Brasil foi alvo de espionagem do Canadá, apontam novas revelações

7

canadá

Serviço de inteligência do país teria invadido computadores no Brasil e apresentado material para outros quatro países

Novas revelações baseadas em documentos do ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA na sigla em inglês) Edward Snowden apontam agora para o monitoramento do Ministério de Minas e Energia.

No alvo, os servidores — cérebro da rede de computadores — usados para trocar informações estratégicas teriam sido invadidos pela agência de inteligência do governo do Canadá.

Conforme reportagem exibida neste domingo no Fantástico, haveria um mapeamento completo das comunicações telefônicas e por e-mail que partiram do Ministério de Minas e Energia. Assim como no caso da Petrobras, a suspeita é de que as informações tivessem finalidade econômica. O material foi apresentado há pouco mais de um ano, em evento que reuniu agências de EUA, Canadá, Grã-Bretanha, Austrália e Nova Zelândia, chamadas de Five Eyes, ou cinco olhos, em português.

Na reportagem do Fantástico, Glenn Greenwald, correspondente no Brasil do jornal britânico The Guardian, mostrou novos documentos entregues por Snowden. Um deles é um mapa detalhado das comunicações do ministério, em período não especificado. Nos dados, constam números de telefones fixos e celulares chamados, mas não há provas de que o conteúdo das comunicações tenha sido acessado. Apenas há registro de quem se comunicou com quem.

Lobão vê “fato grave” e digno de repúdio do Brasil

Na avaliação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a revelação é indício de um “fato grave” que merece o repúdio do governo brasileiro. São ligadas à pasta a Petrobras e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), que organiza leilões de áreas para exploração no Brasil. Além disso, o ministério, como diz o nome, é responsável pela mineração no Brasil. Das quatro maiores empresas do setor no mundo, três têm sede no Canadá. Lobão confirmou que o Canadá tem interesses no Brasil, mas disse não saber se há interesses comerciais na vigilância.

Segundo os documentos, os servidores do ministério foram acessados pela CSEC, agência de inteligência do Canadá. O programa de computador Olympia mapeou as comunicações com o objetivo de “descobrir os contatos do meu alvo (ministério)”, conforme os canadenses. Um dos servidores é responsável por criptografar as comunicações do ministro com autoridades como a presidente da República, Dilma Rousseff, e dirigentes de agências ligadas ao ministério. Segundo Lobão, videoconferências são comuns para tratar de temas como leilões de energia ou de petróleo, sob responsabilidade da pasta.

No início de setembro, outros documentos revelados por Snowden mostraram que a presidente Dilma Rousseff foi alvo da NSA, assim como seus principais assessores. Outra reportagem mostrou que a Petrobras também seria alvo da inteligência americana.

FONTE: Zero Hora

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rogério
Rogério
10 anos atrás

E agora José…..ops e agora Gilberto? kd o governo ativo e altivo? O governo ridículo, país desprotegido. qualquer um faz o que quer aqui….

Muitos comentarista aqui dizendo isso, que não eram só os EU que espionavam, mas os trolls petralhas mudavam de assunto, dizendo que o pessoal era vendido, quando eles apenas constatavam o obvio, que qq um espiona aqui pq temos um governo ridículo.

Sniper
Sniper
10 anos atrás

O Brasil é um convite escancarado à espionagem. Que país no mundo precisa resistir a esse cabaré sem dono? A petralhada pira!

Antonio M
Antonio M
10 anos atrás

E não é a primeira vez, já ocorreu espionagem no caso do EMB120, que pode ter sido espionado pela Bombardier e queimando etapas que possibilitaram à empresa canadense lançar seu avião antes da Embraer.

Não tive tempo de procurar mas, caso venha a encontrar as fotos verão que as semelhanças entre os dois eram grandes.

E desde nunca, aprendemos a fazer a lição de casa. Algumas empresas se prezam mas nosso governo …….

Edgar
Admin
10 anos atrás

Por essas e outras esse desGoverno deveria ouvir caras como esse do link no final da matéria.

Baschera
Baschera
10 anos atrás

Simples….é só dar o troco !!

Duvido que não tenhamos gente capaz.

Agora, alcunhar o GF de cabaré sem dono…. esta foi impagável !!

É o que somos…. um puteir# com uma cafetin@ bem ruinzinha….

Pior é saber que nada vai mudar, nem depois das eleições de 2042….. pelo simples fato de que tudo o que está aí é farinha do mesmo saco…. ou do mesmo cabaré !!

Sds.

Marcos
Marcos
10 anos atrás

JOGOS DE GUERRA
Ex-espião da Inteligência canadense, Ray Boisvert garantiu ao jornal local Globe and Mail que o Brasil não é alvo de espionagem industrial de canadenses e americanos, que o terrorismo é prioridade e que as revelações de Edward Snowden seriam simulações de cenário futuro.

(CH)