NSA tem acesso total ao Iphone, afirma pesquisador

4

Especialista acredita que a própria Apple poderia ter sido conivente, mas empresa nega

 

iphone - imagem hardsakura

Clipping Relatórios vazados da NSA revelam a aparente capacidade da agência de segurança nacional dos Estados Unidos de acessar praticamente todos os dados de um iPhone através de um programa chamado DROPOUTJEEP, de acordo com o pesquisador de segurança Jacob Applebaum. Segundo a revista ” Forbes “, durante o discurso de Applebaum no ” 30C3 ” (30º Chaos Communication Congress), anteontem em Hamburgo, na Alemanha, informações surpreendentes sobre o programa foram esmiuçadas.

O documento da NSA em questão revela que o DROPOUTJEEP é um implante de software para o iPhone, que utiliza aplicações modulares de missão para fornecer funcionalidade SIGINT específica (captação de informações de inteligência por meio de interceptação de sinais). Essa funcionalidade inclui a capacidade de, remotamente, gravar e ler os arquivos do dispositivo, incluindo recuperação de SMS, recuperação de lista de contatos, correio de voz, geolocalização, captura de sons via microfone, captura da câmera, localização da torre de celular, além de comando, controle e envio de dados, que pode ocorrer por meio de mensagens SMS ou uma ligação de dados GPRS. Todas as comunicações com o implante são secretas e criptografadas.

A NSA aparentemente diz que há uma taxa de sucesso de 100% em instalar o malware em iPhones.

Applebaum afirma acreditar que a própria Apple poderia ter sido conivente com a violação de privacidade: “Eu não sei. Espero que a Apple esclareça isso. Aqui está um problema: eu realmente não acredito que a Apple não os ajudou”.

A empresa divulgou comunicado negando participação na sabotagem, nos seguintes termos: “A Apple nunca trabalhou com a NSA para criar uma backdoor em qualquer de seus produtos, incluindo o iPhone”.

Também Segundo a “Forbes” , com base nos mesmos documentos, a NSA teria desviado furtivamente laptops encomendados on-line com o objetivo de neles instalar spyware e hardware malicioso para depois enviá-los aos compradores.

O discurso de Applebaum, com pouco mais de uma hora de duração, começou com a valiosa recomendação de que qualquer internauta preocupado com sua privacidade use o software Gratuito Tails 0.2.2. O vídeo do discurso Pode ser visto no YouTube.

Os slides da apresentação de Applebaum podem ser encontrados no site Cryptome.org , com uma Avaliação de que, no ritmo atual de divulgação, levará 42 anos para que todos os documentos da NSA vazados por Edward Snowden venham a público.

FONTE: O Globo, via resenha do EB

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
10 anos atrás

O artigo está confuso, então só para esclarecer: – O Tails não funcionará no iPhone ou qualquer outro smartphone. – Tails é um sistema operacional que roda em um DVD (não fica no disco rígido). Um usuário do Tails fica anônimo na internet e diversos dos seus dados são criptografados e/ou protegidos por senha. – Dá para deixar qualquer sistema operacional com os mesmos atributos do Tails. Mas o Tails foi criado para o usuário que não sabe fazer isso. O próprio Tails é na verdade uma modificação do Linux Debian + TOR + TrueCrypt e outros softwares. Um dos… Read more »

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
10 anos atrás

Existem meios de provar por A+B que o iOS está “ownado”. Distribuir honey pots entre os membros do GF é um dos caminhos. Claro que esse assunto é sensível e por isso não é bom ficar fazendo manual dessas coisas aqui. Mas creio que tenha gente na ABIN ou na PF que já saiba disso e espero que já estejam fazendo isso e muito mais.

Sempre fui cético com relação ao know-how do funcionalismo público em TI. Mas depois que vi esse cara no canal livre, tive a impressão de que ele tem gente boa trabalhando com ele:
http://www.youtube.com/watch?v=pQLap8DdHwY

Augusto
Augusto
10 anos atrás

Off-topic

Parece que o sistema RBS-70 que o Brasil está negociando com a Suécia será adquirido em dois lotes, cuja quantidade total será de 16 unidades: http://www.janes.com/article/31989/brazilian-army-set-to-procure-rbs-70-systems

wsmdal
wsmdal
10 anos atrás

http://www.fab.mil.br/notimp#n69105 Brazilian Army set to procure RBS 70 systems Victor Barreira The Brazilian Army, via its commission in Washington, is to soon finalise a contract with SAAB Dynamics of Sweden worth about BRL28 million to buy RBS 70 mobile very-short range air defence systems. The deal comprises 16 RBS 70 man-portable launchers, an undisclosed number of Mk II type missiles, six simulators, night vision equipment, a test set, maintenance tools, spares, associated equipment, and training for the weapon”s operators and maintainers, an army spokesperson told IHS Jane”s on 27 December. The systems are scheduled to be delivered to Brazil in… Read more »