vinheta-clipping-forte1RIO – Quatro, dos oito tanques de combate antiaéreo do tipo Gepard que serão utilizados para garantir a segurança na Copa das Confederações, em junho, foram transportados na noite de terça-feira e madrugada desta quarta-feira, do Porto do Rio, na Zona Portuária, para o Parque Regional de Manutenção do Exército, em Deodoro, Zona Oeste. O comboio, formado por policiais do Exército em motos e carros, transportou dois tanques de cada vez em carretas pela Avenida Brasil. Por conta do horário, não houve necessidade de esquema especial no trânsito.

Como forma de teste, na madrugada de terça-feira, os militares levaram o primeiro tanque. Os outros três veículos deverão ser levados na madrugada de quinta-feira. Os oito tanques fazem parte de um sistema de artilharia antiaérea alemão, composto por 34 carros de combate, adquirido pelo Brasil por cerca de R$ 80 milhões.

Esse lote de oito veículos chegou antecipadamente para ser utilizado na abertura e encerramento da Copa das Confederações, em Brasília, dia 15, e Rio, dia 30, respectivamente. Os taques passarão por um período de conferência em Deodoro e depois, provavelmente no dia 3 de junho, serão levados para a Restinga de Marambaia, para o treinamento. Um grupo de militares viajou para à Alemanha, onde passaram por um treinamento para operar os carros. As munições deverão chegar nos próximos dias no Porto do do Rio.

Após o treinamento, quatro carros permanecerão no Rio e os outros quatro seguem para Brasília. Para não serem vistos pelo público, durante a Copa das Confederações, os canhões ficarão escondidos em pontos próximos ao local dos jogos. Existe a possibilidade dos veículos serem utilizados na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em julho.

Sistema de artilharia antiaérea alemão

Os 34 carros de combate pertenciam ao Exército alemão e foram reformulados, com a instalação de novo sistema de radares e computadores. Os veículos são capazes de abater mísseis, aviões, helicópteros ou drones (aviões não tripulados) suspeitos a até 15 km de distância, com alcance de 3 km de altitude.

Os blindados Gepard 1A2 pesam 47,5 toneladas, têm 3,7 metros de altura, 3,4 de largura e até 7,7 metros de comprimento. São equipados com dois canhões Oerlikon de 35 mm, que trabalham em conjunto um sistema de radares com campo de visão de até 15 km de raio.

O sistema de artilharia vai reforçar as duas unidades que abrigam os blindados do país, localizadas em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e Ponta Grossa, Paraná.

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader
10 anos atrás

Saiu reportagem no Bom Dia Brasil.