Home Armas de Fogo Exército Brasileiro adota Minimi para substituir o FAP

Exército Brasileiro adota Minimi para substituir o FAP

4967
7

Marine_M249_Fire Minimi

O Exército Brasileiro revelou planos para equipar todas as suas unidades de combate com metralhadoras FN Herstal de 5.56 mm Minimi, substituindo os atuais FAP (Fuzil Automático Pesado)  de 7.62 mm.

O objetivo é padronizar o uso desse tipo de armamento em conjunto com a Marinha do Brasil, cujos Fuzileiros Navais já empregam a Minimi, e manter a mesma linha com o futuro fuzil produzido pela Imbrel, o IA2, que também emprega o mesmo calibre (5.56 mm).

“Esperamos entregar o primeiro lote de Minimi no início do próximo ano”, informou uma fonte do Exército Brasileiro ao Grupo IHS Jane’s em 31 de outubro passado.

FONTE: Janes IHS

7
Deixe um comentário

avatar
7 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
carlos do nascimento chalefGABRIELVaderMarineleejunior22 Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Colombelli
Visitante
Active Member
Colombelli

Uma substituição em boa hora, embora os FAP estejam inteiros, pois muito menos usados. O principal problema do FAP é ser desajeitado e não permitir a troca de cano. Mas eu recolheria todos para reserva de mobilização, pois são excelentes armas. Nos batalhões de infantaria haverá uma demanda de no mínimo 27 metralhadoras por batalhão, exceto no caso dos BIB, onde será de 36 armas.Temos 72 batalhões. Na Cavalaria, os RC Mec terão uma demanda de 09 armas, se for adotada pelo CG. A rigor os pel c mec já tem cada um 04 metralhadoras MAG, não havendo grande incremento… Read more »

leejunior22
Visitante
leejunior22

Aqui o ponto fundamental foi padronização. O FN utiliza e a Brigada de Operações Especiais, também. Então, optaram pelo que já é conhecido pela Força (seja pelo bem, ou pelo mal).

Só para lembrar que foi adotada a Família Minimi, o que envolve os modelos Standard, Para, SPW e, possivelmente, as de 7,62mm (MK 48).

Marine
Membro
Member

Otima escolha no sentido de aumentar o poder de fogo do GC no EB, mas vale lebrar que sao armas de doutrina diferente de um FAP. A Minimi e uma metralhadora leve, providenciando muito mais poder de fogo mas tambem peso – sendo assim menos movel. Havia uma epoca em que eu era grande fa dela e jurava que era a melhor opcao em qualquer cenario, hoje ja acho que em muitos cenarios modernos um fuzil automatico como o IAR da HK seja mais adequado. De qualquer forma, otima opcao para o EB, so resta esperar que haja fundos para… Read more »

Colombelli
Visitante
Active Member
Colombelli

Leejunior Tens razão, mas ai amplio o questionamento. A escolha da FE e do FN se baseou em que critério? ou decorreu do fato de a MAG ja ser da mesma fabricante? No caso do FN, pela arma já ser como o M16 usada pelo USMC? Uma decisão tão importante demandava, a meu ver, ao menos uma explicação mais aprofundada acerca do motivo da escolha, ou um estudo específico e teste, até porque o numero de armas na FE e no FN é bem inferior ao que o EB irá adquirir (tomara). Ademais, como diz o Marine, a metralhadora só… Read more »

Vader
Membro
Trusted Member

O amigo Colombelli que me desculpe, mas o FAP como metralhadora de grupo é um lixo. É o fuzil-metralhador mais estúpido jamais inventado a oeste de Marrakesh.

Quanto à Minimi no EB, só acredito vendo.

Mas veja-se que estamos falando de uma arma dos anos 70, ou seja: de novo não estamos falando do estado-da-arte.

Enfim, se vier, vai ser mais uma boa compra de ocasião. Apenas isso.

GABRIEL
Visitante
GABRIEL

Considero o FAP bem preciso, e como disse o Colombelli tem pouco uso e deveriam ser estocados (na tropa só vi ele ser usado 2 vezes e uma era demonstração pra General), do meu ponto de vista seu peso atrapalha e muito. “Nos batalhões de infantaria haverá uma demanda de no mínimpo 27 metralhadoras por batalhão, exceto no caso dos BIB, onde será de 36 armas.Temos 72 batalhões. Na Cavalaria, os RC Mec terão uma demanda de 09 armas, se for adotada pelo CG. A rigor os pel c mec já tem cada um 04 metralhadoras MAG, não havendo grande… Read more »

carlos do nascimento chalef
Visitante
carlos do nascimento chalef

essa arma 5,56 é uma merda, tem alcance de 600 metros, em quando o 7,62 tem alcance com precisão 1500 mts e sem precisão 2000 mt. Vai diminuir o pode de fogo.