‘Garantia da Lei e da Ordem’ deixa de fazer parte da denominação da 11ª Brigada de Infantaria Leve, sediada em Campinas – SP

12

Treinamento 11 Brigada de Infantaria Leve - foto IGDECRETO Nº 8.098, DE 4 DE SETEMBRO DE 2013

Altera a natureza da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada e da 15ª  Brigada de Infantaria Motorizada e a denominação da 11ª Brigada de Infantaria Leve – Garantia da Lei e da Ordem.

O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, Caput, inciso VI, alínea “a”, da Constituição,

DECRETA

Art. 1º

A 4 ª Brigada de Infantaria Motorizada, com sede na cidade de Juiz de Fora, Estado de Minas Gerais, fica transformada em 4 ª Brigada de Infantaria Leve – Montanha.

Art. 2º

A 15 ª Brigada de Infantaria Motorizada, com sede na cidade de Cascavel, Estado do Paraná, fica transformada em 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada.

Art. 3º

A 11 ª Brigada de Infantaria Leve – Garantia da Lei e da Ordem, com sede na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, passa a ser denominada 11 ªBrigada de Infantaria Leve.

Art. 4º

Caberá ao Comandante do Exército fixar a data de implementação das medidas de que trata este Decreto e editar os atos complementares necessários a sua execução.

Art. 5º

Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 6º

Ficam revogados:

I – o inciso II do caput do art. 1º do Decreto nº 92.170, de 18 de dezembro de 1985; e

II – o art. 1º do Decreto nº 5.261, de 3 de novembro de 2004.

Brasília, 4 de setembro de 2013; 192º da Independência e 125º da República.

MICHEL TEMER

Celso Luiz Nunes Amorim

FONTE: Diário Oficial da União

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
rsbacchi
rsbacchi
10 anos atrás

Até que enfim o bom senso imperou!!!

Bacchi

GBento
GBento
10 anos atrás

Alguém poderia me explicar a diferença entre infantaria mecanizada e motorizada?

rsbacchi
rsbacchi
10 anos atrás

De uma maneira bem simples pode-se dizer que nos batalhões de infantaria motorizada os fuzileiros são transportados por veiculos não blindados (no caso: caminhões), e nos batalhões de infantaria mecanizados os fuzileiros são transportados por veiculos blindados sobre rodas (no caso: VBTP-LR ou VBTP-MR).

Eu acredito que o EB deve ter uma definição mais profissional do que o que eu escrevi acima.

Bacchi

rsbacchi
rsbacchi
10 anos atrás

Pode-se acrescentar que nos batalhões de infantaria blindados os fuzileiros são transportados por veiculos blindados sobre lagartas (no caso: VBTP – M113).

Bacchi

rsbacchi
rsbacchi
10 anos atrás

Gostaria de acrescentar que esta diferença entre mecanizado (sobre rodas) e blindado (sobre lagartas) é valida para o Exército Brasileiro e não necessariamente para outros exércitos.

Bacchi

mbalbi69
mbalbi69
10 anos atrás

A única diferença é o meio de transporte, porque de qualquer maneira o infante combate desembarcado!

mbalbi69
mbalbi69
10 anos atrás

Gostaria que o blog e/ou o site perguntassem ao Comando do Exército se as denominações históricas destas Grandes Unidades foram mantidas! Por exemplo, a 4ª Brigada tem a denominação de Brigada 31 de março!

GBento
GBento
10 anos atrás

Bacchi,

Muitíssimo obrigado. Eu não fazia a mínima idéia da diferenciação.

Abraços.

Vader
10 anos atrás

Não entendi a mudança, se a função da 11a continuará a mesma.

Adoraria ver a justificativa para o decreto.

Mauricio R.
Mauricio R.
10 anos atrás

Deve ter a ver c/ a recente demonização das PM’s, qndo da intervenção das mesmas, p/ a manutenção da ordem, nas recentes manifestações de Junho.

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Não vejo necessidade de uma GU especializada em montanha, bastando, dada a realidade brasileira, a presença de um batalhão.

Outrossim, há necessidade de uma infantaria especializada em montanha na região norte de Rorraima, onde há as formações chamadas Tepui. Um batalhão ou ao menos uma cia independente especializada seria o caso.