Para diretor de centro europeu nuclear, Brasil ‘é um buraco negro’

8

Para Rolf Heuer, demora do País para aderir ao Cern é ‘incompreensível’ carta de intenções foi formalizada há três anos

Jamil Chade

CERNO governo brasileiro caiu em desgraça no maior laboratório de física do mundo, depois de arrastar por três anos a adesão do País ao Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), sede do principal experimento da física na história: o acelerador de partículas. “É um buraco negro”, declarou ao Estado o diretor da instituição, Rolf Heuer, ao ser questionado sobre o Brasil e sua adesão à entidade. “Você sabe o que é um buraco negro?”, ironizou Heuer, fazendo um jogo de palavras entre o que seu laboratório estuda e o comportamento do governo. “É incompreensível a demora do Brasil em apresentar a documentação”, disse.

Há três anos, diplomatas brasileiros mediaram a assinatura de uma carta de intenções entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Cern. O Cern convocou seu conselho e autorizou a entrada do Brasil, a um custo anual de US$ 10 milhões. O evento foi comemorado como o primeiro passo para o ingresso do País no centro. Mas, desde então, nada ocorreu. O então ministro da Ciência Aloizio Mercadante visitou Genebra e prometeu acelerar o processo. A direção do Cern entendeu a visita como um sinal de que o processo avançaria. Mais uma vez, nada ocorreu.

O diretor deixou claro que, com o governo fora do Cern, as empresas nacionais não poderão participar da licitação de peças e serviços que o acelerador de partículas lançará. Segundo Heuer, para que o Brasil consiga a adesão neste ano, a documentação deve ser enviada até novembro. Em dezembro, ocorrerá reunião do conselho que autoriza novas entradas.

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader
10 anos atrás

Jamais perdemos uma oportunidade de perder uma oportunidade.

O CERN é provavelmente a mais avançada pesquisa em ciência pura em andamento no Planeta Terra.

E estamos fora por inépcia do governo do PT.

Guilherme Amorim
Guilherme Amorim
10 anos atrás

Lamentável…….Já passamos vergonha com a falta de cumprimento de contrato na ISS, agora isso.

Guilherme Amorim
Guilherme Amorim
10 anos atrás

Lamentável…….Já passamos vergonha com a falta de cumprimento de contrato na ISS, agora isso.

klesson
klesson
10 anos atrás

Todos os presidentes que assumiram o país nos últimos 20 anos, fizeram o desfavor de conduzir e de manchar a visão externa do Brasil, em todos os sentidos. Perdemos diversas oportunidades internas e externas, empresas estratégicas foram mal privatizadas, as instituições voltadas para o povo foram aos poucos sendo destruídas e transformadas em um grande faz de conta. A ideia ignorante e desvairada do imperialismo americano cresceu a níveis ridículos. A Inteligência Nacional simplesmente sumiu do mapa. As FA estão falência, o pré-sal é uma grande interrogação. Todas as obras de infraestrutura precisa de capital externo, muitos sem necessidade. Esta… Read more »

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Ainda tem o episódio do telescópio montado no Chile onde aconteceu a mesma coisa.

20 bilhões pro bolsa esmola por ano e 16 bilhões gastos em publicidade nos ultimos dez anos não faltou dinheiro.

Cada vez o meu ódio e o asco que sinto desta gente do GF so faz aumentar.

Bosco Jr
Bosco Jr
10 anos atrás

Mas pra quê precisamos saber aproveitar a energia da fusão nuclear ou da antimatéria, ou transmutar um elemento em outro, ou quem sabe até desenvolvermos a antigravidade ou a propulsão de dobra se temos o aquífero Guarani, o pré-sal e Amazônia?

Adler Medrado
10 anos atrás

E desde quando a comunalha se preocupa com ciência? Desde quando eles se preocupam com o desenvolvimento do país?
As preocupações desta cambada se resumem a:

1- Chegar ao poder;
2- Encontrar meios de se perpetuar no poder;

E ponto final.

Marcio
Marcio
5 anos atrás

Os politicos são o cancer do BRASIL, como disse o Adler o interesse em chegar ao planalto se limite a interesses pessoas e corporativistas, idealismo por essa grande nação jamais existirá em brasilia, equanto esse geração continuar no poder o Brasil e população continuarão a pagar com preço com o suor do seu trabalho. Que Deus Abençoe esse Pais e nos livre do mau.