segunda-feira, abril 12, 2021

Saab RBS 70NG

Obama lamenta adiamento da visita de Dilma aos EUA

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Obama - foto 2012 Agência Brasil

vinheta-clipping-forte1Brasília – O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnst, disse hoje (17), após o anúncio do adiamento da viagem de Estado que a presidenta Dilma Rousseff faria a Washington no dia 23 de outubro, que o presidente Barack Obama entende e lamenta as preocupações que “supostas” atividades do serviço de inteligência norte-americano, relacionadas à espionagem de cidadãos brasileiros, incluindo a presidenta, têm gerado no Brasil.

Segundo ele, o presidente Obama determinou uma ampla revisão de postura do serviço de inteligência norte-americano, mas o processo levará alguns meses para ser completado. Earnest disse que Obama está comprometido a trabalhar com a presidenta Dilma e sua equipe em canais diplomáticos para solucionar a fonte de tensão na relação bilateral. Ele ressaltou que os dois países desfrutam de uma parceria estratégica enraizada em valores democráticos comuns e no desejo de promover um grau avançado de crescimento econômico, e criação de empregos.

“O convite do presidente Obama para a presidenta Dilma para a sua primeira visita de Estado em seu segundo mandato é o reflexo da importância que ele coloca sobre essa crescente parceria global e os laços estreitos entre os povos americanos e brasileiros”, disse o porta-voz.

Dilma e Obama - foto 2012 Agência Brasil

O porta-voz informou que o presidente Obama conversou ontem (16) com a presidenta Dilma dando continuidade à troca de informações iniciadas na Rússia durante a Cúpula do G20 e que continuaram na semana passada entre o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Luís Alberto Figueiredo Machado, e a conselheira de Segurança Nacional dos EUA, Susan Rice.

A nota divulgada pelo governo brasileiro, sobre o adiamento da viagem, diz que a decisão foi tomada pelos dois presidentes para evitar que os resultados da visita ficassem condicionados a um tema cuja solução satisfatória não foi alcançada.

FONTE / FOTOS: Agência Brasil

- Advertisement -

4 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joao.filho
joao.filho
7 anos atrás

Off topic:

Hoje nao e aniversario da morte do Capitao Carlos Lamarca?

Vader
7 anos atrás

Do arquitraidor Carlos Lamarca, você quis dizer?

Vader
7 anos atrás

No tópico, taí: Obama deu de ombros pro chilique da bruaca.

É que nem quando você convida alguém para uma festa e a pessoa fica “de desculpinha”. Quer ir? Vá. Não quer? Não vá.

Jackal975
Jackal975
7 anos atrás

Diplomacia né, fazer o que…nada mais do que isso. Que haja mais respeito entre ambos daqui para a frente. Assim esperamos.

Guerras Modernas

O gigantesco número de helicópteros dos EUA perdidos na Guerra do Vietnã

Durante a Guerra do Vietnã, milhares de aeronaves dos EUA foram perdidas para a artilharia antiaérea (AAA), mísseis superfície-ar...
- Advertisement -
- Advertisement -