Farc se responsabilizam por parte de vítimas de guerra

0

Durante diálogo, guerrilha colombiana pede cálculo para total de afetados e indenização

 

farc foto midiario

vinheta-clipping-forte1As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) admitiram ontem parte da responsabilidade nas mais de 60 mil mortes ocorridas durante os quase 50 anos de conflito com as Forças Armadas do país. O grupo defendeu indenização às vítimas.

As declarações são da equipe da guerrilha que negocia a paz com o governo colombiano em Cuba, em diálogo iniciado em 2012. O reconhecimento e a compensação às vítimas são um dos pontos da negociação.

“Sem dúvida, também houve crueldade e dor provocadas por nossas fileiras. O inimigo nunca foi e nem é fácil e nos sujeitou às normas de combate”, afirmou a guerrilha em nota. “Temos que ressaltar a necessidade de que o ressarcimento inclua obrigações para as partes, para chegarmos a uma paz definitiva e que todos nos obriguemos a um nunca mais'”.

Para o grupo, é necessário criar uma comissão, composta por especialistas colombianos e internacionais, para calcular o número de vítimas do conflito, em resposta ao informe do Centro de Memória Histórica colombiano, que fixou as mortes em 60 mil.

A delegação do governo não fez declarações ontem.

O discurso acontece no segundo dia do novo ciclo de negociações, cujo tema é participação política. O primeiro ponto, desenvolvimento agrário, foi tratado em maio.

Mesmo em negociações, o confronto armado segue em diversas partes da Colômbia.

FONTE: Folha de São Paulo, via resenha do EB

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments