2013-10-03T081830Z_805862268_GM1E9A3196G01_RTRMADP_3_JAPAN-USA

Diante das tensões recentes na região da Ásia-Pacífico, Estados Unidos e japão concordaram hoje com a ampliação da aliança militar através da instalação de um novo sistema de radar contra mísseis balísticos, além de termos de cooperação contra ameaças cibernéticas.

O acordo foi assinado durante a visita conjunta do secretário de Estado,  John Kerry, e do secretário de Defesa, Chuck Hagel, ao Japão, e sinaliza o foco militar, econômico e diplomático cada vez maior dos EUA na Ásia. A parceria pode causar alarme na China, que tem relações cada vez delicadas com Tóquio.

O estabelecimento do acordo vem em um momento em que o governo japonês procura reforçar e expandir as capacidades militares do país, e mesmo rever a Constituição pacifista em vigor desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Um dos objetivos dessa revisão seria tornar o Japão um parceiro mais simétrico aos EUA em situações de conflito.

Pela primeira vez, os dois países trabalharão em projetos específicos de defesa cibernética a fim de reforçar a cibersegurança de ambas as partes. Outras medidas incluem o envio de esquadrões de helicópteros MV-22 Osprey do Corpo de Fuzileiros Navais, e drones de vigilância que também serão baseados em território japonês. Aeronaves de patrulha marítima P-8 também serão enviadas pela primeira vez para monitorar as atividades na região do Pacífico, onde Japão e China reivindicam as ilhas Senkaku.

FONTE: Army Recognition (tradução e adaptação do Forças Terrestres a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments