MCV - 2

O Instituto Técnico de Pesquisa & Desenvolvimento  (TRDI – Technical Research & Development Institute) do Japão lançou um protótipo do chamado Maneuver Combat Vehicle (MCV) com canhão de 105mm. Este veículo 8×8, que foi apresentado pelo Ground Systems Research Centre da TRDI em Sagamihara, prefeitura de Kanagawa, foi desenvolvido para atender às necessidades de um veículo com um alto nível de mobilidade estratégica e poder de fogo que pode ser desdobrado rapidamente por via aérea, terrestre ou marítima .

A imprensa local informou que a Mitsubishi Heavy Industries vai fabricar o MCV, com as primeiras unidades previstas para entrar em serviço na Japan Ground Self-Defence Force (JGSDF) no ano fiscal de 2016.

A JGSDF atualmente emprega o obuseiro autopropulsado Tipo 74 de 105 milímetros sobre lagartas e MBTs Tipo 120 e Tipo 10 com canhões de 120mm, mas estes não podem ser usados ​​em todos os tipos de terreno e só podem ser transportados a longas distâncias por equipamentos transportadores pesados.

O MCV tem uma velocidade máxima relatada de até 100 km/h, com um peso de combate de cerca de 26 toneladas, é mais ágil do que seus antecessores sobre lagartas. Também coincide com a carga mínima do novo transporte tático Kawasaki C-2 que o Japão está construindo.

A torre do MCV é montado na parte traseira do casco e está armado com um canhão de 105 milímetros estriado que possui um freio de boca do tipo “pote de pimenta”, luva térmica e exaustor. A arma é apontada sobre o alvo por um sistema informatizado de direção de tiro, que inclui visores diurnos e noturnos para o comandante e artilheiro.

O comandante tem uma alça panorâmica, para missões do tipo caçador/matador. A metralhadora de 7,62 milímetros (MG) é co-axial com o armamento principal e existe também uma MG montada no teto. O casco todo soldado e a torreta podem receber blindagem adicional e é possível montar detectores de laser para formar o primeiro elemento de um sistema auxiliar de defesa.

O conceito do MCV é semelhante ao italiano Centauro (8×8) com canhão de 105 milímetros, dos quais 400 foram construídos para o exército italiano e 84 para o exército espanhol. A Itália também desenvolveu o veículo blindado de combate de infantaria (AIFV) Freccia e uma família completa de versões especializadas, utilizando componentes do Centauro.

É provável que o Japão utilize o MCV como a base de uma família completa de veículos 8×8 sobre rodas e também existe a possibilidade de uma versão com canhão de 120 milímetros, a longo prazo.

MCV - 1

FONTE: www.janes.com (tradução e edição do Forças Terrestres a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
eduardo.pereira1
eduardo.pereira1
10 anos atrás

E por onde anda o projeto do Guarani com canhao nestes moldes ae hein, nao se falou mais nisto nem com traçao 6×6 ,nem 8×8 !!

wwolf22
wwolf22
10 anos atrás

nunca ouve tal projeto… falaram isso so pra Iveco montar uma fabriqueta…. esse Pais eh uma vergonha !!!!!!! quero so ver quantos guaranis serao fabricados realmente….

Mauricio R.
Mauricio R.
10 anos atrás
Mauricio R.
Mauricio R.
10 anos atrás
Antonio M
Antonio M
10 anos atrás

E um dia chegamos a projetar e até construir protótipos de carro similar, o Engesa Sucuri EE-17 e EE-18 …..

Lyw
Lyw
10 anos atrás

Na Wikipédia tem informado um peso de 26t (não informa se é o peso vazio ou carregado).

Pela quantidade de blindagem na torre e frente do veículo que é possível observar nas fotos e vídeo, acredito que este só pode ser o peso do veículo vazio (no mínimo).

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

O Guarani nesta versão ao que consta está previsto para 2015, sendo incerto, ainda, se será 6×6 ou 8×8.

joao.filho
joao.filho
10 anos atrás

Maneuver Combat Vehicle o cacete!!! Esse ai é o Sucuri, que pela falta de vergonha na cara nunca saiu da plancheta mesmo. As guerras ao estilo Syria e Lybia estão deixando cada vez mais claro que vehiculos 6×6 ou 8×8, e não os dinossauros movidos a lagartas dominarão os campos de batalha do futuro.

Mauricio R.
Mauricio R.
10 anos atrás

Duvido mto, no Malí uma ied bem colocada matou o motorista de um AMX-10RC, o blindado dessa classe mais bem sucedido até o aparecimento do Rooikat e do Centauro.
Não como se colocar em um chassís de 25-30 ton o mesmo nível de proteção de um chassis de 60 ton.

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
10 anos atrás

Blindados de esteira vs rodas é uma disputa que não existe. Eles são complementares.