Lisandra Paraguassu
Tânia Monteiro / Brasília

vinheta-clipping-forte1A presidente Dilma Rousseff mandou cancelar o envio da equipe que embarcaria no próximo sábado para Washington para preparar sua visita de Estado em outubro. A suspensão ocorre após Dilma ameaçar, nos bastidores, recusar o convite do presidente Barack Obama por causa das suspeitas de espionagem sofrida pelo governo brasileiro.

A equipe precursora, formada por agentes de segurança, diplomatas e cerimonial da Presidência, faz o primeiro reconhecimento para a visita, analisando questões de logística, hospedagem, transporte, rotas e instalações em geral – e também a agenda prevista e os acordos que podem ser assinados.

Normalmente, a antecedência não é tão grande, mas a viagem era tratada como especial por questões de segurança.

O suspensão da equipe precursora não significa que a viagem está já cancelada – há tempo suficiente para remarcá-la, já que a visita acontece apenas em 23 de outubro -, mas é uma demonstração, para o governo americano, do nível de desagrado no Palácio do Planalto.

A irritação da presidente com a revelação de que ela pode ter tido mensagens eletrônicas monitoradas continua grande, a ponto dela estar, segundo assessores, sem disposição de conversar com Obama em São Petersburgo, onde ambos participam da reunião do G20.

De acordo com um assessor, Dilma informou que, para que a presidente fosse convencida da importância de confirmar a viagem era preciso, por exemplo, que os EUA pedissem desculpas pelas espionagens, se retratassem e assegurassem que não vão mais fazer isso – o que é bastante improvável que aconteça, dado os sinais negativos do governo Obama até agora.

A decisão definitiva sobre o cancelamento deverá aguardar que os americanos apresentem suas novas justificativas dessa vez, exigidas por escrito. Setores do governo ainda defendem a viagem, mas Dilma espera uma resposta bastante diferente da recebida até agora. “Frustrante” e “decepcionante” foram os adjetivos usados pelo governo brasileiro para descrever o resultado da recente missão política do ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, que ouviu apenas “nãos” e vagas promessas de um grupo de trabalho entre os dois países proposta não aceita pelo Brasil.

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera
Baschera
10 anos atrás

Acorda Tia….. Parece aquela adolescente idiota cuja amiguinha leu seu diário sem permissão…. e agora estão “de briga” ! Arregace a saia a vá trabalhar…. os interesses do Pais são muito maiores do que sua cara torta e seu biquinho de não brinco mais. A senhora não fez este alvoroço todo quando o “Jaiminho” cocalero roubou as refinarias no nariz do senhor Lula Molusco…. e muito menos quando mandou revistar aeronaves brasileiras, inclusive uma que levava um ministro de estado. Não somos idiotas e sabemos que sua birra é apenas um disfarce para mascarar e desviar a sua inoperância e… Read more »

joao.filho
joao.filho
10 anos atrás

Grande coisa. O Obama deve ter dito: “E dai? Grande me**da. E ainda tem gente que fica acreditando que a bruxa vai acordar um dia destes e anunciar o SH no ja enterrado FX-2.

Sniper
Sniper
10 anos atrás

Vergonha alheia…fico imaginando as crises de riso na casa branca. E durante a reunião do G20, então? TODOS os dignatários presentes, cochichando piadinhas, ironias, ridicularizando, e essa parasita achando que tá “causando”… O jeito no Brasil é se voltar para a religião. Que Deus salve esse país…

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Agora falta romper relações diplomática s e comerciais com EUA.

cristiano.gr
cristiano.gr
10 anos atrás

Mas com todo esse escândalo de espionagem seria a coisa mais ridícula do mundo fechar negócio pelo SH como se nada tivesse acontecido. Eles iam pensar mais ou menos assim: “esses brasileiros são mais trouxas do que pensávamos, fizemos o que fizemos e eles ainda vêm comprar da gente, vamos ganhar dinheiro deles e dar umas bananas de brinde, depois qualquer beicinho torto deles embargamos equipamentos e eles ficam em nossas mãos de novo.”

Oganza
Oganza
10 anos atrás

cristiano.gr disse: 5 de setembro de 2013 às 15:31 Meu caro, quem fez o escândalo fomos nós. Os americanos só fizeram e fazem o dever de casa. Nós não fizemos porque nunca fomos as aulas e nem sabemos qual é o dever de casa. Eles não pensam que somos trouxas, eles sabem que somos trouxas, somos os bobos da corte e em política internacional foi um vexame atrás do outro nos últimos 10 anos. Mas a GIGANTESCA CONTRADIÇÃO disso tudo, é que o mundo é um lugar pior sem um Brasil SÉRIO e eles sabem disso e em muitos casos… Read more »

giltiger
giltiger
10 anos atrás

É impressionante a naturalidade com que as pessoas ACHAM que a espionagem BIG BROTHER americana na internet é normal, ética e eles fazem o dever de casa… A vida em sociedade para os seres humanos SÓ se torna possível (ou tolerável) porque para usufruir as benesses da vida em sociedade há sempre um balanceamento onde existe o espaço privado dos indivíduos. Assim NINGUÉM pode saber de tudo, a lei SEMPRE impões segmentações para evitar o exercício de poder absoluto ´por alguém que tenha TODAS as informações. Eu por exemplo por ser funcionário da Receita Federal não posso advogar pois a… Read more »

Oganza
Oganza
10 anos atrás

giltiger disse: 5 de setembro de 2013 às 23:20 Na boa, para quem conhece e NÃO NEGA a negritude do espírito humano, fica fácil encarar os fatos com naturalidade sim, mas ninguém aqui no espaço da trilogia disse que era ética (de novo vc colocando palavras em nossas bocas), mas eles fizeram o DEVER DE CASA sim, não é a toa que eles são o “Império do Mal” kkkk. Então vou tentar lhe explicar didaticamente. Desde que descemos das árvores e encontramos os perigos ao nível do solo, passamos a nos organizar em sociedade para SOBREVIVER. Depois passamos a nos… Read more »