Home Divulgação 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado realiza navegação com blindado

11º Regimento de Cavalaria Mecanizado realiza navegação com blindado

1476
3

11 RC Mec - Urutu

O 11º RC Mec, mantendo sua tropa constantemente adestrada, realizou, no dia 02 de outubro, uma instrução de navegação com os blindados EE 11 – URUTU. A atividade foi realizada no lago da Usina Hidrelétrica São João II, aqui no município de Ponta Porã/MS.
A viatura blindada de transporte de pessoal URUTU, de fabricação nacional, é uma viatura anfíbia, ou seja, é capaz de navegar. A instrução, para todos os motoristas de blindados do 11º RC Mec, teve a finalidade de relembrar os procedimentos de preparação da viatura para a navegação, assim como manter o adestramento da tropa.

11 RC Mec - 2

11 RC Mec - 3

11 RC Mec - 4

11 RC Mec - 5

11 RC Mec - 6

3
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
rsbacchiMauricio R. Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
rsbacchi
Membro
Member
rsbacchi

Sensacional veiculo!!! Um belissimo projeto realizado pelos tecnicos da ENGESA, em conjunto com engenheiros navais designados pelo Ministerio da Marinha. O Urutu foi projetado como um quebra galho para substituir os LVTP-7 (hoje AAV-7A1) que o governo dos EUA se recusou a vender ao Brasil. Projeto feito para os Fuzileiros Navais brasileiros, foi posteriormente adotado pelo EB, e teve muito sucesso na exportação. Durante demonstrações a delegações extrangeiras, o pessoal da ENGESA fazia a “desova” do Urutu longe das praias, saindo da plataforma dianteira do “Duque de Caxias”. O Urutu caia n’agua e submergia totalmente. por algum tempo, até voltar… Read more »

Mauricio R.
Visitante
Member
Mauricio R.

Bacchi,

Vc sabe de algum protótipo de Urutú, equipado c/ hidrojatos, que naufragou na represa Billings???
Um colega de trabalho, não mto afeito a assuntos militares, contava que a viatura entrou na água, qndo acionaram os hidrojatos ela teria naufragado.

rsbacchi
Membro
Member
rsbacchi

Sim. Este fato me foi contado pelo pessoal da ENGESA quando entrei na mesma em 1977. A explicação que me deram é que tinham esquecido de colocar os tampões nos orificios de esvaziamento de agua. O Urutu tem no assoalho varios pontos (8) para esvaziar a agua que pode entrar dentro do carro durante a navegação. Antes de entrar na agua é recomendado: 5) Certificar de que os 08 (oito) bujões de drenagem encontram-se fechados; 11) Retirar o bujão da tubulação de recalque atrás do banco individual direito e preenchê-la com água para escorvamento da bomba; 12) Verificar se a… Read more »