Exército dá 48h para políticos entrarem em acordo no Egito

2

Chefe das Forças Armadas do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, visto durante coletiva de imprensa no Cairovinheta-clipping-forte1CAIRO, 1 Jul (Reuters) – As poderosas forças armadas do Egito deram ao presidente islâmico Mohamed Mursi um ultimato nesta segunda-feira para que compartilhe o poder, insistindo que os rivais políticos do país cheguem a um acordo sobre um plano abrangente para o futuro do país dentro de 48 horas.

Um dramático comunicado militar transmitido pela TV estatal declarou que o país estava em perigo depois que milhões de egípcios foram às ruas no domingo para exigir que Mursi deixe o poder e que a sede da Irmandade Muçulmana foi saqueada.

“Se a demanda do povo não for atendida dentro do prazo estipulado, será incumbência (das Forças Armadas) … anunciar um caminho para o futuro”, disse o chefe do Estado-Maior, general Abdel Fattah al-Sisi (foto), no comunicado.

O discurso foi seguido por música patriótica.

As pessoas manifestaram a sua vontade com clareza sem precedentes nos grandes protestos, e perder mais tempo só aumentaria o perigo de divisão e conflito, disse ele.

O Exército afirmou que irá supervisionar a aplicação do plano acordado “com a participação de todas as facções e partidos nacionais, incluindo os jovens”, mas que não irá se envolver diretamente na política ou no governo.

No lado de fora do palácio presidencial, manifestantes contrários a Mursi aplaudiram o comunicado do Exército, e o principal partido de oposição Frente de Salvação Nacional, que exigiu um governo de unidade nacional durante meses, saudou o movimento dos militares.

Na Praça Tahrir, no Cairo, milhares de pessoas foram comemorar o movimento do Exército: “Queremos que um novo Conselho das Forças Armadas governe até novas eleições”, disse o contador Mohamed Ibrahim, de 50 anos. “Só o Exército aceita a vontade revolucionária legítima do povo.”

Não houve uma reação imediata do gabinete do presidente.

Foi a segunda vez em pouco mais de uma semana que as Forças Armadas fizeram uma advertência formal aos políticos, aumentando a pressão sobre Mursi a admitir a partilha do poder com a oposição liberal, secular e de esquerda.

(Reportagem de Asma Alsharif, Alexander Dziadosz, Shaimaa Fayed, Maggie Fick, Alastair Macdonald, Shadia Nasralla, Tom Perry, Yasmine Saleh, Paul Taylor e Patrick Werr, no Cairo)

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael M. F.
Rafael M. F.
10 anos atrás

Não sei se louvo ou se eu fico preocupado com essa atitude. Pode servir de referência por essas bandas.

bem que a IM representa aquilo que há de mais retrógrado na política.

akhorus
akhorus
10 anos atrás

Os saudosistas de Mubarak, servidores de Washington, com certeza estão preparando discursos em homenagem a velha ordem, com elogios ao antigo ditador e esperanças de que ele retome o poder brutal que exerceu durante 30 anos as custas de milhares de inocentes. Mas acredito que o exército egípcio esteja certo : O Mursi não tem mais como governar, tem que sair agora antes que o país desabe de uma vez. Esperemos que o façam sem mais mortes. Que neura dessa galera em querer implantar regime islâmico radical, é o Erdogan na Turquia, Al Nusra na Síria, Mursi no Egito, poxa,… Read more »