Forças Armadas da Rússia realizaram maior exercício militar surpresa dos últimos 20 anos

15

Treinamento em maio envolveu 8.700 militares, 185 aviões de guerra e 240 veículos blindados

 

Víktor Litovkin

pb121107russiaparade01pvinheta-clipping-forte1Os maiores exercícios militares da Força Aérea e Defesa Antiaérea da Rússia em 20 anos foram realizados no último dia 27. Às 5h00 (horário de Moscou), 8.700 militares receberam a ordem para entrar em estado de alerta. Os exercícios envolveram 185 aviões de guerra e 240 veículos blindados.

O treinamento foi destinado a funcionários da Defesa Aeroespacial, Divisão da Defesa Antiaérea, 1º Exército da Força Aérea Russa (FAR) e Defesa Antiaérea do Comando Militar do Oeste.

Durante o exercício, alguns regimentos da Defesa Antiaérea do Comando Militar do Oeste armados com sistemas de mísseis antiaéreos S-300PMU2 Favorit foram transferidos da região de Leningrado, no noroeste da Rússia, para a região de Ástrakhan, no sul, para treinar o combate antiaéreo no campo de provas de Achuluk.

O “inimigo” convencional representado por alguns esquadrões de aviões de assalto levantou voo do aeródromo de Baltimore, perto de Voronej, para atacar alvos terrestres no campo de provas de Achuluk. No entanto, todos os mísseis de cruzeiro lançados pelos aviões “inimigos”, assim como as próprias aeronaves, foram destruídos pelo S-300.

Exercícios militares surpresa já haviam sido realizados nas Tropas Paraquedistas e no Comando Militar do Centro em fevereiro passado. No mês de março, o estado de alerta foi treinado no Comando Militar do Sul, Frota do Mar Negro e nas unidades da FAR, Defesa Antiaérea e Tropas Paraquedistas estacionadas nas regiões de Krasnodar e Rostov, no sul do país.

Inimigo imaginário

Embora os militares não tenham especificado quem se subentendia pelo “inimigo”, algumas suposições podem ser feitas. A Rússia se declarou repetidas vezes preocupada com os planos dos EUA de instalar um escudo antimíssil na Europa e reiterou sua preocupação em uma resposta do presidente Vladímir Pútin à carta do líder norte-americano, Barack Obama, e em uma conferência internacional sobre a segurança europeia em Moscou que precedeu os exercícios militares.

Além disso, às vésperas das manobras, o ministro da Defesa, Serguêi Choigu, visitou a estação de radar de aviso prévio contra mísseis Voronej-DM, colocada em operação na região de Kaliningrado.

Portanto, tudo leva a crer que o papel de “inimigo” nos recentes exercícios foi reservado aos EUA e à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), já que só eles possuem hoje um potencial suficiente para testar a confiabilidade do sistema de defesa antimíssil russo.

Observadores militares estrangeiros não foram convidados, porque pela norma internacional só é preciso convoca-los quando os exercícios envolvem mais de nove mil homens.

A cúpula do Ministério da Defesa reunida no dia 30 de maio estabeleceu continuar exercícios surpresa para testar a prontidão para o combate das Forças Armadas russas.

FONTE: Gazeta Russa

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Angelo Jr
Angelo Jr
10 anos atrás

apesar de concordar com essa suposição de que seja a OTAN o inimigo imaginário, a china ainda não tem poder de fogo para um possível ataque à rússia

Angelo Jr
Angelo Jr
10 anos atrás

desculpem, faltou uma interrogação,o correto seria “apesar de concordar com essa suposição de que seja a OTAN o inimigo imaginário, a china ainda não tem poder de fogo para um possível ataque à rússia?”

Farroupilha
Farroupilha
10 anos atrás

Qual a produção própria de gasolina, diesel e querosene da China, e quais seus estoques para sustentar uma guerra de grande envergadura? Pois é preciso muito combustível para uma máquina de guerra funcionar a pleno vapor. Só ter armamento e soldados não basta quando se pretende uma guerra simétrica. Daí que os USA sempre se preocuparam muito com sua produção e refino de petróleo. E, na WW2, os nazistas invadirem a Rússia rompendo um tratado de não agressão contra aquele país, criando uma segunda frente de batalha, por causa de seus ricos campos de petróleo. E a Índia, com toda… Read more »

Eduardo Ramos
Eduardo Ramos
10 anos atrás

Pessoal do blog desculpem o inconveniente se O post é sobre o exercícios militares, envolvendo modernos sistemas de defesa antiaérea e com a estrela do momento os sistema S-300, o por que ? de mostra na imagens soldados Russos desfilando com uniformes da segunda guerra e segurando tambem uma arma da mesmam epoca a PPSH-41 ?

Carlos_Góes
Carlos_Góes
10 anos atrás

Parabéns a Russia.

Estava na hora de o Brasil organizar exercícios militares surpresa, como eles fizeram.

Assim realmente teríamos uma noção do estado atual das forças para mobilização e respostas rápidas em situações de emergência.

Infelizmente, aqui isso não da voto, então, pra que fazer?

Flávio
Flávio
10 anos atrás

Eduardo Ramos disse: 5 de junho de 2013 às 11:56
Pois é, a primeira coisa que observei foi a PPsh nas mãos dos soldados!
Está parecendo que a foto foi tirada de algum desfile comemorativo e colocada , pelo autor original, para ilustrar a reportagem.
Mas, tudo bem,a mensagem foi passada, só achei inusitada a foto.
sds

Vader
10 anos atrás

Carlos_Góes disse:
5 de junho de 2013 às 12:10

“Assim realmente teríamos uma noção do estado atual das forças para mobilização e respostas rápidas em situações de emergência.”

Amigo, e precisa de exercício para saber que o Exército, por exemplo, tem munição para dois dias de combate? 😉

Sds.

Wagner
Wagner
10 anos atrás

Muito legal a foto !!!

( eles não ficam com calor não, marchando com toda aquela pele ?? )

Parabéns a Rússia ! Treinamento é muito importante !

No Brasil sequer teríamos como fazer 185 avioes voarem ao mesmo tempo…

Andre Bacha
Andre Bacha
10 anos atrás

185 aviões ao mesmo tempo não Wagner, mas todos os aviões do GTE em dia de feriado é facim facim fazer voar! 😉

colombelli
colombelli
10 anos atrás

As coisas estão feias mesmo na Russia. Uma manobra de 8700 é pouco maior do que um exercício divisionário normal da 3a DE, por exemplo, que ja são bem contingenciados. Para um país que quer manter o status de ator global, convenhamos que está bem aquem do que seria de se esperar a demonstração de força. Aliás, so pra esclarecer, o fato de ter x viaturas e y aviões envolvidos não significam que voam ou manobram no terreno todos ao mesmo tempo. Um exercício de inopino aqui teria algumas dificuldades mas não teria um desempenho muito diverso de um planejado.… Read more »

colombelli
colombelli
10 anos atrás

ampliar digo

Wagner
Wagner
10 anos atrás

” feias ” ???? AAhhhh Colombelli Colombelli… lamento, terei de enviar seu nome em meu relatório para Moscou… KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !! 🙂 Vc precisa ver que esse não é o único exercício do ano, eles estão fazendo vários. Pode até não ser um exercício maior, mas é válido, e outros já foram feitos ( eu sempre vejo as news, alias vejo antes essas noticias da Russia do que as de minha cidade kkkkkkk !), e continuarão a serem feitos. Claro que não é igual a URSS, mas, vc tem que ver como estavam as coisas uns 15 anos atrás. Então, devemos… Read more »

Gokotz
Gokotz
10 anos atrás

Acredito q o número de tropas seja em função da natureza do exercicio, surpresa…sendo assim como a mesma cita se fossem mais de 9000 tropas seriam necessarios observadores, ou não…

colombelli
colombelli
10 anos atrás

Wagner, todo o exercício é válido para adestramento da tropa. Nos tambéem fazemos vários exercícios de porte durante o ano. Sem dúvida que eles estão retomando sua capacidade militar se comparados a 15 anos atras, mas o que eu me refiro é exatamente ao fato de que, em vista do peso que eles pretendem ter politica e militarmente e da divulgação que deram ao fato do exercício, ficou um pouco exagerado. Fosse um dos grandes exercícios do passado de que há videos de divisões blindadas dispostas em quilômetros de terreno até estaria razoável.Mas este ai foi um exercíco que uma… Read more »

Luke Skywalker
Luke Skywalker
10 anos atrás

Concodo com o Colombelli!