

Observador
Visitante
Member
Observador

“Nossos soldados salvaram a liberdade e a independência ao defenderem abnegadamente sua pátria, libertando a Europa e conquistando uma vitória cuja grandeza será lembrada por séculos”.

Como “Seo” Putin?!

Se os soldados soviéticos lutassem mesmo pela liberdade a primeira coisa a fazer era crivar o camarada Stalin de balas, juntamente com toda a cúpula da Nomenklatura.

Até parece o discurso das esquerdas, de que a guerrilha nos anos sessenta e setenta do séc. XX lutava pela liberdade.

Ah, vá…

Ivan
Membro
Member
Ivan

““Vamos sempre lembrar que foi justamente a Rússia, a União Soviética, que frustrou os projetos hediondos, sangrentos, dos nazistas e que os impediu de controlar o mundo”.” Declaração capciosa esta do Sr. Putin, totalmente enquadrada na propaganda estalinista que, de certa forma, sobreviveu ao próprio ditador. Capciosa por que tenta levar o incauto ouvinte à falsa idéia que a União Soviética lutou e venceu o III Reich sozinha. A Segunda Guerra Mundial começou formalmente em 1º de setembro de 1939 com a invasão da Polônia. Neste mesmo ano, em 17 de setembro, dentro do que foi acertado entre Hitler e… Read more »

Luis
Visitante
Luis
virgilio
Visitante
virgilio

Eu gosto muito de historia militar,mas os Ingleses e Franceses declararam guerra Alemanha para liberta e defender a Polônia e no final da Guerra deixou essa mesma Polônia ser dominadas pelos os assassinos comunistas que tem mais de 100 milhões de mortos no minimo e toda a Europa oriental na mãos desses genocidas. A questão é que destruíram um mostro e deixaram outro 666 vezes pior que é esse maldito sistema comunista conhecido hoje como socialismo(Frances) light usado também no Brasil. Vai entender a cabeça desses democrata e republicanos(EUA)? Odeio Direita e Esquerda e tudo a mesma podridão. General Patton… Read more »

GIFT
Visitante
GIFT

Vader…..
Eu como descendente de soldado da 2ºGM sempre tive a curiosidade em saber se a Alemanha chegasse até Moscou e realmente terminasse a invasão, qual seria (na sua opinião) o resultado ou como seria guerra contra os aliados ???

edcarlos prudente
Visitante
edcarlos prudente

Boa tarde companheiro GIFT! A Alemanha nazista invadiu as periferias da cidade de Moscou durante a batalha de Moscou, como ficou conhecida a grande ofensiva nazista rumo a Moscou, entre os anos de 1941 e 1942. No entanto, com uma contra ofensiva de inferno, como sempre, os russos detiveram o avanço nazista.
Sobre o desfile, que é o assunto debatido, dou mesmo parabéns ao povo russo pela coragem, heroísmo e sacrifício, pois viveu entre o fogo e a frigideira durante a segunda guerra. Nenhum dos dois grandes assassinos do século vinte tinha qualquer compaixão por este povo.

Vader
Membro
Trusted Member

GIFT disse: 10 de maio de 2013 às 14:21 Caro GIFT, penso que a União Soviética jamais seria conquistada inteiramente, pois é muito grande. Os soviéticos continuariam lutando da Sibéria numa guerra de atrito que poderia durar décadas, mas nesse caso os alemães estariam de posse de 90% de seus recursos, especialmente os campos de petróleo de Baku. Mas a Alemanha seria ao final derrotada, ainda que tomasse a Moscóvia inteira. O que destruiu a capacidade bélica alemã não foi o exército vermelho, mas os bombardeios aliados. Tanques podem ser reconstruídos; exércitos podem ser recompletados. Mesmo uma derrota fragorosa como… Read more »

GIFT
Visitante
GIFT

edcarlos prudente e Vader…

Obrigado pelas respostas!!
Gosto de saber de varias opiniões pois escutei muitas histórias do meu avo sobre estas batalhas pois ele presenciou algumas e contou como fez para fugir dos Soviéticos e veio parar aqui!!!